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É possível se inspirar em lojas virtuais gringas?

5 de setembro de 2018
E-commerce
É possível se inspirar em lojas virtuais gringas?

Essa é, com certeza, uma pergunta bem difícil de responder e, claro, ficar em cima do muro é fácil. A verdade é que não existe uma regra para isso, toda inspiração é sempre válida.

Uma dica bem importante na hora de montar um layout de loja ou preencher um briefing de uma agência, que executará o projeto é ter em mente que no Brasil existem diferenças socioculturais, que nos obrigam a seguir alguns padrões na montagem lógica do layout.

Tudo isso levando em consideração que seu público pode sim ser classe A/B, já que as regras, no geral, não vão mudar muito. Algumas ‘manias’ dos brasileiros não mudam muito, nem mesmo com mais educação ou condições financeiras acima da média.

Então, confira as principais diferenças entre as lojas brasileiras e gringas e como desenvolver uma loja de sucesso:

Atenção ao layout

Ao planejar seu layout, pense que, por mais que queira mostrar um conceito e entregar a essência da sua marca, você é um varejo e branding não paga a conta, vendas sim.

Antes que pense bobagem, não sou contra o branding e posicionamento da marca; pelo contrário, sou fascinado por marcas que fazem isso. No entanto, lembre-se que se é, por exemplo, uma marca de produtos esportivos, possivelmente você não é a Nike, Adidas, Netshoes e nem a Centauro.

Então, sua loja não tem a Autoridade de Marca que essas empresas possuem e para conquistar a sua, leva-se muito tempo e um bom dinheiro. Vamos levar em consideração que você não tenha essa grana toda para investir nas novas modinhas do mercado, que é o Branding Content e Storytelling.

Fique atento à área nobre

Então, sejamos práticos, o mais importante em um e-commerce é a área nobre do site, que nada mais é do que a primeira parte da home (página principal). Nela, o celular ou computador, ao carregar o site, entrega a primeira impressão ao cliente.

Portanto, essa área deve deixá-lo surpreso, além de ser agradável e, claro, de fácil entendimento.

Categorias bem visíveis

Somado a isso, as categorias precisam ser bem definidas, com nomes claros e, se possível, com ícones, a fim de facilitar a vida do usuário. E é justamente nesse aspecto que os e-commerces estrangeiros diferem-se das lojas nacionais.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as categorias da maioria das lojas ficam ao lado, em um botão ou são comprimidas em algum canto. No Brasil, devemos mostra-las e com orgulho.

Campo de pesquisa em destaque

O campo de pesquisa é outro aspecto que destoa muito dos e-commerces brasileiros. Nas lojas gringas, ele normalmente fica no canto superior direito ou esquerdo e, muitas vezes, encontrá-los é quase uma gincana.

Nas lojas virtuais brasileiras, coloque o campo de pesquisa em destaque acima das categorias e chame a atenção para ele com escrita clara e grande. Isso porque, estatísticas demostram que mais de 90% das compras passam pela pesquisa.

Banners, tarjas e botões

Banners da home devem ter sim promoções e em destaque, com preços, condições e tudo que você tem direito. Vender conceito é legal, mas primeiro, vamos pensar em pagar as contas, ok?

Ainda nessa área, a tarja de vantagens pode ser uma boa. Como já virou quase que um padrão, vale a pena ter abaixo dos full banners uma tarja com as vantagens oferecidas pela loja. Aliás, a tarja é um outro ponto que layout gringo não tem.

Por fim, o botão comprar!

O nome já diz tudo, né? Não invente moda, não coloque “descubra”, “detalhes” ou coisas do tipo. Você é um varejo e o botão tem de remeter a compra, sempre. Adicionar ao carrinho, pode ser uma opção.

Montar a sua loja não tem segredo, tem estratégia. Então, coloque em prática esses conceitos e torne-se um e-commerce de sucesso.

Na Agência Advice você encontra uma equipe especializada em marketing digital e e-commerce.

Revisão: Angelica Helena

Autor: Agência Advice  05/09/2018

 


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