5 estratégias de logística para pequenos e-commerces

5 estratégias de logística para pequenos e-commerces

Se você tem um e-commerce mas não tem uma estratégia de logística eficaz, você pode estar perdendo dinheiro! 

Aquele carrinho abandonado e muitos outros fatores influenciam nesse tipo de atitude, por esse motivo, ter boas estratégias faz toda diferença e resolve todo o problema.

Entretanto, é comum que os donos dos e-commerces tenham dúvidas sobre a logística, o que reflete em um bom atendimento e principalmente na receita da empresa. 

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, preparamos esse conteúdo com 5 estratégias de logística essenciais para o seu pequeno e-commerce. 

Vamos lá!

Como funciona a logística em pequenos e-commerces

Quando o assunto é a logística de pequenos e-commerces, o foco principal é na distribuição, processos de armazenagem, embalagem e remessa efetiva dos produtos. 

Quando as etapas e o contato com os fornecedores e produção são realizados, é possível ter uma boa logística dentro das lojas virtuais.

Contudo, a melhor forma de ter uma logística para e-commerce que seja inteligente, é apostar no apoio de dados.

Eles são capazes de ajudar a entender o tipo de entrega que faz mais sentido ao seu cliente e o que mais tem saída no estoque, evitando itens parados por muito tempo.

Abandono de carrinho e logística em pequenos e-commerces

Carrinho abandonado, é quando o cliente clica para comprar um produto, porém não conclui a compra. 

Ou seja, o empreendedor deixa de ter aquele faturamento. 

Vários motivos levam ao abandono de carrinho, por isso, os e-commerces devem ser prevenidos para evitarem a falta de conversão.

Algumas dicas podem evitar o abandono de carrinho em pequenos e-commerces:

  • Invista em Remarketing;
  • Facilite a recuperação do carrinho;
  • Disponibilize variedade de pagamento;
  • Tenha muitas opções de fretes;
  • Incentive a compra;
  • Adapte a navegação para todos os dispositivos.

Não deixe que seu cliente tenha surpresa na hora de concluir a compra. 

Custos inesperados é um fator que influencia e muito no abandono de carrinhos. 

Deixe todas as informações visíveis e bem explicadas.

5 estratégias de logística para pequenos e-commerces

Uma boa logística para pequenos e-commerces reflete em todo o processo da loja virtual. 

Tudo porque controlar o estoque, calcular o frete e cuidar do trânsito da mercadoria, faz com que seja possível entender as necessidades do cliente.

E assim promover uma gestão ainda mais eficiente.

A seguir 5 estratégias de logística para pequenos e-commerces que você precisa conhecer. 

Confira:

#1 Cálculo de peso cubado

O cálculo indica o espaço que realmente é ocupado pela carga dentro do veículo. 

É alcançado por meio de uma fórmula que envolve o comprimento, a largura e a altura da embalagem.

Além do fator de cubagem informado pela transportadora, que é geralmente considerado como o padrão de 300.

Para realizar o cálculo, basta multiplicar a metragem cúbica (altura X largura X comprimento) pelo fator de cubagem (300).

#2 Negociação com transportadoras

Uma forma segura de pontuar exigências, assegurando a segurança do transporte. 

É indicado que seja elaborado junto com a transportadora uma tabela de frete com valores decrescentes de acordo com o volume do transporte.

Uma dica é apostar no planejador de rotas. 

Assim, terá vantagens para os dois lados, criando uma parceria sólida. 

#3 Fulfillment

O termo significa cumprimento, e na logística é o responsável por agrupar todas as operações consideradas cruciais para atender as necessidades do consumidor. 

Exige uma atuação integrada a diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, o que inclui logística, tecnologia, atendimento e marketing.

#4 Frete fixo

Trata-se de uma estratégia de logística onde são oferecidos valores únicos de frete na loja. 

Esses valores geralmente sofrem alterações que acompanham a quantidade de itens ou valor da compra. 

Para aplicá-lo, analise as informações de vendas de forma detalhada, cruze dados do valor de frete com cada região e assim, defina um preço fixo para as entregas.

#5 Frete grátis com valor mínimo de pedido

O frete grátis é uma outra modalidade de frete muito utilizada para conquistar clientes. 

Se o comprador cumprir os requisitos da promoção com o valor mínimo estipulado o valor do frete será zero. 

Ou seja, o dono da loja online irá arcar com o custo da transportadora ou correios para que você receba a sua compra.

Como estruturar a logística do e-commerce

No e-commerce, a logística é a parte de gerenciamento responsável por planejar e controlar o armazenamento e o fluxo dos produtos. 

É ela quem determina o tamanho do estoque e as informações do produto, que vão da sua origem até o consumidor final. 

Ou seja:

  • Mantenha seu estoque atualizado;
  • Evite atrasos nos prazos de entrega;
  • Escolha a melhor forma de transporte;
  • Fale com seus clientes;
  • Invista em plataformas eficientes.

Lembre-se, uma logística para pequenos e-commerce deve contar com as estratégias que foram apresentadas. 

Pesquise muito e defina sempre o melhor para o seu negócio.

Comece a mudar o seu negócio hoje mesmo!

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