Pós-Black Friday: como manter as vendas?

Pós-Black Friday: como manter as vendas?

assinatura angel blogConsiderada uma das datas mais quentes do ano para o varejo, a Black Friday ainda não acabou, mas com certeza, você já deve estar se fazendo a seguinte pergunta:

E agora, como continuar vendendo?

Bom, essa é uma preocupação mais do que natural por parte de gestores e donos de e-commerces; afinal provavelmente o investimento na atração de clientes para a grande liquidação foi bem significativo.

No entanto, por mais que a Black Friday para seu comércio eletrônico tenha dado um retorno satisfatório ou até bem expressivo, certamente você não vai querer ver as vendas da sua loja em queda livre nos próximos dias, vai?

Sem contar que o Natal também está logo aí e, claro, é uma das datas mais importantes para todo o comércio em termos de volume de vendas.

homem pensando

As ações Pós-Black Friday não mudam muito entre um e-commerce e outro: são sempre promoções prolongadas, como Black Week – uma semana a mais de promoções – ou até a Black November, que estende a campanha promocional até o final do mês, por exemplo.

Tudo isso é muito válido para garantir o aquecimento do mercado e acaba dando muito resultado.

Porém, passado esse período de Black e Pós-Black, a grande questão é como usar todo esse tráfego de visitantes, cadastros e compradores para aumentar as vendas recorrentes, já que todo o trabalho realizado pela sua equipe pode continuar gerando resultados para seu comércio eletrônico durante o período natalino e também ao longo de 2019.

Então, para te ajudar a continuar vendendo, os especialistas em marketing digital e e-commerce da Agência Advice separaram as principais dicas para você garantir boas vendas, com foco principal na retenção de clientes.

Afinal, você já investiu um grana pesada na atração de clientes para a Black Friday e conquistar novos nesse momento te custaria bem caro. Então, como você já deve saber, vender para os seus clientes é 5 ou até 7 vezes mais barato.

Então, não perca as nossas dicas:

1 – Agradeça e convide o cliente a avaliar a sua compra

Agradecer é sempre uma forma educada em qualquer situação, mas quando diz respeito a relacionamento com cliente, esse gesto é ainda mais importante.

Por isso, após a entrega do pedido, envie um e-mail ao cliente convidando-o a avaliar a sua experiência de compra, pedindo sua opinião sobre a qualidade do produto, atendimento e prazo de entrega e outros pontos que considerar necessário.

As avaliações de compra significam que sua loja está preocupada com a satisfação do cliente

Uma dica é: incentive seu cliente a responder e ofereça em troca um desconto ou brinde na sua próxima compra, por exemplo.

2 – Recomende outros produtos complementares

Depois de agradecer pela compra e pedir uma avaliação, uma dica é tentar trazer esse cliente de volta para sua loja. Então, ofereça outros produtos que ele tem interesse ou que esteja com desconto ou com boas condições de frete e parcelamento.

Então, seja esperto e utilize as informações que você possui no seu banco de dados para acertar em cheio na oferta.

Uma dica é segmentar esses clientes por categorias de produtos que ele visitou ou comprou, além de faixa etária, sexo e cidade. Esses dados, com certeza, te ajudarão a direcionar de forma mais assertiva a mensagem.

3 – Crie uma promoção exclusiva para clientes da Black Friday

Quem não gosta de exclusividade? Todo mundo, né?

Então, uma dica muito valiosa para garantir que os clientes que compraram na Black voltem para sua loja, é oferecer um desconto exclusivo. Isso fará com que essas pessoas se sintam especiais e valorizados pelo seu comércio eletrônico.

Faça essa ação apenas por e-mail marketing, com base na lista de clientes que compraram no dia 23 de novembro.

4 – Facilite as trocas e devoluções

Fazer trocas ou devoluções é péssimo, não é mesmo?

Isso porque, os custos de coleta e nova entrega ficam a cargo da loja. Mas, isso é muito comum e faz parte das relações comerciais.

Então, não crie problemas na hora de fazer troca ou devoluções.  Facilite o processo, porque isso fará com que seu cliente se sinta seguro para voltar e comprar novamente no seu e-commerce.

5 – Faça campanha de entrega garantida

Uma ótima alternativa para garantir boas vendas nesse período Pós-Black Friday é fazer uma campanha de entrega garantida apenas para região da loja. A ideia é estimular, por exemplo, o seu cliente a fazer uma comprar até o dia 15 de dezembro, garantindo, assim, a entrega antes do Natal.

Essa estratégia dá muito certo e os maiores e-commerces do país adotam essa tática para conquistar vendas, nessa época. Outra possibilidade é oferecer frete expresso acima de um determinado valor.

Bom, essas são algumas das ações que os nossos clientes fazem e dão muito certo. Então, siga as nossas dicas e garanta ótimas vendas mesmo após esse período de Black Friday.

Precisando de profissionais especializados em marketing digital e e-commerce, conheça a Agência Advice e obtenha ainda mais sucesso no virtual.

Auto: Agência Advice – 23/11/2018

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