Saiba como o Inbound impacta na jornada do consumidor
Se você tem acompanhado os nossos últimos posts, certamente você já entendeu o que é e como funciona a jornada do consumidor. Deve saber também a importância de entender o comportamento do seu cliente no processo de compra de um produto ou serviço.
Entretanto, muito mais que isso, o grande desafio é fazer com que seu lead percorra todas as etapas, aumentando as taxas de conversão por meio da construção de um relacionamento sólido e duradouro, que leve não somente a compra, mas, principalmente, à fidelização.
Queremos que dentro dessa jornada seu lead torne-se não somente um cliente recorrente, mas um divulgador da sua marca. Provavelmente você deve estar se perguntando:
Mas como conseguir torná-lo, além de cliente, um cliente fiel?
A resposta é: INBOUND MARKETING
Com certeza, em algum momento, você já ouviu esse termo, já que ele é um dos métodos do marketing digital mais comentados do momento.
Se você conhece esse conceito, sabe a tamanha relevância do Inbound Marketing no processo que levará seu consumidor até o “Checkout”.
Mas se ainda não sabe o que é, neste post você saberá o porquê o Inbound Marketing tem ganhado adesão em empresas de diferentes portes na hora de conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante o mercado.
O termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. A proposta desse método é que o cliente procure pela empresa e não o contrário; a grande sacada para que isso aconteça é por meio da geração de conteúdo relevante.
Com a expansão da internet e a mudança do comportamento do consumidor, as pessoas estão sempre procurando soluções para seus problemas nos mecanismos de buscas, nas redes sociais e nos seus e-mails.
Enfim! As pessoas estão sempre em busca de informação. E é por esse motivo que o Inbound tem ganhado cada vez mais destaque no marketing digital.
O INBOUND E A JORNADA DO CONSUMIDOR
O Inbound está presente em todas as etapas da jornada do consumidor, mas é no primeiro estágio que ele se torna extremamente significativo, já que essa fase é caracterizada pela etapa de conhecimento.
Aqui o lead está procurando entender a sua “dor”, ou seja, ele está aberto a receber o máximo de informação possível, a fim de entender o que é e, posteriormente, como solucionar o seu “problema”.
Dessa forma, a primeira etapa será responsável por determinar se ele percorrerá a jornada do consumidor, que é composta pela fase do aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Por esse motivo, é importante que o Inbound Marketing atue de forma bem precisa e que o conteúdo seja realmente relevante e se destaque em relação aos demais conteúdos. Afinal, o que não falta na internet, hoje em dia, é informação – das mais diversas “qualidades”.
CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUALIDADE
A primeira dica para conseguir se destacar é conhecer as suas personas, pois é somente dessa forma que você conseguirá entender quem ela é e suas dores; e, assim, produzir conteúdos que realmente agreguem conhecimento ao seu potencial consumidor.
A segunda dica é definir quais serão os canais responsáveis por atraí-los, como blog, SEO, links patrocinados, redes sociais. Mas não pense que o Inbound acontece apenas no primeiro estágio da jornada do consumidor. Muito pelo contrário!
Durante todo processo, após atrair e converter esse lead, é de fundamental importância que você continue nutrindo-o com informações relevantes, além de outros gatilhos, como ofertas, materiais educativos, que o conduza por toda jornada até a decisão de compra.
Aliás, as ações não param por aí, não!
O Inbound continua sendo o recurso ideal para tornar esse consumidor um propagador da sua marca. Por isso, o relacionamento por meio de conteúdos e ofertas é fundamental e não pode ser perdido.
Entenda que a relação entre a sua marca e seu consumidor é como um relacionamento amoroso, que precisa ser regado frequentemente para que o amor não se acabe.
Meio clichê, mas é forma mais correta para você entender que as ações de relacionamento e fidelização com seu consumidor devem ser constantes e ininterruptas.
A Agência Advice possui profissionais de Inbound Marketing preparados para atrair seus potenciais consumidores, criar um relacionamento duradouro e, claro, tornando-os clientes fiéis e fãs da sua marca.
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Autor: Agência Advice – 17.05.2019
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