Principais Dicas Para Começar no Empreendedorismo Digital

Principais Dicas Para Começar no Empreendedorismo Digital

Você, que sempre sonhou em ter seu próprio negócio, mas ainda não faz parte dos 52 milhões de brasileiros que conseguiram chegar lá ou mesmo que já tenha uma empresa para chamar de sua, mas quer expandir sua atividade para o mercado digital, prepare-se: 2020 é o seu ano.

De acordo com o horóscopo chinês, 2020 é o Ano do Rato de Metal: momento ideal para tirar os projetos do papel, colocá-los em ação e começar um novo negócio. Você não acredita em astrologia? Tudo bem, então vamos aos números!

Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor apontou que o Brasil encerrou 2018 com uma Taxa de Empreendedorismo Total de 38% ( considerando tanto empreendedores de primeira viagem quanto os já consolidados), ocupando o primeiríssimo lugar entre os países do BRICS. O levantamento mostrou ainda que, na virada para 2019, 40% dos brasileiros com idades entre 18 e 64 anos já estavam conduzindo seu próprio negócio ou com planos de empreender, e esse número só vem aumentando.

Entre os anos de 2018 e 2019 o e-commerce no Brasil cresceu 37,59%, atingindo o maior índice desde 2014 e chegando à incrível marca de 930 mil lojas virtuais. Mas, acredite: ainda tem espaço para mais e se você quer se tornar um empreendedor digital em 2020, nossa consultoria especializada vai te ajudar.

Conheça a fundo seu produto, seu público e seu mercado

Talvez essa informação possa causar surpresa, mas é fato: independentemente do segmento no qual você opte por atuar, sua loja virtual ou seu e-commerce estará fundamentado em três pilares de sustentação – e o concreto deve ser de primeira qualidade!

Produto

Conheça teu produto como a ti mesmo. 

Não tem para onde correr: você precisa dominar absolutamente todo o conhecimento que envolve seu produto, seja ele produzido internamente ou não. E isso vale para serviço também! Quanto mais informações tiver sobre ele, tanto no que diz respeito à composição, funcionamento, usabilidade e diferenciais, maior será seu leque de opções no que tange à ações de marketing, argumento de venda e poder de interação com os consumidores.

Público

Eu quis dizer, você não quis me escutar.

Nada de falar às paredes: você precisa saber exatamente o que e, principalmente, a quem o seu produto ou serviço atende. De absolutamente nada adianta você ter uma loja virtual linda, com uma diagramação perfeita, uma usabilidade incrível, produtos maravilhosos e nenhuma venda. Consulte pesquisas de tendência de consumo já publicadas, elabore questionários que ajudem a entender melhor o perfil do seu cliente, rateie sua verba de ADS em comunicações diferentes para descobrir qual atrai mais, publique conteúdos que gerem interação com os consumidores para poder estudar seus hábitos e preferências. Ou seja: coloque a cabeça para pensar e as mãos para executar.

Mercado

Eu sei o que vocês fizeram no verão passado.

Desperte o detetive que há em você e faça uma boa pesquisa de mercado. Descobrir quem são seus concorrentes diretos e indiretos, qual a temperatura de consumo do segmento em que você atua nas diferentes regiões do país, estar atualizado em relação às tendências do seu mercado, saber qual a política de preços que está sendo aplicada e desvendar as estratégias por trás das ações de marketing que outras lojas virtuais e e-commerces estão utilizando vai te dar uma grande vantagem competitiva.

Importância de uma consultoria especializada

Ufa! É uma lista realmente extensa de afazeres e centenas de horas dedicadas exclusivamente a estudo e pesquisa. E se você pudesse dedicar o tempo que gastaria com essa parte importante, porém morosa, empreendendo de fato, com seu comércio digital já em atividade e à pleno vapor? É justamente aí que entra a consultoria especializada.

Investir em uma consultoria de marketing que já domine as técnicas e tenha as ferramentas e o conhecimento necessários para traçar este cenário vai garantir que você saia na frente e deslanche rapidamente. Além de otimizar seu tempo, permitindo que você se dedique à operação do seu negócio, uma consultoria especializada assegura que essa pesquisa de mercado olhe para os números que são realmente relevantes, para os players que podem ser ameaças reais e para os clientes com fit de fato.

Segundo a consultoria Euromonitor International, o comércio digital deve expandir 12,4%, dobrando sua participação no varejo até 2021 e atingindo um faturamento de R$ 85 bilhões. Quer fazer parte dessa estatística? Conte com toda a experiência da Agência Advice em marketing digital e e-commerce para chegar lá mais rápido.

 

Autor: Gerência Advice

Data da Publicação: 10/01/2020

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