O novo Marketplace do Google

O novo Marketplace do Google

assinatura angel blogO Google lançou recentemente, um novo programa, que permitirá aos usuários adquirirem itens por meio do Google Assistant, além de comprar por anúncios em resultados de pesquisa.

Os varejistas poderão listar seus produtos na Pesquisa do Google, bem como no serviço de compras do Google Express e no Assistente do Google em celulares e dispositivos de voz.

Em troca, os mesmos pagarão ao Google uma porcentagem do lucro de cada compra, que é diferente do modelo atual, onde a plataforma trabalha apenas com anúncios e links patrocinados. Dessa forma, o varejista deve pagar essa comissão apenas por venda concretizada.

Alguns grandes varejistas já fecharam a parceria com o gigante da internet como, por exemplo, o Target Corp, Walmart Inc, Home Depot Inc, Costco Wholesale Corp e Ulta Beauty Inc.

Os compradores agora podem salvar seus dados de pagamento e fazer compras com check-out instantâneo. Somado a isso, também será possível incluir itens de outros varejistas na mesma compra.

De acordo com o site de buscas, ambos os itens serão adicionados ao mesmo carrinho juntos por meio de um fluxo de compras hospedado pelo Google.

O novo marketplace do Google foi oficialmente lançado em março, mas alguns varejistas, como a Target já testaram o programa por alguns meses que, inclusive, ele já está disponível nos Estados Unidos para empresas de qualquer porte.

O lançamento dessa ferramenta é uma forma de melhorar as decisões de compras, um movimento que provavelmente irá acirrar ainda mais a competição com o rival Amazon.

O Google também espera que o programa ajude os varejistas a capturar mais compras em computadores, dispositivos móveis e domésticos inteligentes com pesquisa por voz, por exemplo, que deve ser a nova revolução do e-commerce.

“Nós tomamos uma abordagem fundamentalmente diferente dos gostos da Amazon, porque enxergarmos como um facilitador do varejo. Vemos como parte de uma solução para os varejistas para podermos impulsionar transações melhores”, observa o presidente do Google para varejo e compras, Daniel Alegre.

“A iniciativa anteriormente não declarada surgiu da observação do próprio Google onde dezenas de milhões de consumidores estavam enviando pesquisas de produtos e fazendo os seguintes questionamentos: ‘Onde posso comprar isso? ‘Onde posso encontrá-lo?’ ou ‘Como posso comprá-lo?’”, pontuou o presidente.

A princípio, como mencionado anteriormente, o programa tem abertura apenas nos EUA, porém, em breve, essa novidade deve chegar ao Brasil.

Escrito por Leandro Ratz – Consultor de Negócios para Marketplace e E-commerce.

A Advice e-Commerce possui especialistas altamente qualificados em Marketplace. Acesse o nosso site e conheça esse e outros serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Postagens