Estratégias de frete garantem boas vendas na Black Friday
Depois do preço, o frete é um dos grandes protagonistas na hora do consumidor decidir pela compra. 44% das pessoas que percorrem toda a jornada de compra até o carrinho desistem do produto em virtude do alto valor do frete, segundo uma pesquisa da Ivesp CRO.
E é justamente na Black Friday que esse fator ganha ainda mais peso. Ele pode ser determinante para a conversão, sobretudo nesses períodos promocionais, onde existe uma verdadeira guerra para fisgar o cliente.
Você sabia que pesquisas por valores de frete durante a data é 10 vezes maior em comparação a um dia normal?
Por isso, esse é o momento de você montar suas estratégias de frete que esteja aliada à aquisição de clientes e também ao seu lucro. Estruture suas políticas de frete e evite que esse fator impeça a conclusão de compras na sua loja virtual durante a Black Friday.
Promova o custo de frete
Uma ótima estratégia para aproveitar o consumo na data é investir em anúncios e outras ações promocionais na tentativa de atrair tráfego para seu comércio eletrônico a fim de promover o custo de frete no carrinho de compras, o que aumenta a conversão.
Revise valores e defina áreas de risco
Nunca se esqueça de revisar os percentuais e valores com as suas transportadoras. É importante também que sejam definidas as áreas e produtos que possam ter risco de entrega. Se puder e conseguir, faça acordo de tempo máximo de entrega.
Frete grátis é sucesso
O frete grátis é sempre uma excelente estratégia em qualquer época do ano. Na Black Friday, a disputa pelos compradores é ainda mais acirrada. Por isso, se possível, pratique o frete grátis.
Uma dica é dar destaque para produtos que tenham menor risco de extravio, quebra ou devolução. A precificação desses produtos também precisa ser levada em consideração, assim como os custos operacionais. Isso diminui a chance de prejuízos ao lojista.
Outra dica muito importante é utilizar frete grátis em produtos que você tenha boa margem de lucro.
Monitoramento de entrega seguro
Utilize sistemas de rastreamento que garantam mais segurança e uma boa experiência de compra ao consumidor. Se você não trabalha, comece a trabalhar com transportadoras que possuem sistema de rastreamento. Hoje em dia oferecer informações atualizadas e corretas ao seu cliente é fundamental.
Trabalhe com uma ferramenta específica de gestão de frete. Para ter sucesso, integração e tecnologia é a palavra-chave!
Logística reversa eficiente
A principal regra é não dificultar a vida do seu cliente na hora de fazer trocas ou devolução. Por isso, defina regras simples e claras. Isso proporciona mais segurança para o seu consumidor na hora de fechar uma compra.
Então, uma dica valiosa é avaliar quais produtos podem ter maiores chances de devoluções e trabalhar com prazos ou condições diferenciadas. Firme acordos com transportadoras sobre a coleta desses produtos.
No caso de alguns produtos, vale mais a pena reembolsar o cliente mesmo sem seu retorno, pois o frete de retorno pode sair mais caro que o produto.
Uma dica é utilizar modelos mais simples como a etiqueta dos Correios, para que o próprio consumidor faça a postagem, pode garantir maior eficiência na operação de logística reversa.
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Data 16/11/2017 – Autor: Advice -e-Commerce