Saiba como não perder vendas nos feriados

Saiba como não perder vendas nos feriados

Carnaval chegando e você já começa a ficar preocupado em como não perder vendas no seu e-commerce. Você nem pode pensar em perder vendas nos feriados, já que nessas datas o volume de acessos na sua loja virtual diminui consideravelmente.

E o motivo é bem simples: nesses períodos do ano as pessoas saem mais de casa, passam menos tempo conectadas ao mundo virtual, sobretudo no Carnaval, não é mesmo? Nessa época, todo mundo quer participar da folia!

Poucas pessoas tiram esses dias de festa para comprar aquele produto que está precisando ou que está querendo há muito tempo.

Por mais que a atividade em rede social seja bem alta em feriados prolongados, o foco do público, com certeza, não é compras. De um modo geral é entretenimento!

O que não faltam são fotos da folia nas redes sociais!

Para você entender melhor esse cenário, o volume de vendas durante os feriados acaba diminuindo e esses dias tornam-se muito parecidos com o que é observado aos domingos, por exemplo, quando as vendas dos e-commerces caem pela metade na comparação com o melhor dia da semana.

Os picos de vendas do comércio eletrônico ocorrem muito nos horários de expediente do trabalho, principalmente durante a hora de almoço e também no fim do dia. Outra ocasião de compras acontece após o expediente, das 19h00 às 21h00, quando o cliente já está em casa, descansando no sofá.

Esses momentos descritos acima que não costumam ocorrer nos feriados contribuem e muito para diminuir o volume de vendas e visitas nas lojas virtuais, deixando donos e gestores de e-commerces com o cabelo em pé. Claro que com toda razão, né!

Não perder vendas nos feriados pode impactar nos resultados do varejo em 2018?

Sim, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o varejo brasileiro deve perder vendas nos feriados nacionais e pontes, em torno de R$ 11,3 bilhões em 2018.

Esses números representam 15% a mais do dado projetado no ano passado. Pelo relatório da Federação, o aumento é motivado exclusivamente pela projeção de crescimento nas vendas do comércio, uma vez que o número de feriados e pontes em 2018 será o mesmo que em 2017.

Aprender como não perder vendas nos feriados é um desafio para todos os setores. Como exemplo, as perdas de vendas nos feriados das lojas de vestuário, tecidos e calçados devem atingir R$ 1,3 bilhão, crescimento de 25% em relação a 2017, a maior taxa de crescimento entre as cinco atividades de varejo avaliadas.

Em relação ao faturamento, o segmento de outras atividades perderá em torno de R$ 4,6 bilhões, 13% a mais que em 2017. Nesse grupo é preponderante o comércio de combustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, dentre outros.

Já os setores ligados aos bens essenciais devem participar com 38% do total da perda no próximo ano. Segundo as estimativas da Federação, o segmento de supermercados deve deixar de faturar pouco mais de R$ 2,7 bilhões, 7% acima do calculado para 2017, enquanto as farmácias e perfumarias tendem a registrar perda de R$ 1,6 bilhão, 18% superior a 2017.

As estimativas da FecomercioSP não consideraram os feriados estaduais e municipais, que, claro também prejudicam, em média, a atividade do varejo aumentando o desafio de não perder vendas.

Os dados apresentados pela Federação excluíram também os setores que comercializam bens duráveis, como veículos, eletrodomésticos e materiais de construção, pois são consumos planejados, de modo que, independentemente de feriados ou pontes, a compra será realizada.

Os impactos da Copa do Mundo, que acontecerá entre os meses de junho e julho em que o Brasil jogará em dias de semana, também não foram considerados pelo relatório.

Na avaliação da FecomercioSP, não há espaço para a discussão de revisão de pontes e feriados, porque outros segmentos econômicos importantes se beneficiam desse período, principalmente aqueles ligados ao turismo, como transporte, hospedagem, passeios e cultura.

Outro ponto importante é que até novembro havia grande dificuldade das pequenas e médias empresas (cerca de 80% do total) em abrir aos feriados, no caso das lojas físicas. Muitas delas optavam por não funcionar por causa dos custos trabalhista e do fato de o funcionamento não cobrir o faturamento daquele dia.

Diante desses dados nada animadores, com certeza, você pensa no que é possível fazer para seu comércio eletrônico deixar de perder vendas em dias de menor movimento?

Se você tem uma loja virtual, saiba que hoje em dia, existem muitas estratégias de marketing para garantir que seu potencial cliente ou cliente aproveite os feriados para comprar seus produtos, já que muitas pessoas tiram essas datas para descansar, recarregar as energias e também para resolver assuntos pendentes que durante a semana de trabalho nem sempre é possível.

Ou seja, tem uma boa parcela da população que aproveita sim essas épocas do ano para fazer compras pela internet.

Estratégias de como não perder vendas on line

Além do Carnaval, que acontece no dia 13 de fevereiro, 2018 está cheio de feriados, então, para aprender como não perder vendas no seu e-commerce nos feriados e fisgar esses potenciais clientes propensos à compra, é importante seguir essas estratégias de marketing infalíveis que separamos para você:

Faça campanhas de frete grátis nos feriados

Frete grátis é sempre uma iniciativa positiva e, muitas vezes, é fator decisório na hora de comprar. Então, se você puder fala campanhas de frete grátis durante os feriados. Essa é, com certeza, uma ótima estratégia que pode reverter em vendas.

Invista em campanhas pagas

Faça mídia paga nos dias que antecedem o feriado. Já no dia do feriado, invista em campanhas de re-marketing, pois quem acessar a rede social nesse período vai ser impactado de maneira mais precisa pelas campanhas da sua loja virtual.

Campanhas exclusivas

Prepare ações e campanhas exclusivas para esse período, como descontos e cupons exclusivos para converter seus potenciais clientes.

E-mail marketing

Dispare um e-mail marketing nos últimos momentos antes de terminar o expediente que antecede o feriado. Essa é uma estratégia que tem grandes chances de dar certo. Se seu potencial cliente não comprar naquele dia, provavelmente efetive a compra durante o feriado.

Produtos relacionados

Uma ótima dica é procurar no portfólio de produtos da sua loja virtual, itens que estejam relacionados com momentos de descanso e descontração, como os finais de semana, passeios, turismo, praia, montanha ou algo nesse sentido.

Gostou das dicas?

Então, coloque tudo em prática e não perca vendas nos feriados de 2018. Aproveite e conheça a Advice e-Commerce, agência especializada em Inbound Marketing e e-Commerce.

Com informações da FecomercioSP.

 

Data 19/01/2018 – Autor: Advice -e-Commerce

 

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