Mobile First: sua loja na palma de 85% dos Brasileiros
O mobile first nada mais é que desenvolver sua loja primeiramente pensando no layout e experiência de compra para dispositivos móveis.
Já podemos observar por conta própria, além das centenas de pesquisas que provam isso, como a relação do ser humano tem mudado com seu dispositivo móvel ao longo dos últimos anos. Com o acesso cada vez mais fácil a smartphones, hoje praticamente todos possuem um celular conectado à internet; são milhões e milhões de clientes potenciais que podem ter acesso a seu e-commerce com apenas poucos toques na tela.
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O que é Mobile First e seu Real Tamanho no Mercado
Quando as lojas virtuais começaram a existir na internet, o lógico era desenvolver seu site e loja focando nos dispositivos que o acessavam na época, ou seja, computadores desktop. Com a crescente migração de acessos e pelo grande campo de oportunidades, a prioridade no desenvolvimento das lojas online vem mudando cada vez mais.
O mobile first nada mais é que desenvolver sua loja primeiramente pensando no layout e experiência de compra para dispositivos móveis, adaptando posteriormente para o formato desktop e outros, considerando as melhores funcionalidades para cada modelo de canal.
O M-commerce (mobile commerce) nasce nesse novo cenário onde as compras são feitas de qualquer lugar, a qualquer momento do dia, seja por sites mobile, lojas integradas em redes sociais ou um aplicativo próprio da marca. Ainda que pareça uma realidade distante no Brasil, o cenário é exatamente o oposto.
Já se sabe que mais de 85% dos brasileiros com celular utilizam o aparelho para realizar compras online, mas o faturamento nacional da versão mobile somente no primeiro trimestre de 2020 mostra um crescimento incrível, foram R$5.95 bilhões segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Porque e Como Aplicar no seu E-commerce
Desde 2018 quando o Google implementou o Mobile First Index na leitura dos robôs de ranqueamento, a atenção para a versão mobile das lojas passou a ter muito mais atenção das empresas. Os sites que seguem a tendência do mobile First passaram a ter uma melhor indexação, sendo mais relevantes e mais visíveis nas buscas dos consumidores.
Alguns critérios são fundamentais para ajudar sua loja a ranquear melhor, levar uma melhor experiência de compra e claro, garantir que a conversão em seu mobile seja a mais alta possível.
Minimalismo + Adaptabilidade
Quanto mais direto e funcional, maior a chance de conversão. O equilíbrio é essencial na hora de desenvolver uma página com todas as informações e funcionalidades essenciais para o mobile, lembrando também da variedade de marcas, tipos e tamanhos de tela que os dispositivos mobile possuem, o que torna a adaptabilidade entre esses formatos algo essencial para uma boa experiência de compra.
Tempo de Carregamento
Ainda que o usuário possa estar conectado a uma conexão WiFi de alta velocidade, o tempo que sua página leva para carregar – sem qualquer erro ou quebra de página – influencia muito na experiência e decisão de compra do consumidor. As conexões móveis tendem a ser cada vez mais rápidas, mas deve se atentar para instabilidades de conexão ou ainda uma página sobrecarregada no layout, podendo fazer com que você perca uma venda em menos de um segundo.
Ambiente Seguro
Tanto em uma loja mobile no navegador, redes sociais ou app próprio da marca, o ambiente de pagamento além de ser funcional, deve ser seguro e demonstrá-lo com consumidor, já que ainda existe resistência na etapa de compra onde o cliente insere dados pessoais e principalmente informações de pagamento. Ainda sobre métodos de pagamento, vale lembrar que a tendência é descomplicar cada vez mais essa etapa, destacando opções como “compre com 1 clique” e opções alternativas como Paypal e até Pix, novo Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central.
Uso correto de Gatilhos
O layout, por mais “simplificado” que deva ser, ainda deve usar corretamente dos gatilhos e argumentos de venda que ajudam – e muito – na hora da decisão de compra. Informações do produto, uma descrição direta e completa, fotos em alta qualidade e até mesmo CTAs posicionamentos estrategicamente, são táticas importantes na construção das páginas mobile de sua loja.
Além dessas dicas, existem outras práticas fundamentais para que seu e-commerce performe da melhor maneira tanto no mobile, quanto na versão desktop, além de outros canais de vendas promissores que você pode nem estar usando.
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