Advice Advice
  • Home
  • Serviços
  • Cases
  • E-book Black Friday Download
  • Blog
  • Contato

WhatsApp Pay: Ferramenta para Facilitar e Aumentar suas Vendas

16 de junho de 2021
Consultoria
WhatsApp Pay: Ferramenta para Facilitar e Aumentar suas Vendas

O WhatApp Pay é uma funcionalidade do mensageiro WhatsApp que foi oficialmente liberada em 4 de maio de 2021. O Brasil é o segundo país do mundo a ter acesso a esse serviço, logo depois da Índia. A projeção inicial é que a função chegue a mais de 120 milhões de usuários, aproximadamente, 60% da população brasileira.

Com essa função, é possível realizar pagamentos e recebimento dentro do WhatsApp, tanto na versão para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. O WhatsApp Pay potencializa as vendas direto no carrinho do WhatsApp Business. A partir do catálogo, o cliente pode realizar a compra sozinho se quiser sem qualquer interferência humana. Junto com as outras funções, essa nova forma de pagamento completa ainda mais o formato e experiência de loja sem que o cliente acesse seu site ou loja virtual tradicional para realizar compras.

Detalhes Técnicos Importantes

O serviço barateia transações, já que não envolve taxas de cartão de crédito. Além disso, é positivo aos varejistas que já poderão ter um maior número de pagamentos à vista, aumentando o fluxo de caixa. O dinheiro já cai direto na sua conta, sendo até mais ágil que aplicativos bancários, funcionando praticamente igual o sistema de pagamento PIX.

Essa nova modalidade de pagamento é oferecida dentro do WhatsApp pelo Facebook Pay, sendo a operação processada pela Cielo no Brasil. Permite permite transferências entre duas partes desde que possuam cartões de débito das bandeiras Visa ou Mastercard emitidos por instituições como Itaú, Bradesco, Inter, Nubank, Mercado Pago, Banco do Brasil, Next e Woop, a conta digital da Sicredi.

Como explicado pelo próprio WhatsApp, o limite de transação ainda é baixo nesse fase de teste final de utilização no país, mas a tendência é que esses valores aumentem com o tempo. Confira os valores máximos autorizados até o momento da postagem desse artigo:
– Valor máximo de R$ 1.000,00 por operação,
– Limite mensal de R$ 5.000,00 entre envios e recebimentos,
– Máximo de 20 transações por dia.

Obviamente, a segurança não foi deixada de lado, já que a empresa afirma que todo o processo de transação é criptografado. Ainda existe a opção de confirmação de duas etapas, o que diminui as fraudes de clonagem. Também é possível bloquear o app usando a impressão digital ou a Face ID do seu aparelho. Dessa maneira, você adiciona a etapa de desbloqueio toda vez que for abrir o app (eu sei que é chato, mas é pra sua proteção).

Aumentando as Vendas e Benefícios do WhatsApp Business

Um estudo feito pela Mobile Time mostra que o WhatsApp foi o aplicativo mais usado pelos brasileiros em 2020, sendo o app mais aberto ao longo do dia, sendo que 91,7% dos brasileiros já utilizam o App (entre 16 e 64 anos). Ou seja, as chances de todos seus clientes possuírem o aplicativo é muito alta.

Disponibilizar essa nova forma de pagamento, dentro de um canal de comunicação cada vez mais usado para vendas, eleva sua loja para outro nível, já que a segurança continua sendo alta igualmente quando o consumidor finaliza suas compras por outros canais mais estabelecidos em suas mentes. Na China, isso já é algo corriqueiro e amplamente usado dentro de um app concorrente, o mais usado no país, o WeChat. O dinheiro em papel é algo praticamente não usado por lá, e os cartões de crédito estão seguindo pelo mesmo caminho.

Um dos benefícios do perfil comercial é poder fornecer informações mais detalhadas sobre sua loja, como o link para um site, seu horário de funcionamento e a localização se você possuir uma loja física. Você pode até configurar mensagens automáticas para agilizar o atendimento e garantir que o cliente não se sinta ignorado ao entrar em contato com sua loja.
Você pode organizar um catálogo de produtos, onde seus clientes poderão ver imagens, descrição completa em texto, preço de cada item e um carrinho de compras. Depois do carrinho, entra a etapa mais esperada, o pagamento rápido, fácil e seguro, aceitando os dois meios de pagamento bastante populares entre os brasileiros: cartão de débito e crédito.

Como Configurar e Usar

Se você ainda usa o WhatsApp como conta pessoal, precisa transferi-lo para um perfil comercial, faça isso baixando o aplicativo WhatsApp Business. A sua conta pessoal será então desvinculada do app tradicional e associada à essa outra versão, isso sem apagar seus históricos de conversa, transferindo todas informações. Lembre-se de deixar o backup de conversas ativo.

Para receber dinheiro através do WhatsApp Pay, o lojista precisa configurar o Facebook Pay e, em seguida, criar uma conta Cielo ou vincular a uma já existente. Caso sua loja ainda não tenha uma conta Cielo, você cria uma rapidamenteé sem sair do aplicativo do WhatsApp Business.

Lembre que não é preciso ter conta no Facebook para usar o Facebook Pay, já que as duas plataformas são integradas. O usuário pode configurar a ferramenta dentro do próprio WhatsApp.

Confira um vídeo explicativo produzido pelo próprio WhatsApp explicando o processo.

 

Junto à essa nova forma de pagamento que pode auxiliar no aumento de suas vendas, pense em estratégias de Marketing Digital que potencializem o uso desse canal. Para um planejamento profissional para seu negócio, preencha o formulário abaixo e receba o contato de um time especialista em todas áreas do digital.


Share:

Post navigation

Ant
10 Dicas de SEO para ALAVANCAR a sua loja virtual!
Próx
Marketing de Influência: 6 Regras para Usar Corretamente em seu Negócio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Categorias

  • Consultoria (131)
  • E-commerce (88)

Postagens

Contato

Trav. Américo Luiz Caveanha, 105 Centro – Mogi Guaçu/SP – CEP: 13840-901
comercial@advicecommerce.com.br
WhatsApp: 19 99887 6767

Sobre

  • Home
  • Serviços
  • Cases
  • E-book Black Friday Download
  • Blog
  • Contato
logo branco e roxo
Databox
© 2021 Advice. Todos os direitos reservados
Logo
Logo
  • Home
  • Serviços
  • Cases
  • E-book Black Friday Download
  • Blog
  • Contato