Teste e-commerce: Com que frequência você testa o seu e-commerce?

Teste e-commerce: Com que frequência você testa o seu e-commerce?

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Teste e-commerce, usabilidade e compras são primordial para o sucesso nas vendas e para saber se as “coisas estão no lugar”, alguns testes são fundamentais para sua loja. Confira!

Teste e-commerce são essenciais

A tecnologia nunca funciona 100% do tempo, vira e mexe ela acaba deixando a gente na mão, isso é normal, e todo mundo que usa algo do tipo já passou por isso. Mas e a sua loja virtual? Além de estar suscetível a esse tipo de problema, ela é um potencial alvo. Pois uma plataforma de e-commerce é um conglomerado de varias empresas de tecnologia.

Teste a usabilidade e compra

Plataforma, sistema de pagamento, sistema de anti-fraude, frete, ERP, busca, vitrine, entre outras. Cada parte é de uma empresa especifica e está integrada via API, e se você tiver algum problema com alguma delas, pode ver sua operação parar de vender. Então, qual a melhor maneira de descobrir falhas em seu e-commerce? Ora, realizando compras nele! O teste e-commerce devem ser feitos SEMPRE, nunca deixe de testar seu site, estes teste e-commerce podem ser algo bem simples e muito eficaz porém sempre pensando na usabilidade do cliente dentro de sua loja. Como Bruno Nardon (founder da Kanui e Rappi) já me disse: “A melhor maneira de melhorar seu produto é usando-o”.

Cultura de análise de dados

Para que isso se torne rotina na vida de alguém que administre um e-commerce, é preciso implantar uma cultura de análise de dados. Você precisa saber qual a média de venda que seu e-commerce tem por hora, por dia, por semana, por mês e ir comparando com o mesmo período do dia anterior, do mês anterior, do ano anterior. Para facilitar, existem inúmeros programas que trazem informações relevantes nesse sentido, mas o principal deles ainda é o Google Analytics. E é de graça!

Acompanhando esses números, ao surgir qualquer anomalia ou comportamento fora do padrão, você precisa identificar o que é. Se for algo positivo, que campanha, origem, mídia, canal ou ação trouxe esse pico de acesso, venda ou ticket médio. Se uma variação negativa, você precisa saber se é algo externo ou se seu e-commerce está com problemas no pagamento, por exemplo.

Quer saber mais dicas de tecnologia de como monitorar isso? Acesse nosso e-book e confere lá. É de graça.

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