Precisamos falar sobre o seu e-commerce em 2020

Precisamos falar sobre o seu e-commerce em 2020

Para garantir o máximo potencial de ganho e minimizar os custos de sua loja virtual, o primeiro passo é elaborar cuidadosamente, e de forma estratégica, seu orçamento de marketing. E a melhor maneira de fazer isso é se planejar!

Por vezes, aqui no blog da Agência Advice, a palavra de ordem foi “planejamento” e, dessa vez, não será diferente. Isso porque, ainda que seja trabalhoso, “planejar” faz com que você dedique a medida certa de atenção ao que já foi realizado, podendo avaliar o que trouxe resultados positivos e negativos, e ao que ainda será feito, se esquivando de cometer os mesmos erros e antevendo possíveis problemas.

Essa dinâmica vale para todas as ações que permeiam o seu e-commerce, a começar pelas ações de marketing, que serão responsáveis por atrair e reter clientes para a sua loja virtual, além de ajudarem a construir a identidade da sua marca e conferir autoridade a ela no mercado em que você atua.

Para começar, é preciso elaborar um orçamento de marketing bem definido. Primeiro, revisite todas as ações de marketing que seu e-commerce realizou no ano anterior, avaliando quais fizeram sentido e quais oportunidades ficaram de fora. Depois, reveja um a um os gastos que compuseram o budget de marketing em 2019, identificando se todos foram alocados corretamente e quais foram supérfluos.

A partir daí, já é possível começar a rascunhar seu orçamento de marketing para 2020. Mas o trabalho está só começando! O próximo passo é criar uma estratégia de marketing, de forma que consiga combinar as ações necessárias para alavancar seu negócio com o dinheiro que você terá em caixa.

A importância de uma estratégia de marketing com orçamento definido

Sabe quando você entra em uma loja e tem vontade de comprar tudo, mas só precisa de uma única coisa? Ou você foca na sua necessidade e sai com um problema resolvido, ou você enlouquece, gasta todo o limite do cartão e sai com vários problemas que não existiam antes de você pisar lá.

Guardadas as devidas proporções, a dinâmica com seu orçamento de marketing é a mesma!

Quanto mais foco a assertividade na elaboração do budget, mais eficiente será o uso da verba destinada a essa área. Por isso, traçar uma estratégia inteligente e econômica para o seu site vai permitir que você faça muito mais com menos, explorando ao máximo seu potencial de mercado.

Se seu e-commerce ainda é pequeno e não tem muita grana sobrando, é fundamental que você foque na quantidade de dinheiro que terá para gastar ao longo do ano e o distribua entre as ações que está prevendo realizar. Já se seu negócio alcançou um bom nível de estabilidade, você poderá fazer o caminho inverso, pensando primeiro as ações que quer desenvolver e então o quanto de verba poderá dispor para cada uma delas.

Aqui vale destacar um ponto importante: um orçamento de marketing bem elaborado deve levar em consideração absolutamente todos os gastos que perpassam a área, incluindo mão de obra interna, fornecedores, ferramentas, ADS, materiais impressos, participação em eventos e feiras, treinamentos, cursos e eventos próprios.

Pontos fortes e fracos de suas atividades atuais

Lembra da análise que você fez lá no começo em relação às ações de marketing realizadas, as oportunidades perdidas e os gastos com seu budget de marketing ao longo de 2019? Ela será fundamental para que você possa elencar os pontos fortes e os pontos fracos das atividades que você vem realizando em seu e-commerce.

Além disso, ela dará a você uma ótima base de referência para os gastos previstos para 2020. Ou seja, você já terá uma ideia bastante real da verba que precisará destinar a custos fixos com funcionários, prestadores de serviço e ferramentas, por exemplo. O mesmo vale para a participação em eventos e feiras que acontecem todos os anos.

E em relação a oportunidades perdidas no ano anterior ou ações que ainda não tenham sido realizadas? As melhores saídas para essas situações são fazer benchmarking e comparar orçamentos, para tentar chegar o mais próximo que conseguir de um valor que seja factível. E como o seguro morreu de velho, a dica é deixar uma gordurinha de uns 20% no orçamento para qualquer eventualidade.

Está com dificuldade em traçar uma estratégia inteligente e econômica para o seu e-commerce? Deixa com a gente! A Agência Advice tem um trabalho focado em e-commerce e marketing digital, e conta com um time de especialistas sempre pronto para encontrar as melhores soluções para o seu negócio.

 

Autor: Gerência Advice

Data da Publicação: 17/01/2020

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