Heatmap: O que é? Como usar no meu e-commerce?

Heatmap: O que é? Como usar no meu e-commerce?

Baixe agora nosso E-book

Heatmap ou “mapa de calor” é uma técnica um pouco mais avançada de usabilidade e experiência do usuário, por meio da qual você consegue ver, por amostragem de grupos de clientes, como eles se comportam no seu site.

Neste mapa, é possível visualizar os pontos que recebem mais cliques e entender um pouco mais sobre o comportamento dos usuários. Em uma área que recebe mais cliques, o local fica mais próximo da cor vermelha. Já em áreas com menos ou nenhum clique o indicador vai se distanciando do vermelho, passando pelo amarelo, até ficar azul.

Heatmap, como usar?

A partir desse mapeamento, você consegue extrair informações valiosas como, por exemplo, locais onde o cliente pensa haver um botão e não há nada. Ou um simples botão de “comprar” que está tendo baixa interação do usuário. A partir desses insights você pode promover ajustes no layout.

 

Heatmap

Além disso, as mesmas ferramentas que fazem esse trabalho costumam “gravar”, de forma anônima, as sessões dos usuários.

Sim, em vídeo! Graças a isso você pode assistir como um cliente se comporta, onde ele clica, por onde o mouse dele passeia. Informações de fundamental importância para que você possa tomar decisões sobre mudanças no layout de seu site em relação ao que pode realmente fazer a diferença. A ferramenta mais famosa a realizar todas as ações descritas acima é o Hotjar.

Baixe agora nosso E-book

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Postagens