Como saber se um produto tem potencial de venda para e-commerce?

Como saber se um produto tem potencial de venda para e-commerce?


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Uma pergunta que eu respondo com certa frequência é: “Você sabe se meu produto venderia na internet?”. Parece uma pergunta óbvia de se responder: “Claro! Não consigo me lembrar de algo que não seja possível vender pela internet”. Mas é justamente aí que se encaixa uma frase genial do meu amigo Alfredo Soares: “Não venda pela internet, use a internet para vender”.

Qualquer coisa, de moda a casas e carros, pode ser vendida pela internet!

O primeiro contato com o produto, a busca, a pesquisa, tirar dúvidas, agendar visitas. Tudo isso pode e é feito pela internet. Porém existe uma diferença enorme entre vender pela internet e ter um e-commerce. Inclusive, se sua ideia é ter um e-commerce para não precisar atender ao público diretamente, tenho péssimas notícias para você: ter um e-commerce e vender por ele requer que você desenvolva capacidade de atender, conversar, convencer e fechar negócios apenas usando os meios digitais. Todo atendimento, resolução de problemas e fidelização desses clientes será online, o que é ótimo, uma vez que você terá um alcance que nenhuma loja física poderia dar.

Muito bem! Agora vamos falar sobre como identificar produtos que você pode vender em seu e-commerce.

Uma forma rasa, mas eficaz, é selecionar alguns itens e conferir como se comportam diretamente nos principais e-commerces que existem: Americanas.com, Magalu, Mercado Livre, Submarino, Dafiti e por aí vai. Sempre levando em consideração, claro, a categoria de produto que você está pensando em investir.

Por exemplo: “Furadeira vende na internet?”, vamos pesquisar nos principais players. O primeiro indício são os complementos da pesquisa, que se preenche sozinha. Isso demonstra INTERESSE do público e VOLUME de pesquisa. Excelentes termômetros!

O próximo passo é tentar identificar o volume de vendas desse produto. Para isso, procure pelo review dos produtos.

Veja que uma simples furadeira tem cerca de +1000 opiniões. Levando em conta que, em média, apenas 15% a 25% respondem a review de produto, isso por si só já mostra uma média de venda bem alta para um único produto. Logo podemos concluir, com uma boa dose de certeza, que este produto tem um bom volume de vendas sim.

Outra alternativa é utilizar o Google Trends ou o Google Keyword Planner. Eles mostram o volume de pesquisa no Google sobre determinado assunto. No Brasil, onde quase 90% das compras começam no Google, isso pode te dar um norte muito preciso.
Mas e se o produto que você quer vender não tem volume de opiniões, nem de busca no momento? Ele pode ser um produto totalmente novo, o que chamamos de “mar azul”.

Se você quiser saber mais sobre os conceitos de “mar azul” e “mar vermelho”, recomendo baixar nosso e-book e conferir esse e outros conteúdos que vão te ajudar na construção do seu negócio digital.

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