Marketing digital para iniciantes

Marketing digital para iniciantes

Sabemos que esse assunto provoca em 90% dos lojistas e empreendedores duas sensações: medo e dúvida. Medo de investir em algo que não dê retorno ou não acertar o segmento, e a dúvida se esse negócio de marketing digital é para sua empresa ou não.

Nós, como uma Agência de Inbound Marketing especializada em e-Commerce temos uma resposta para você!

O investimento vale a pena quando é feito da melhor forma possível e com planejamento adequado. O marketing digital serve para 99% das empresas, sendo que pouquíssimos ramos e nem sabemos dizer quais não se beneficiariam.

Não digo 100%, pois ninguém sabe tudo, mas da indústria ao varejo e serviço, todos são beneficiados, uns mais que os outros, claro.

Vamos listar aqui quais são os 5 pontos que você deve levar em consideração para planejar esse investimento, que pode te trazer alcance de possíveis consumidores e clientes em curto prazo, com valores que cabem no orçamento de sua empresa.

  1. Programe-se

Todos os investimentos que você fez na sua empresa até hoje devem ter tido um prazo de amadurecimento e o retorno foi em meses, talvez anos, quem sabe, décadas.

E por que você quer que o investimento em Marketing seja em dias? Até existe uma maneira de trazer um retorno imediato, mas ele vai te custar um dinheiro desnecessário e não terá a performance desejada pelo seu gerente de marketing.

Recomendo planejamentos de 6 em 6 meses, no mínimo. Se vai investir R$2400,00, então você deve investir R$400,00 por mês, durante 6 meses e fazendo ajustes nos valores, de acordo com as campanhas que te trouxerem maior retorno. Trace as metas e as deixe na parede para que elas nunca sejam esquecidas.

Assim como praticamente todos os setores da empresa, o gestor precisa estar de olho. No marketing, se for feito internamente ou por meio de uma agência, nunca se esqueça, por mais engajado que seja o profissional que esteja trabalhando na gestão desse recurso, ele não será mais que o dono ou gestor.

  1. Acompanhe as métricas

Reuniões quinzenais com a equipe ou agência são essenciais para a evolução inicial do projeto, após 3 meses podemos diminuir para 1 por mês. Claro que se os resultados estiverem aparecendo. Mas isso só serve para o “dono do dinheiro”. O gestor ou agência tem que manter os olhos nas métricas sempre buscando melhorar os números. Dia após dia.

  1. Planeje em cima dos resultados

Como Gustavo Caetano, da empresa Sambatech diria: “Entre o mapa e o terreno, fique com o terreno”.

​Um dos investimentos mais comuns são os CPC (Custo Por Clique). Tanto no Google ou Facebook, após 1 mês de investimento, você terá um número de CPC médio.

Abaixo segue um modelo SIMPLES de conta que pode ser feita para entender como potencializar suas campanhas.

É sempre bom dar uma boa olhada no mercado para ver o que temos de opções de investimento. Existem várias frentes de investimento para atrair público para seu site e negócio.

Mídia Social mais acessada do mundo não tem um poder de decisão de compra, como Mercado Livre e Google, mas pode ser uma ótima oportunidade para achar seu público e começar um relacionamento com ele por meio da própria fan page e de campanhas. Tem um dos CPC’s mais baratos do mercado e uma ótima segmentação para atingir o público certo.

  1. Conheça todas as opções do mercado

Quem nunca entrou em uma loja virtual, por exemplo, Netshoes, e ao entrar no Facebook foi ‘perseguido’ por um anúncio daquela loja? O Remarketing é exatamente para isso.

As principais empresas do ramo são Google Retargeting, Facebook Remarketing, Boo-Box (display nos principais blogs) e Criteo (Display nos principais portais).

Todos eles têm regras a serem seguidas, como por exemplo, a Criteo aceita lojas e sites que tenham mais de 50 mil acessos únicos mensais. Mas vale a pena colocar no planejamento. O resultado é quase sempre garantido.

Todos querem estar bem posicionados no Google, mas poucos conseguem e o jeito é “comprar” as palavras-chave do seu negócio. A grande vantagem é que, acertando a mão nessas campanhas, a conversão e atração de possíveis clientes é relevante, pois quem vai até o Google pesquisar sobre Arquiteto, por exemplo, já está com uma intenção de contratação ou interesse muito bem formado.

Os pontos agora são resolução de dúvidas e possivelmente preço/disponibilidade. A “desvantagem” vem na alta competitividade das palavras, que eleva o preço delas em determinado setores, então recomendamos campanhas de “cauda longa”, mas isso fica para outro material gratuito.

Faça parceria com blogs e pessoas relevantes do meio do seu negócio, pois para alguém que procura uma boa empresa de fisioterapia, por exemplo, a indicação de quem ela confia e “conhece” pode ser boa parte da decisão de compra do cliente.

Além de ajudar o SEO (Search Engine Optimization) para melhorar a posição sua no Google Orgânico. Mas isso, já vamos abordar, superficialmente é, claro, no próximo tópico.

Como dito acima, todo mundo quer aparecer bem no Google Orgânico, e quem vai fazer isso pela sua empresa é o SEO. Essa técnica faz com que sua página suba de posições dentro da página do Google.

Uma agência ou profissional de SEO pode ser um investimento um pouco pesado no início, e o resultado é de médio a longo prazo, normalmente começa a transparecer resultados de 3 a 6 meses.

Mas lembre-se, os resultados ficam por um bom tempo, não diria para sempre, pois se você para no tempo, seu concorrente pode te ultrapassar. A grande vantagem são os cliques DE GRAÇA! Com um bom posicionamento em uma palavra-chave relevante em pesquisas, você pode trazer dezenas de milhares de visitantes no mês, sem gastar nada.

Espero que esse miniguia te ajude a esclarecer dúvidas e melhorar os seus resultados em marketing digital.

O mais relevante é sempre lembrar que com o marketing digital você consegue facilmente um super alcance de clientes com baixos investimentos.

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Data 05/09/2017 – Autor: Advice -e-Commerce

 

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