Advice Advice
  • Home
  • Serviços
  • Cases
  • E-book Black Friday Download
  • Blog
  • Contato

3 Pontos para Otimização e Melhoria Contínua de seu E-commerce

15 de dezembro de 2021
Consultoria, E-commerce
3 Pontos para Otimização e Melhoria Contínua de seu E-commerce

Entenda sobre a importância da melhoria contínua para garantir que a performance de seu negócio se mantenha a longo prazo, além de outros benefícios como monitoramento de custos e otimização de suas ações de marketing.

Empreendedores sabem que manter uma loja virtual performando pode ser um grande desafio, ainda mais com a alta concorrência no mercado online brasileiro. Leia o conteúdo abaixo para saber por onde começar a otimizar sua loja virtual!

Tópicos

    • Recursos Importantes para Otimizar sua Performance
    • 1. Defina suas Principais Métricas
    • 2. Utilize KPIs
    • 3. Busque Softwares Ideais
      • Categorias de Softwares para seu E-commerce
  • Melhoria Contínua, Planejamento e Ação

Recursos Importantes para Otimizar sua Performance

Quando falamos de melhoria contínua, esse processo se dá pela busca ininterrupta pelo aperfeiçoamento dos processos internos do negócio e até sobre os produtos em si. Para isso, no e-commerce, a melhoria contínua compreende o hábito de acompanhar de perto os dados que exponham como está a performance de diversas áreas de seu negócio.

Existem 3 recursos que são os mais usados nesse processo de análise e merecem atenção especial para ajudar você e sua equipe a acompanhar informações de forma clara e objetiva, sabendo os passos necessários para colocar a melhoria contínua em prática.

1. Defina suas Principais Métricas

As métricas são parâmetros usados para medir a performance de difeelhorar.

Em lojas virtuais existem centenas de métricas relevantes, dependendo dorentes processos do e-commerce, permitindo observar o desempenho das ações realizadas para analisar onde podem m seu objetivo de análise. Alguns exemplos de métricas: ROI, taxa de conversão, ticket médio dos pedidos, taxa de rejeição, dentre muitos outros.

2. Utilize KPIs

Os KPIs (Key Performance Indicator) são indicadores de desempenho que consideram uma meta estabelecida junto a cada métrica acompanhada, estabelecendo resultados específicos que devem ser alcançados em um período pré-determinado.

Alcançando as metas, é possível obter uma melhora no desempenho de uma atividade específica. Por exemplo, seu objetivo pode ser aumentar o valor do ticket médio em R$50 no próximo mês ou alcançar um crescimento de 5% em sua taxa de conversão. Após definir o objetivo, listamos as medidas que serão adotadas durante um período específico.

3. Busque Softwares Ideais

Os softwares são sistemas versáteis usados para acompanhar as métricas e os KPIs definidos de forma mais prática e intuitiva. Alguns possuem funções analíticas, que contribuem para analisar o que pode ser otimizado conforme os dados inseridos no sistema.

Por meio de softwares ainda é possível analisar e encontrar sugestões de melhorias para seu departamento de marketing e até analisar a parte visual de seu e-commerce, por exemplo, considerando os vários aspectos que impactam na conversão de vendas, como CTAs, estruturas de páginas, exibição de categorias, etc.

Categorias de Softwares para seu E-commerce

Existem vários tipos de softwares e plataformas virtuais que contribuem para desenvolver a melhoria contínua em seu e-commerce, auxiliando em diversas áreas e departamentos de seu negócio. É importante escolher serviços que ofereçam funções conforme sua necessidade. Confira a lista que preparamos, considerando as principais áreas de empresas virtuais.

Softwares de Análise: Tanto o PageSpeed Insights como o Google Analytics te possibilitam acompanhar a performance de diversas áreas em tempo real, tendo acesso a relatórios, filtros personalizados e muitas outras ferramentas de análise profissional.

Os Administrativos: 3 Softwares conhecidos para administração de processos são o OMS (Order Management System), o ERP (Enterprise Resource Planning) e o WMS (Warehouse Management System), que fornecem métricas precisas sobre processos internos e externos, oferecendo uma visão mais ampla do desenvolvimento da sua loja virtual.

Plataforma para ADS: Fundamentais para atuar com marketing de performance, o Google Ads e Facebook Ads são as principais ferramentas para gerenciar campanhas e fornecem uma visão ampla do desempenho, além de detalhes que podem trazer insights sobre as melhorias a serem realizadas.

Plataforma de E-commerce: Fundamental para ter uma loja virtual no ar, as plataformas devem oferecer a opção de personalização de maneira facilitada, com um CMS editável que te possibilize otimizar as áreas que precisam de melhorias. Deve ter acompanhamento contínuo para levar a bons resultados de venda, já que é o ambiente direto que o consumidor acessa e também é ele que o convence ou não a fechar o pedido.

Melhoria Contínua, Planejamento e Ação

Como já falamos em outro post aqui do blog, sobre como manter uma loja de alta performance, o processo de planejamento deve estar sempre ao lado da melhoria contínua, já que é através dele que se estrutura tudo que será analisado, como, quando e qual atitude será tomada.

Esse processo envolve várias fases. No planejamento é definido o foco do que será desenvolvido, definindo o problema e propondo uma abordagem para chegar à solução. A ação é onde o plano é executado seguindo o que foi estabelecido na etapa anterior, registrado como foi o processo e se todos detalhes foram seguidos conforme o plano inicial.

A verificação (análise) serve para constatar se o que foi executado trouxe os resultados que foram definidos na etapa de planejamento, identificando os motivos para o sucesso ou fracasso do processo. Caso não tenha obtido o que foi esperado, o processo se inicia novamente, voltando à etapa de planejamento.

Se o objetivo foi alcançado, partimos para a ação, que é a aplicação geral do que foi desenvolvido nesse processo, tornando como o padrão a ser seguido até o momento.

Logicamente, essa não deve ser considerada como uma solução definitiva, já que o processo de melhoria contínua deve analisar e identificar, de forma constante, os pontos que poderiam funcionar de uma maneira mais lucrativa e funcional.

Se você precisa de ajuda para identificar os principais problemas e pontos de melhoria em seu e-commerce, preencha o formulário abaixo e fale com a equipe de experts da Advice Commerce, agência especialista no digital.


Share:

Post navigation

Ant
7 Táticas para Garantir a Segurança das Transações em seu E-commerce
Próx
6 Dicas para Personalização do E-commerce e seus Benefícios

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Categorias

  • Consultoria (130)
  • E-commerce (88)

Postagens

Contato

Trav. Américo Luiz Caveanha, 105 Centro – Mogi Guaçu/SP – CEP: 13840-901
comercial@advicecommerce.com.br
WhatsApp: 19 99887 6767

Sobre

  • Home
  • Serviços
  • Cases
  • E-book Black Friday Download
  • Blog
  • Contato
logo branco e roxo
Databox
© 2021 Advice. Todos os direitos reservados
Logo
Logo
  • Home
  • Serviços
  • Cases
  • E-book Black Friday Download
  • Blog
  • Contato