Inbound ou Outbound Marketing: Qual o Ideal para seu Negócio?
Inbound ou Outbound Marketing? Chega de dúvidas na hora de entender melhor esses dois conceitos! Além de compreender as diferenças entre eles, é importante avaliar como e qual aplicar em seu negócio para não só melhorar seus resultados, mas criar um relacionamento com seu público consumidor.
Tópicos
INBOUND MARKETING – O QUE É E COMO FUNCIONA
O Inbound Marketing, no português “Marketing de Atração”, tem como objetivo principal atrair e fidelizar seus possíveis clientes. A ideia principal não é correr atrás do consumidor, mas despertar o interesse dele para que, por conta própria, ele venha até sua empresa e crie desejo pelo seu produto ou serviço.
Essa aproximação é criada através da criação de conteúdos de qualidade, sendo o principal combustível para o Inbound. Portanto, é preciso muito atenção na produção desse conteúdo, já que ele deve se comunicar com as pessoas certas e oferecer assuntos com real relevância.
Entenda seu público: para atrair as pessoas corretas, conheça seu público-alvo muito bem. Sabia de seus interesses, dúvidas e dificuldades, garantindo que então você possa oferecer materiais e conteúdos que o ajudem a resolver algum “problema” ou enxergar uma oportunidade inédita e que o leve a solução: exatamente o que sua empresa oferece. Toda essa trajetória é chamada de Funil de Vendas. O objetivo da empresa é ajudar essas pessoas a passar por todas as etapas até chegar no final, onde realmente concretiza a compra. Para poder oferecer tudo isso ao seu público, é importante identificar os canais ideais para atingi-los, os melhores pontos para conversão. Para identificar os melhores canais da sua empresa, preencha o formulário no final dessa matéria.
Landing pages e formulários são muito usados no Inbound para a captação desses clientes potenciais, que aqui são chamados de Leads. Depois da captação, é importante iniciar um relacionamento com essa pessoa. Um dos ótimos canais para isso é o e-mail marketing, onde ela receberá conteúdos relevantes que aumentem a intenção de compra. Ainda assim, o ideal é analisar qual a melhor estratégia para cada caso.
VANTAGENS DO INBOUND
– Menor Custo: Por ser aplicada no meio digital, os investimentos do Inbound podem ser até 63% mais baratos do que o Outbound, dependendo das estratégias adotadas. O valor está relacionado ao meio utilizado para divulgação do produto, e no digital o custo tende a ser bem inferior às mídias tradicionais.
– Facilidade de Adaptação: por permitir um acompanhamento em tempo real do resultado de suas ações, é muito mais fácil identificar alterações e adaptações necessárias para aumentar a efetividade das suas estratégias. Se necessário, tudo pode ser feito imediatamente, o que ajuda a gerir melhor seus investimentos.
– Contato mais “Natural”: Ao contrário do Outbound, o Inbound gera uma conexão menos incômoda, já que o próprio cliente acessa seus Conteúdos ou Gatilhos por vontade própria. A iniciativa parte dele, o que diminui o atrativo e aumenta a chance de conversão.
OUTBOUND MARKETING
O Outbound Marketing, também chamado de “marketing tradicional”, tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é buscar o comprador ativamente e não necessariamente gerar um interesse para que ele venha até você.
Essa classificação de marketing é mais antiga, e teve início com o uso de propagandas no rádio, na TV, jornais, revistas, com a criação da mala direta, patrocínio de eventos e outras maneiras de buscar clientes nos meios mais tradicionais da publicidade.
Com a internet e o avanço do Marketing Digital, O Outbound viu outras formas de buscar o cliente dessa maneira mais agressiva. Você com certeza já foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet, viu banners de anúncios em sites que você visita ou publicações patrocinadas nas redes sociais, além de e-mails que possa ter recebido.
Na modalidade do Outbound, o investimento difere bastante do Inbound já que mídias tradicionais tendem a ser bem mais caras. Além de que, se você corta o investimento de uma hora pra outra, você deixa de ser visto totalmente. No Inbound isso não acontece, porque seus conteúdos continuarão na internet e poderão ser acessados sempre – desde que você queira
VANTAGENS DO OUTBOUND
– Eficiência por Investimento: para empresas que possuem mais recursos para investir, o Outbound costuma ser muito eficiente.
– Rápida Atração e Aquisição: Novos clientes podem ser atraídos de forma mais rápida do que pelo Inbound, que possui um ciclo de venda mais longo. Ainda que não tão qualificado e com menos potencial de fidelização, é eficaz no volume de vendas.
– Abordagem impessoal pode ser vantagem: as técnicas de propaganda em televisão, rádio e outdoors, por exemplo, são valorizadas em mercados mais tradicionais ou B2C em estratégias específicas.
COMO ESCOLHER A CORRETA?
Depois de conhecer melhor essas duas modalidades de atuação para aumentar suas vendas e cultivar mais consumidores, pode ser que ainda não tenha ficado claro qual a ideal para sua empresa.
Ainda que pareça complexo, em grande parte dos negócios, as duas modalidades podem e devem ser utilizadas juntas. Se for desenvolvida uma estratégia assertiva, ambas vão se complementar para um resultado ainda melhor do que as usando de forma isolada. É preciso analisar quais são seus objetivos e, assim, montar uma estratégia adequada, alinhando como cada tipo deve atuar em suas ações e na aquisição de Leads.
Todo esse trabalho será melhor desenvolvido se uma equipe especialista auxiliar em todo o fluxo de ações que devem ser aplicadas em seu negócio, te ajudar a avaliar seu ROI, o retorno sobre o investimento que você está fazendo, além de fornecer relatórios e sugerir o caminho ideal para conseguir seus objetivos.
A Advice trabalha com Marketing Digital em empresas por todo o Brasil e tem um time completo para auxiliar em suas estratégias.
Preencha o formulário e entenda muito mais sobre Inbound e Outbound Marketing para o seu negócio!