Produza conteúdo relevante para a Black Friday

Produza conteúdo relevante para a Black Friday

Sempre que se fala em conteúdo relevante para e-commerce, muitas lojas torcem o nariz, mas a verdade é que o Inbound Marketing/Content Marketing ou Marketing de Conteúdo, como também é conhecido, tem papel primordial em uma loja online nos dias atuais. Por este motivo que a Advice e-Commerce também é uma Agência de Inbound Marketing!

Durante as datas promocionais como a Black Friday, por exemplo, a produção de um conteúdo relevante é ainda mais importante, visto que ele pode, sim, ser fator determinante para atrair, converter e fidelizar o seu público.

Na Black Friday, que acontece no dia 24 de novembro, o que não faltam são promoções na tentativa de fisgar um cliente. Então, não seja apenas mais um nessa disputa, diferencie-se, produza conteúdos que eduquem o seu cliente e mostrem o quanto a sua empresa é capaz de solucionar a dor dele.

Seja a compra de um produto por necessidade ou por um simples desejo, aposte na produção de conteúdo relevante também nesse período que, com certeza, você terá sucesso.

Lembrando que é importante que esses conteúdos sejam produidos nas semanas que antecedem a data promocional. Não deixe para última hora, pois você correrá o risco de não alcançar os resultados esperados.

Antecipe-se!

Para você ter ideia da eficácia desse método, segundo uma pesquisa divulgada em 2016 pela Rock Content “Content Trends – Tendências do Marketing de Conteúdo 2016”, que ouviu 2.725 profissionais brasileiros, 7 em cada 10 empresas brasileiras investem em Marketing de Conteúdo como estratégia de marketing digital.

A pesquisa revelou ainda que empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais leads (contatos).

Isso acontece porque nem sempre as pessoas estão procurando exatamente pelo seu produto, mas pela solução de um problema. Ou seja, primeiramente seu visitante encontra um conteúdo relevante relacionado a este problema e, posteriormente, ele descobre que o seu produto pode ajudá-lo.

Os resultados da pesquisa demostraram ainda que 50% das empresas aumentaram os investimentos em Marketing de Conteúdo entre 2015 e 2016. O valor médio investido por cada empresa é de 28,1% do orçamento de marketing.

Até o final deste ano, a expectativa é que 67% das organizações aumentem seus investimentos em Marketing de Conteúdo.

Se você gostou da ideia e quer adotar esse método para Black Friday, o primeiro passo é produzir alguns conteúdos em formato de e-books ou whitepapers específicos para essa promoção, falando sobre um assunto que a sua persona, que é o seu potencial cliente, precisa saber.

Conte algo que seu consumidor não sabe sobre determinado produto ou como ele pode melhorar a performance de algum equipamento que ele pretende comprar, por exemplo.

Abaixo, 3 dicas de como ter ideias para conteúdos e 3 dicas de como expor esse conteúdo no período que antecede a Black Friday. Esses seis passos te ajudarão a convencer seus usuários a converterem no seu e-commerce nessa data.

PARA CRIAR

1 – Vasculhe os e-mails, converse com o atendimento da loja, ou seja, entenda qual a principal dúvida das suas personas, quais são mais recorrentes. A partir daí você pode conseguir ótimos assuntos para serem abordados também nesse período.

2 – Pense como o seu cliente. Olhe para o produto e se pergunte: o que eu posso contar sobre esse produto que ninguém (ou quase ninguém) sabe e que seja relevante na Black Friday?

Então, leve informações interessantes para ele. Por exemplo, se for para falar de produtos para barba, que tal abordar as técnicas para deixar a barba mais lisa ou falar sobre dicas de como deixar a barba crescer (essa talvez esteja muito clichê).

Você pode falar também em como impedir a queda da sua barba ou o melhor pente para sua barba. Viu só quanta coisa dá para abordar!?

3 – Use o Google ao seu favor. Faça uma busca com o nome do produto e veja se encontra fóruns ou Yahoo dicas com dúvidas, veja se o Google indica alguma pesquisa para você com o nome desse produto como, por exemplo, Remédio X funciona? Remédio X é confiável? Suplemento X é seguro?

PARA EXPOR

1 – O blog sempre será a sua principal ferramenta. O Google adora e sempre dá preferência para ele. O desenvolvimento pode ser feito por você mesmo, mas não confie nas ferramentas de montagem ‘grátis’ ou super baratas. Procure um desenvolvedor e monte em WordPress. Essa é a melhor opção. Mas lembre-se, faça isso bem antes da Black Friday.

2- Envie o conteúdo diretamente no corpo do e-mail semanas antes da data promocional. Essa é uma ótima oportunidade para enviar e-mails diferentes, sem ser de produto, que contenha um texto bacana sobre determinado assunto. A vantagem é que você mesmo consegue fazer e não precisa de muitas ferramentas.

3 – Durante a Black Friday, as redes sociais são determinantes, assim como em qualquer outra data promocional. Se quiser e puder, faça um vídeo falando sobre o assunto em questão.

O Facebook tem uma performance muito melhor para a entrega para vídeos. Você não precisa de um equipamento profissional, ele pode ser feito com um celular e um microfone. Não tenha vergonha, o consumidor gosta de ter esse contato direto com a empresa.

Siga essas dicas, produza um conteúdo relevante e fature muito mais nessa Black Friday.

Gostou da nossas dicas?

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Data 02/11/2017 – Autor: Advice -e-Commerce

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