Qual a importância do WhatsApp Business para os negócios?
Toda tecnologia que vem para beneficiar os negócios é bem-vinda. Em janeiro de 2018 foi lançado o WhatsApp Business, a versão empresarial do aplicativo de mensagens mais usado no mundo.
O objetivo dessa nova versão é ajudar as empresas a trabalhar em uma comunicação mais direta com os clientes.
Aliando a facilidade de se comunicar no WhatsApp tradicional com novas funções exclusivas, o WhatsApp Business é uma alternativa barata para empresas que estão buscando aprimorar o atendimento ao consumidor.
Continue lendo e saiba tudo sobre as funções, as vantagens e as limitações desse recurso.
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Como funciona o WhatsApp Business
O aplicativo foi criado, principalmente, para que pequenas empresas pudessem melhorar a comunicação com o público.
É uma aposta certeira. Dados coletados pela Statista mostram que 56% dos brasileiros usam o WhatsApp desde 2017. No início de 2020, o Brasil tinha mais de 100 milhões de usuários ativos.
Essa popularidade do aplicativo padrão faz do WhatsApp Business uma oportunidade para trabalhar estratégias de marketing mais instantaneamente.
Conheça agora as principais funções do aplicativo.
Perfil comercial
O WhatsApp Business trabalha com perfis comerciais. Diferente dos perfis típicos do WhatsApp, o usuário pode exibir informações como horário de funcionamento, endereço, e-mail, site, serviços ou produtos oferecidos.
Estatísticas
Você tem acesso a estatísticas e análises de engajamento, como o número de mensagens entregues e o número de mensagens lidas.
É uma ferramenta similar ao Google Analytics e traz dados fundamentais para o planejamento de inbound marketing do empreendimento.
Automação de mensagens
É possível configurar mensagens automáticas para todos os contatos, como mensagens de saudação ou informações básicas da empresa.
Essa funcionalidade privilegia a rapidez para se comunicar com muitos clientes diariamente.
Etiquetas
As etiquetas são formas de organizar conversas e grupos. São muito úteis para separar clientes e garantir que o atendimento seja o mais personalizado possível.
As vantagens do WhatsApp Business
Sabendo das funções do aplicativo fica mais fácil analisar os benefícios que ele pode trazer para o seu empreendimento.
Nos tópicos a seguir vamos falar sobre vantagens importantes que esse aplicativo proporciona.
Cartão de visita
A possibilidade de colocar as principais informações da empresa no perfil comercial é útil porque serve como um cartão de visita.
O cliente não precisa pesquisar em várias redes sociais, basta ter o número do empreendimento.
O WhatsApp Business também dá um selo de conta verificada a empresas que atendem a exigências como:
- Usar apenas um número;
- O número deve receber chamadas de telefones fixos ou SMS;
- Desabilitar aplicativos de bloqueio de chamadas;
- Estar conectado a wi-fi ou dados móveis.
Atendendo a esses requisitos, o usuário pode ter seu selo ao clicar no botão “Me liga”.
Estatísticas
As estatísticas disponibilizadas no aplicativo são um guia para a empresa.
Saber quantas pessoas estão realmente lendo e interagindo com o seu marketing de conteúdo é a base para analisar se as estratégias estão funcionando.
É possível saber o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
Respostas rápidas
Atendimento via WhatsApp Business significa ter meios de responder aos clientes com mais rapidez e segurança.
Além das saudações automáticas, o usuário também pode configurar respostas padronizadas para perguntas frequentes.
As limitações do WhatsApp Business
Por ser um aplicativo relativamente novo, o WhatsApp Business possui algumas limitações que afetam a qualidade do serviço. Saiba mais sobre elas a seguir.
Número exclusivo
O aplicativo só pode ser usado em uma linha exclusiva, ou seja, se você já tem uma conta no WhatsApp convencional e usa o mesmo celular para se comunicar com clientes, será obrigado a excluir o aplicativo WhatsApp.
Essa obrigatoriedade limita muito a adesão do público, pois obriga os usuários a comprarem outro aparelho apenas para poder instalar o WhatsApp Business.
Dificuldade no atendimento
Como o aplicativo só pode ser acessado em linhas de telefone exclusivas, é impossível que uma empresa com mais de três funcionários consiga usá-lo simultaneamente.
Dessa forma, todos os atendimentos ficam como responsabilidade de um número reduzido de funcionários.
Personalização das mensagens automáticas
A função de automatizar mensagens não tem opções de personalização, como adicionar o nome do cliente e outras informações específicas.
Isso reduz as possibilidades de atendimento personalizado, algo que é muito valorizado pelo consumidor.
Integração com outras ferramentas
O WhatsApp Business não tem opções de integração com outras ferramentas corporativas, como sistema CRM e Twitter Ads.
Ter a possibilidade de reunir outros softwares ao aplicativo aumentaria as chances de otimização de atendimento e traria resultados mais expressivos.
Portanto, é preciso refletir sobre os prós e contras dessa ferramenta para fazer sua implementação ao empreendimento.
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