Marketing para E-commerce: 6 Estratégias para Impulsionar as Vendas
Você quer atrair e converter mais clientes? Investir em marketing para e-commerce é uma ação inteligente para impulsionar suas vendas online.
Atualmente, 134 milhões de brasileiros têm acesso à internet, conforme pesquisa revelou Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
Além de ter acesso a um público imenso, a popularização das compras online também está ao seu favor. Porém, a competição é acirrada: 57% das empresas nacionais já vendem pela internet, segundo levantamento do Centro Regional de Estudos do Brasil.
Para se destacar da concorrência e vender mais, é preciso ter um plano de marketing bem traçado. Por isso, acompanhe este artigo para descobrir as melhores estratégias!
Tópicos
Importância de ter um plano de marketing digital para e-commerce
O marketing digital para e-commerce é uma ramificação do marketing que foca na geração de conversões para uma virtual. Ele é essencial para sua marca conseguir alcançar sua persona na internet.
Mas, atenção! Para ter resultados e conquistar seus objetivos, é
Diferenças de vendas em loja física e loja virtuais
No ambiente online, a jornada de compra do consumidor geralmente é mais longa. Ele costuma pesquisar o máximo de informações possíveis antes de se decidir pela compra.
Ele vai procurar conhecer mais detalhes do produtos, ler feedbacks de clientes e até verificar a reputação da loja virtual.
Pensando nesses fatores que motivam a decisão de compra, conheça algumas estratégias para impulsionar suas vendas.
5 Estratégias para Impulsionar as Vendas
Agora que já entende mais sobre a jornada de compra do consumidor na internet, é hora de conhecer as melhores ações de marketing para seu e-commerce. Vamos lá?
#1 Comprove que seu site é de confiança
Antes de comprar, o cliente precisa confiar que seus sites e informações estarão seguros. Por essa razão, é fundamental evidenciar que seu e-commerce é de confiança.
Para isso, você pode aplicar algumas ações, como:
- ter um domínio próprio, ou seja, sua própria URL;
- criar uma página para sua empresa no Google Meu Negócio;
- possuir um site com design agradável e intuitivo para melhorar a percepção do usuário;
- ter indicadores de confiança, como dar destaque aos feedbacks dos clientes;
- usar as redes sociais para engajar seus consumidores. Pequenas empresas podem considerar comprar curtidas no Instagram. Assim, aumenta o alcance da publicação e gera mais engajamento;
- garantir o certificado SSL para que os dados dos seus clientes realmente fiquem seguros.
#2 Promova uma boa experiência ao usuário na versão mobile
As pessoas passam mais tempo na internet pelo celular do que pelo computador. Além disso, muitos brasileiros só possuem acesso à web por meio de um smartphone.
Segundo a Mobile Time e Opinion Box, 85% dos brasileiros que possuem smartphone compram online.
Portanto, é fundamental que seu site seja responsivo e proporcione uma boa experiência ao usuário na navegação mobile, pois a maioria das pessoas acessam pelo celular.
#3 Foque na apresentação do seu produto
Diferente da loja física, o cliente não conseguirá ver de perto todos os detalhes do produto, como tamanho, textura, formato, cor, etc — informações que podem ser decisivas na hora da compra.
Por essa razão, capriche na apresentação do seu catálogo. O vídeo marketing é uma boa estratégia para melhor apresentar o produto, principalmente para aqueles que são mais difíceis de compreender com uma simples foto.
#4 Marketing de Conteúdo
Lembra quando falamos que a jornada de compra do consumidor na internet envolve pesquisa? Para ajudá-lo a encontrar mais informações relevantes e incentivar na tomada da decisão de comprar, invista no marketing de conteúdo.
Essa estratégia gira em torno da produção e divulgação de conteúdos de qualidade que possuem estratégias diferentes de acordo com a fase que o cliente está na jornada de compra.
#5 Retenção de Clientes
Reter um cliente é mais barato e simples do que atrair novos consumidores. Por isso, não deixe de investir em estratégias de retenção.
Um marketing de fidelização é essencial para garantir que esse consumidor te recomende e volte a consumidor os seus produtos/serviços.
Uma ação simples e valiosa é o envio de brindes promocionais junto com o produto comprado. Avalie mandar, por exemplo, brindes personalizados para as primeiras compras.
#6 Anúncios em Mídias Pagas
As ações de marketing visam trazer retornos a curto e longo prazo. Os anúncios em mídias pagas são uma excelente opção para atingir esses resultados a curto prazo.
Os anúncios, para quem tem orçamento disponível, são um forte aliado para consolidar os e-commerces e também para gerar tráfego de qualidade para o site.
Há diversas opções de anúncios em mídias pagas, como o Google Ads, o Facebook Ads, Youtube Ads, Instagram Ads, Bing Ads, LinkedIn Ads e outras fontes de tráfego pago.
Cada plataforma oferece benefícios diversos: o Google é um forte recurso pois possui maior abrangência de público, as campanhas para Facebook e Instagram oferecem vários formatos, e as outras fontes (como o Bing Ads) tem custos flexíveis e que podem comportar dentro do orçamento.
Dessa forma, cabe avaliar qual vale mais a pena e certamente as mídias pagas devem ser consideradas no plano de marketing.
Conclusão
A internet oferece inúmeras possibilidades de impulsionar as vendas da sua loja virtual, já que há um público enorme.
Porém, é fundamental aplicar estratégias de marketing para e-commerce para se destacar no mercado e atrair seu público-alvo.
A boa notícia é que ao seguir as ações que indicamos no artigo, você terá mais chances de alcançar o sucesso com seu e-commerce.
Para mais informações sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para receber o contato de uma equipe especializada em E-commerce e Marketing Digital 😉