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Jornada do Cliente: Aumente seu Engajamento e a Conversão de Vendas

30 de setembro de 2021
Consultoria
Jornada do Cliente: Aumente seu Engajamento e a Conversão de Vendas

Se seu negócio anda experimentando baixa conversão de vendas e você sente que há uma falta de engajamento ou dificuldade de se conectar com seu público-alvo?

Nesse rápido processo de mudança do comportamento dos consumidores, grande parte passou a comprar mais online do que antes da pandemia. Uma pesquisa do IDC mostra que 88% dos brasileiros já compram pela internet. Mas, além disso, o crescimento de empresas que passaram a vender no digital também é grande: 65% dos negócios mudarão para o Digital First até o fim de 2021, o que aumenta a concorrência entre as marcas.

Por isso, falaremos de um fator importante para ajudar não só seu negócio a aumentar a conversão de vendas, mas também te ajudar a se posicionar melhor na internet para se destacar da concorrência.

Tópicos

  • Jornada do Cliente: O que é e a Importância para sua Loja
  • Etapas da Jornada e Como Maximizar seu Uso
    • 1- Aprendizado e Descoberta:
    • 2- Descoberta do Problema e Possível Solução:
    • 3- Decisão de Compra
    • 4- Fidelização
  • Estruture sua Jornada do Cliente
Jornada do Cliente: O que é e a Importância para sua Loja

A jornada do cliente consiste no caminho que o consumidor percorre, considerando tudo que acontece desde a primeira interação com sua marca, e não só até o momento em que ele conclui a compra, mas no relacionamento construído e frequência de novas compras.

Criar essa jornada de forma planejada tem a intensão de entender o que dificulta o processo de compra e as desistências (como carinhos abandonados), que tipos de problemas sua marca pode solucionar na vida do público potencial e qual o melhor caminho que você deve traçar para aumentar as vendas e interagir melhor com o público-alvo. Usando esse processo de forma correta, você ainda pode diminuir seus gastos com anúncios patrocinados a longo prazo, assim como aumentar a sua autoridade no segmento em que atua.

Etapas da Jornada e Como Maximizar seu Uso

O mais comum para lojas virtuais é considerar as 4 etapas principais da Jornada do Cliente para desenhar uma estratégia personalizada que seja capaz de atrair mais Leads e fidelizá-los. Abaixo explicamos sobre elas e alguns pontos de destaque que podem ajudar em seus usos.

1- Aprendizado e Descoberta:

Nessa primeira fase, o consumidor não sabe que tem um problema específico, não conhece sua marca e não sabe como seus produtos podem ajudá-lo.
Na primeira etapa de atração, onde você chama os clientes para sua loja, você pode usar tráfego orgânico (acessos através de buscadores) ou tráfego pago (publicidade por anúncios). Caso a dificuldade nessa etapa seja um tráfego insuficiente, pense em:

– Otimizar suas estratégias de SEO, ferramenta bastante potente para ajudar a otimizar o site, trazendo mais tráfego qualificado.
– Mobile First: deixe seu site compatível com dispositivos móveis, que são hoje representam a maior parte de compras no digital. Isso é feito através de sua plataforma de e-commerce, onde a loja é aprimorada com um design responsivo.
– Ofereça conteúdos valiosos em suas redes sociais, blog ou outros canais de contato com o público-alvo.

2- Descoberta do Problema e Possível Solução:

Nessa etapa, seus clientes potenciais já tem conhecimento de um problema e passam a buscar informações e conteúdos relacionados a ele. Aqui é onde sua empresa entra em ação.
Como o cliente busca soluções nessa fase da compra, seu objetivo é oferecer e expor seu produto de maneira que explique de forma direta e clara porque ele é o que o público está buscando. Explore os benefícios do seu produto e o envolva.

É importante buscar maneiras que segurem o cliente em sua loja e que não o deixem desistir da compra. Isso pode ser feito:

– Melhorando a velocidade do seu site, considerando que o tempo médio ideal para um site carregar é de 3 segundos. Isso pode ajudar a aumentar o interesse do consumidor, otimizando a imagem da sua loja virtual.
– Garantindo um bom sistema de filtragem e categorização do seu site, já que explorar seu catálogo de produtos de maneira organizada e funcional é fundamental para ajudar no processo de compra. Use filtros por categorias, fabricantes, marcas, características, dentre outros detalhes que façam sentido.
– Chame a atenção do cliente com banners atrativos e seleções de produtos que são de seu interesse. É importante aproveitar as melhores páginas do seu site para posicionar estrategicamente essas imagens ou links que atraiam a atenção considerando um assunto ou chamada específica.

3- Decisão de Compra

Aqui, seus clientes ainda estão analisando as informações que você disponibilizou, e é onde se transformam em uma oportunidade de venda. Disponibilizando conteúdos completos e relevantes te ajuda a expor melhor como seu produto pode atendê-los e aumenta a percepção de autoridade no assunto de sua empresa. O cliente em potencial decide sobre o produto que mais atende às suas necessidades, decidindo se vai realizar a compra em seu site. Para ajudar nessa etapa, alguns pontos podem fazer a diferença:

– Preços competitivos geralmente chamam a atenção na hora da compra, assim como o valor de envio. Otimize seus preços, mais sem gerar prejuízos. Fique de olho no preço médio do mercado para garantir que seu produto continua competitivo. Estratégias promocionais ou sazonais são uma opção.
– Agilize o processo de checkout, deixando-o prático e com poucas etapas. Trabalhar sua taxa de abandono de carrinho pode trazer um número significante de novas vendas. Faça com que seja uma etapa simples e rápida que o número de desistências diminua. Essa análise pode ser feita por profissionais da área. Mais informações no final desse artigo.

4- Fidelização

Nesse último estágio, os consumidores que se tornaram clientes mantêm o relacionamento com a sua marca e geralmente se tornam propagadores de boas avaliações e depoimentos sobre sua empresa. Para que isso ocorra, é preciso investir na fidelização no pós-venda, garantindo a manutenção do contato com eles, continuando a alimentá-los com conteúdos relevantes ou ainda oferecendo novas soluções.
Considere algumas opções que ajudam a estreitar os laços com seu público:

– Envie e-mails de pós-compra para acompanhar de perto a satisfação do consumidor com o produto e com o processo de compra. Aqui, você pode enviar aproveitar para enviar um Cupom Promocional de Desconto para que ele se sinta motivado a comprar novamente em sua loja.
– Criar incentivos, como programas de fidelidade com base em pontuações e recompensas, ou ainda em planos de compra programada que garantam descontos exclusivos se ele comprar seus produtos com certa frequência.
– Outra forma de buscar a fidelização é garantir que sua empresa ofereça pontos de contato e relacionamento de fácil acesso para o cliente possa tirar dúvidas e resolver problemas de forma rápida e sem dor de cabeça.

Estruture sua Jornada do Cliente

Para garantir que sua Jornada está alinhada com o perfil e comportamento do seu público, é importante que vários aspectos estejam estruturados corretamente, tanto considerando as táticas e ferramentas de Marketing Digital que você usa, assim como a parte operacional do seu e-commerce. Para entender como fazer essa análise da forma correta e receber ajuda em seu processo de Jornada do Cliente, recorra a profissionais especialistas que te ajudarão a desenhar um plano de ação, assim você alcança os resultados de forma muito mais rápida. Preencha o formulário abaixo para receber mais informações de nosso time de profissionais!

 


Tags:
aumentar engajamento, conversão de vendas, jornada do cliente
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