Mercado Livre consegue liminar contra o reajuste do frete

Mercado Livre consegue liminar contra o reajuste do frete

O impasse envolvendo o Mercado Livre e os Correios parece que estar longe de terminar. É que, nessa semana, o site de compras e vendas Mercado Livre conseguiu uma liminar na Justiça contra o aumento de preços no envio de encomendas pelos Correios, que teve início no último dia 6.

Em decorrência dessa liminar, concedida pela juíza Federal Rosana Ferri, da 2ª vara Cível Federal de São Paulo, o reajuste dos valores está suspenso para transações realizadas na plataforma.

Mas, não é só isso!

A liminar conquistada pelo Mercado Livre bloqueou a decisão de cobranças extras para entregas no Rio de Janeiro. Essa tarifa adicional por parte dos Correios tinha como fundamento a crise na segurança pública.

Portanto, a justiça determinou que os reajustes nessa localidade sejam feitos apenas com base na inflação oficial.

Segundo a plataforma, esse aumento proposto pela empresa pública representaria um impacto altamente significativo no preço do frete de produtos vendido no Mercado Livre, já que diversas rotas entre cidades fora dos grandes centros terão um aumento de até 51% no valor do frete.

Porém, vale ressaltar que essa medida não vale para as demais companhias que efetuam grandes quantidades de envio e têm contrato firmado com os Correios. Nesses casos, a aumento nos valores das entregas já está em vigor.

A estatal garante que o reajuste para os objetos postados entre capitais e nos âmbitos local e estadual, que representam a maioria das postagens realizadas pela empresa pública, é de 8%.

Mas, não pense que essa história acabou por aí. Ainda há muitos outros capítulos, já que os Correios estão formulando o recurso na tentativa de invalidar a suspensão.

Se você está por fora dessa polêmica, confira o conteúdo completo sobre o assunto aqui no nosso blog.

Autor: Advice e-Commerce

Data: 09/03/2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Postagens