Por que ter uma ferramenta de gerenciamento de Marketing?

Por que ter uma ferramenta de gerenciamento de Marketing?

ferramenta de gerenciamento de Marketing Você colocou o seu site no ar e sabe que ele tem um grande potencial para vender, mas agora está se perguntando: como farei para conquistar clientes? Como será feita a comunicação com esses clientes?

Antes de qualquer coisa, a recomendação é que tenha uma boa ferramenta de gerenciamento de Marketing, se possível, uma que ofereça mais do que disparos de e-mails, onde você poderá concentrar boa parte das ações de marketing do seu e-commerce.

Uma ferramenta eficiente, quando bem trabalhada, trará inúmeros benefícios para a sua loja virtual. Com ela, você ampliará sua rede de possíveis clientes, mantendo uma comunicação frequente e específica com quem tem interesse em seu produto ou marca, seja para nutrição com conteúdos relevantes ou para a divulgação de descontos, promoções e novidades.

E não é só isso! Por meio de uma ferramenta de gerenciamento de Marketing, seu e-commerce conseguirá alcançar vendas expressivas com as suas várias funcionalidades.

Então, deixar de investir nessas plataformas é a certeza de perder vendas diariamente. Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia dessas plataformas, separamos as principais funcionalidades e objetivos:

Landing Page

A Landing Page é uma das principais estratégias dentro de uma ferramenta de gerenciamento de Marketing, pois ela é responsável para fazer a captura de leads.

Mas, o que são leads?

São potenciais clientes que demonstraram algum interesse em consumir o seu produto ou serviço. O interesse é demonstrado por meio do preenchimento de dados como nome e e-mail em um formulário, por exemplo, sempre em troca de alguma oferta (descontos, material rico) ou uma assinatura em newsletter.

A Landing Page é uma página criada para converter um visitante em lead. Nela, utilizamos textos objetivos e poucos elementos, para que o usuário não tenha distrações e saia da página sem realizar o objetivo principal que é a conversão.

Segmentação

Uma boa ferramenta de gerenciamento de Marketing deve oferecer a possibilidade de fazer segmentações, para que possamos dividir o público e enviar e-mails direcionados de acordo com os interesses, por exemplo.

A segmentação irá auxiliar na hora de enviar e-mails, fazendo uma divisão nos públicos, aumentando as taxas de abertura e cliques.

Automação

Para complementar a segmentação, precisamos fazer automações de e-mail, criando regras para o disparo de e-mails automáticos.

Esse processo será utilizado para garantir que o processo da jornada de compras seja feito de maneira correta, evitando atropelar o momento de cada lead.  Suponhamos que o lead ainda não saiba que precisa do seu produto ou serviço, dificilmente ele irá converter em um e-mail marketing.

Ele precisa saber mais sobre o seu e-commerce, os produtos ou serviços oferecidos, precisa ganhar confiança e ser convencido de que necessita realmente daquilo.  Após o envio de, pelo menos três e-mails com conteúdo, faremos o envio de um e-mail marketing, o que fará com que a taxa de conversão seja maior.

Não que isso seja uma regra. Cada e-commerce precisa encontrar o time do seu lead, faça testes com os e-mails. Selecione um grupo de leads e envie três e-mails com conteúdo sobre a loja, veja como se comportam. Depois de comprovada a eficácia, aplique isso para outras segmentações.

Uma automação muito importante utilizada no e-commerce é a de Abandono de Carrinho. Essa automação permite o envio de uma sequência de e-mails aos leads que abandonaram produtos no carrinho de compras da sua loja, oferecendo um desconto e alcançando a conversão do lead em cliente.

E-mail Marketing

Os e-mails marketing, ao contrário do que muita gente diz, ainda são muito utilizados para a conversão de leads em clientes. São e-mails mais objetivos, onde colocamos promoções e produtos.

Nesses e-mails o apelo é totalmente visual, imagens dos produtos ambientados aumentam a chance de conversão e descontos em destaque são excelentes gatilhos.

Pop-up

Muitas pessoas se irritam com os chamados pop-ups, aquelas janelas que pulam na tela enquanto está navegando no site. Muitos e-commerces colocam esse pop-up na página de entrada, quando você nem conseguiu abrir o site direito.

O ideal é colocarmos pop-ups de saída, que só aparecem quando há a intenção de sair do site, ou seja, quando o mouse move em direção ao X para fechar a página ou em direção à barra para trocar a URL.

Esse pop-up poderá ser colocado em todas as páginas, ou podemos utilizar em algumas páginas específicas, oferecendo um cupom de desconto e o cadastro para receber novidades.

Outra página que podemos utilizar esse pop-up e temos sempre um bom número de conversão, é no checkout, oferecendo um cupom de desconto para que o cliente não abandone os produtos no carrinho, por exemplo.

As possibilidades são infinitas dentro de uma plataforma completa que gerencia e automatiza suas ações de Marketing Digital.

Apresentamos aqui apenas alguns pontos importantes para você analisar antes de contratar a sua ferramenta de gerenciamento de Marketing.

Esperamos que você encontre a que melhor atenda suas necessidades. Os clientes da Agência Advice utilizam o RD Station, uma plataforma de marketing muito eficiente e que traz resultados incríveis.

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Autor: Agência Advice – 08/06/2018

Revisão: Angélica Helena

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