Taxa de Conversão no E-Commerce

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Taxa de Conversão

Se essa não é a principal métrica do e-commerce, é TOP3 com certeza. A taxa de conversão é a capacidade que sua loja tem de transformar sessões, visitantes, usuários, em pedidos. Além disso, ela deve ser acompanhada de perto todos os dias.

A taxa de conversão irá ditar quase todas as alterações que você virá a fazer na sua loja virtual. A busca constante por uma experiência de compra cada vez melhor para seu cliente, por meio de um trabalho de UX bem executado, tem por objetivo aumentar a taxa de conversão. Campanhas de marketing, ferramentas de aprimoramento e outras inúmeras ações procuram fazer o mesmo. No fim do dia, a taxa de conversão que irá mostrar se você obteve sucesso nessas iniciativas ou não.

Como acompanhar a taxa de conversão?

É bastante relevante acompanhar a taxa de conversão por categoria/produto. Essa avaliação talvez irá demandar um pouco mais de habilidade em Google Analytics e Excel, mas vale a pena investir um tempo automatizando essa análise.

Isso porque esse acompanhamento da taxa de conversão, principalmente, vai trazer para você ao longo do tempo o entendimento de qual é a taxa média de conversão de categoria/produto por sazonalidade, ou seja, em qual período do ano um produto converte mais que outro, permitindo que você ajuste ações e campanhas.

Da mesma forma, a conversão por produto dentro de cada origem/mídia dá a você o poder de expor o item certo na mídia/campanha ideal.

Ter a taxa de conversão atrelada ao preço praticado faz com que você saiba qual preço deve ser aplicado em determinado produto para que ele tenha sua melhor performance de conversão. Assim, você não tem por que baixar o preço dos produtos achando que isso vai aumentar suas vendas quando, na verdade, essa diminuição não terá interferência direta nesse volume.

No geral, isso é o mais complexo de fazer em toda a análise, mas com certeza fará toda a diferença para você na hora de montar sua estratégia de marketing.

Funil de Conversão

Junto com essa taxa, temos o funil de conversão, ou seja, a métrica que acompanha a jornada de compra do cliente dentro do carrinho, checkout e confirmação de pedido realizado.

Esse funil pode ser configurado diretamente no Google Analytics, e cada loja terá uma dinâmica com mais ou menos etapas, a depender de como funciona o fechamento de pedido no seu site.
O mais importante é monitorar isso semanalmente, no mínimo, ou diariamente caso você esteja realizando testes ou modificações no processo. O mais importante é sempre buscar otimizações dentro do que você consegue identificar, o chamado CRO.

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