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Marketplace: O que é e os Benefícios para sua Empresa

7 de abril de 2021
E-commerce
Marketplace: O que é e os Benefícios para sua Empresa

Muitas empresas estão buscando novas formas de expandir suas vendas, não somente as que estão migrando para as vendas online, mas também as empresas que já fazem vendas online.

Tópicos

  • O que é Marketplace?
  • Mercado Promissor
  • Encontre seu Nicho
  • Mais Visibilidade, Muito mais Vendas
  • Menos Custos e Facilidade no Gerenciamento
  • Diversidade de Consumidores
  • Frete grátis e Pagamento
  • Pontos Importantes: Atenção aos Detalhes

O que é Marketplace?

Os Marketplaces são sites de comércio eletrônico que agrupam inúmeros vendedores diferentes e independentes entre si, permitindo que eles incluam seus produtos no catálogo, utilizando toda a estrutura e alcance de vendas que a loja já possui. Em troca, geralmente é paga uma comissão sobre as vendas realizadas dentro do Marketplace.
Já existem inúmeros portais que trabalham com essa modalidade no Brasil, mas ainda se destacam os maiores e mais conhecidos varejistas, como MercadoLivre, Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas, Amazon, dentre outras.

Durante a pandemia, essa modalidade ganhou muita força, já que boa parte do varejo físico teve que migrar com rapidez para a internet. Um relatório sobre e-commerce emitido pela Ebit/Nielsen mostrou que os varejistas nessas plataformas tiveram participação de 78% no faturamento total do mercado online. O crescimento desse segmento fica claro com os números: foram R$ 30 bilhões de vendas no primeiro semestre de 2020 somente nas lojas que praticam Marketplace. Isso permitiu que empresas menores, dispostas a se tornarem parceiras, conseguissem alcançar novos e melhores resultados.

Existem vários benefícios em incluir seus produtos em um Marketplace. Reunimos os principais deles e algumas dicas nesse artigo!

Mercado Promissor

Se observarmos em perspectiva mundial, o Marketplace ainda tem muito a crescer no Brasil. Para se ter uma ideia, na China, as compras usando esse canal já representam 90% das vendas online, sendo alta também nos EUA, em 50%. No Brasil, estamos ainda na casa dos 30%. Com a rápida mudança de hábitos de consumo no brasileiro, comprando cada vez mais pela internet, esse segmento ainda tem muito a crescer.

Encontre seu Nicho

Ainda que existam Marketplaces gigantescos que vendem produtos de todos segmentos, muitas empresas optam por focar em seu nicho, podendo assim encontrar um Marketplace que se integra diretamente com seu público consumidor, o que ajuda muito em resultados mais assertivos, ajudando diretamente a alavancar as vendas.

Escolher um nicho de mercado é importante, principalmente porque é onde suas estratégias de marketing serão concentradas. Para isso, antes de iniciar o processo de entrada em um Marketplace, é sábio avaliar o mercado e identificar a demanda para o nicho que sua marca faz parte. Você pode utilizar os maiores buscadores para identificar palavras-chave relevantes do seu nicho, avaliando a quantidade de pessoas interessadas em consumir tais produtos e quais portais de Marketplace existem para incluir sua marca.

Mais Visibilidade, Muito mais Vendas

Um e-commerce pode acabar se perdendo no mar de concorrentes que é a internet. Por isso, inserir seus produtos em um Marketplace pode ajudar muito a alavancar suas vendas, já que esses varejistas são muito mais visitados por diversos clientes, já consolidados no mercado e com alto investimento em marketing. Além disso, grande parte dessas plataformas já oferecem segurança e garantia na hora da compra, deixando todo o processo muito mais alinhado.

Por estar em um espaço com maior visibilidade, é natural que as vendas comecem a crescer. Quanto mais você vende, maior o engajamento que seus produtos terão na plataforma; isso é possível porque você pode receber feedbacks e avaliações de pessoas que compraram seus produtos. Oferecer um atendimento de qualidade, rapidez na entrega dos produtos e informações precisas também são pontos relevantes na hora de vender.

Menos Custos e Facilidade no Gerenciamento

Muitos vendedores consideram os altos custos de manutenção de um site próprio. Por isso, ao usar os Marketplaces como uma vitrine online, você conseguiria muito mais espaço na internet sem gastar tanto. Normalmente, o único custo será uma porcentagem sobre as vendas realizadas, permitindo que você controle seu preço e seu lucro líquido.
Além disso, muitos destes sites disponibilizam
ferramentas de divulgação próprias, sendo através de afiliados ou de impulsionamento de produtos em sua página inicial.

Diversidade de Consumidores

Os grandes Marketplaces possuem visitas de públicos variados. Ainda que alguns possuam um nicho específico, muitas pessoas interessadas em outros produtos podem encontrar os seus enquanto observam o marketplace, o que gera um engajamento muito maior nas vendas. Assim, é possível que surjam novas oportunidades a cada dia, permitindo até que você amplie seu público-alvo e até identifique novas oportunidades de produto.
Ainda assim, lembre-se que é importante continuar utilizando as estratégias de marketing aliadas às da plataforma para conseguir alcançar resultados melhores.

Frete grátis e Pagamento

As formas de pagamento, a credibilidade do portal e a segurança para realizar as compras são detalhes muito relevantes que podem fazer a diferença. Estruturar sua loja virtual própria pode também ser uma alternativa, mas sempre com acompanhamento de profissionais especializados no assunto. Se essa é sua intenção, preencha o formulário no final desse artigo para receber as melhores dicas ao iniciar seu próprio ecommerce 😉

Os consumidores também acreditam que o custo do frete é o principal ponto de melhora em potencial para os Marketplaces. Valores de envio são outro fator chave que pode influenciar na hora de escolher o vendedor mai competitivo.

Pontos Importantes: Atenção aos Detalhes

Após sua decisão em vender em um Marketplace, tenha em consideração que a apresentação do seu produto influencia diretamente na percepção que o consumidor terá de seu negócio. Por isso é preciso garantir fotos de boa qualidade o mais profissional possível, já que esse será o primeiro contato dele com sua marca e produto. A descrição é tão importante quanto, fornecendo detalhes e informações completas sobre o que está sendo vendido. Muitas pessoas deixam de realizar uma compra por falta de informações, então fique atento!

Se você precisa de ajuda para entender melhor como usar o Marketing Digital a seu favor, como montar sua loja virtual ou como inserir sua marca em Marketplaces, preencha o formulário abaixo e tenha a ajuda de uma equipe especialista nesses assuntos!


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