5 estratégias de logística para pequenos e-commerces
Se você tem um e-commerce mas não tem uma estratégia de logística eficaz, você pode estar perdendo dinheiro!
Aquele carrinho abandonado e muitos outros fatores influenciam nesse tipo de atitude, por esse motivo, ter boas estratégias faz toda diferença e resolve todo o problema.
Entretanto, é comum que os donos dos e-commerces tenham dúvidas sobre a logística, o que reflete em um bom atendimento e principalmente na receita da empresa.
Para evitar esse tipo de dor de cabeça, preparamos esse conteúdo com 5 estratégias de logística essenciais para o seu pequeno e-commerce.
Vamos lá!
Tópicos
Como funciona a logística em pequenos e-commerces
Quando o assunto é a logística de pequenos e-commerces, o foco principal é na distribuição, processos de armazenagem, embalagem e remessa efetiva dos produtos.
Quando as etapas e o contato com os fornecedores e produção são realizados, é possível ter uma boa logística dentro das lojas virtuais.
Contudo, a melhor forma de ter uma logística para e-commerce que seja inteligente, é apostar no apoio de dados.
Eles são capazes de ajudar a entender o tipo de entrega que faz mais sentido ao seu cliente e o que mais tem saída no estoque, evitando itens parados por muito tempo.
Abandono de carrinho e logística em pequenos e-commerces
Carrinho abandonado, é quando o cliente clica para comprar um produto, porém não conclui a compra.
Ou seja, o empreendedor deixa de ter aquele faturamento.
Vários motivos levam ao abandono de carrinho, por isso, os e-commerces devem ser prevenidos para evitarem a falta de conversão.
Algumas dicas podem evitar o abandono de carrinho em pequenos e-commerces:
- Invista em Remarketing;
- Facilite a recuperação do carrinho;
- Disponibilize variedade de pagamento;
- Tenha muitas opções de fretes;
- Incentive a compra;
- Adapte a navegação para todos os dispositivos.
Não deixe que seu cliente tenha surpresa na hora de concluir a compra.
Custos inesperados é um fator que influencia e muito no abandono de carrinhos.
Deixe todas as informações visíveis e bem explicadas.
5 estratégias de logística para pequenos e-commerces
Uma boa logística para pequenos e-commerces reflete em todo o processo da loja virtual.
Tudo porque controlar o estoque, calcular o frete e cuidar do trânsito da mercadoria, faz com que seja possível entender as necessidades do cliente.
E assim promover uma gestão ainda mais eficiente.
A seguir 5 estratégias de logística para pequenos e-commerces que você precisa conhecer.
Confira:
#1 Cálculo de peso cubado
O cálculo indica o espaço que realmente é ocupado pela carga dentro do veículo.
É alcançado por meio de uma fórmula que envolve o comprimento, a largura e a altura da embalagem.
Além do fator de cubagem informado pela transportadora, que é geralmente considerado como o padrão de 300.
Para realizar o cálculo, basta multiplicar a metragem cúbica (altura X largura X comprimento) pelo fator de cubagem (300).
#2 Negociação com transportadoras
Uma forma segura de pontuar exigências, assegurando a segurança do transporte.
É indicado que seja elaborado junto com a transportadora uma tabela de frete com valores decrescentes de acordo com o volume do transporte.
Uma dica é apostar no planejador de rotas.
Assim, terá vantagens para os dois lados, criando uma parceria sólida.
#3 Fulfillment
O termo significa cumprimento, e na logística é o responsável por agrupar todas as operações consideradas cruciais para atender as necessidades do consumidor.
Exige uma atuação integrada a diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, o que inclui logística, tecnologia, atendimento e marketing.
#4 Frete fixo
Trata-se de uma estratégia de logística onde são oferecidos valores únicos de frete na loja.
Esses valores geralmente sofrem alterações que acompanham a quantidade de itens ou valor da compra.
Para aplicá-lo, analise as informações de vendas de forma detalhada, cruze dados do valor de frete com cada região e assim, defina um preço fixo para as entregas.
#5 Frete grátis com valor mínimo de pedido
O frete grátis é uma outra modalidade de frete muito utilizada para conquistar clientes.
Se o comprador cumprir os requisitos da promoção com o valor mínimo estipulado o valor do frete será zero.
Ou seja, o dono da loja online irá arcar com o custo da transportadora ou correios para que você receba a sua compra.
Como estruturar a logística do e-commerce
No e-commerce, a logística é a parte de gerenciamento responsável por planejar e controlar o armazenamento e o fluxo dos produtos.
É ela quem determina o tamanho do estoque e as informações do produto, que vão da sua origem até o consumidor final.
Ou seja:
- Mantenha seu estoque atualizado;
- Evite atrasos nos prazos de entrega;
- Escolha a melhor forma de transporte;
- Fale com seus clientes;
- Invista em plataformas eficientes.
Lembre-se, uma logística para pequenos e-commerce deve contar com as estratégias que foram apresentadas.
Pesquise muito e defina sempre o melhor para o seu negócio.
Comece a mudar o seu negócio hoje mesmo!