O Digital 100% integrado com o mundo físico

O Digital 100% integrado com o mundo físico

Nos últimos anos, com a crescente evolução do mercado digital, empresas e gestores enfrentam o desafio de integrar totalmente o físico com o digital.

Com isso, muitas empresas estão buscando soluções digitais para aumentar os canais de venda, levantadas de mão, branding da marca, sendo que essa necessidade de integração da operação física para o digital, por vezes, esbarra na falta de experiência, na insegurança ou na ausência de confiança nesse segmento por parte dos empresários.

Aliás, depois de muito relutar, o comércio físico finalmente parece entender a necessidade de estar presente no meio digital, porém, mesmo sabendo da importância desse canal de vendas, o empresário enfrenta muita dificuldade para colocar em prática essa integração.

Isso porque, seu estoque físico, muitas vezes, não possui um sistema de gestão eficiente, uma vez que, no passado, não era necessário ter um bom ERP (Enterprise Resource Planning). Além disso, muitos deles desconheciam a existência e a eficiência desse sistema para automatizar a integração de estoque e vendas em tempo real.

Somado a isso, anteriormente, a indústria e o pequeno fabricante também não tinham mesmo essa necessidade de integração até surgirem as novas oportunidades, onde não há limitação de vendas ou distribuição apenas ao B2B (Business to business ou Empresa para empresa), mas a possibilidade de expansão para o consumidor final (B2C).

Outro detalhe que é importante salientar é que há alguns anos era muito mais difícil encontrar soluções de integração que fossem viáveis financeiramente ou que atendessem a necessidade da empresa.

Quem geralmente ditava as regras eram as empresas de TI ou sistemas ERP que, de forma engessada, tinham um serviço pronto, onde quem deveria se adaptar a esse sistema era o lojista ou a indústria.

Porém, nos últimos anos, e podemos dizer que nos últimos cinco anos, essa antiga realidade mudou. Hoje em dia, as antigas empresas de ERP’s ou sistemas de gestão estão se atualizando para atender a necessidade de clientes, empresas e lojistas.

Se você tem um tempo de mercado, provavelmente já trocou de sistema nesse meio tempo e não deve ter sido apenas uma vez.  Atualmente, existem soluções com um custo relativamente baixo com relação as funcionalidades que eles oferecem.

Com a transformação digital acontecendo de forma muito rápida é de extrema importância acompanhar as novidades e estar sempre atento às mudanças.

O corte de custos é um exercício que deve ser praticado com frequência e, sim, existem soluções com melhor custo benefício no mercado do que as que você utiliza em sua operação. E não pense que elas são inferiores. Muito pelo contrário! Elas são otimizadas e muito funcionais.

Em 2018, a integração de estoque do físico para o digital será uma tendência forte de mercado, e não apenas de estoque, mas também da operação em geral, desde a pequena linha de produção até as grandes indústrias, que devem trabalhar dentro do tempo, com uma quantidade mínima de produção por hora.

Por isso, fica atento a essa dica muito importante:

Pense fora da caixa, esteja atento às novas soluções, pequenas startups, SaaS, converse com consultores, analise seu concorrente e participe de eventos com temas relacionados à novas tendências para o digital.

Escrito pelo consultor comercial da Advice e-Commerce, Leandro Ratz Júnior.

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Data 10/01/2018 – Autor: Advice -e-Commerce

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