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E-commerce Rural: Tendência Próspera da China para o Brasil

26 de maio de 2021
Consultoria
E-commerce Rural: Tendência Próspera da China para o Brasil

As vendas pelo meio virtual no varejo de produtos agrícolas vem crescendo muito nos últimos anos, sendo apelidado de e-commerce rural. Esse avanço no setor promoveu a industrialização e padronização do desenvolvimento do setor agrícola da China, aumentando a renda dos agricultores e a capacidade de consumo, promovendo uma vitalização rural no país, segundo um relatório emitido pelo Conselho Chinês para o Comércio Internacional.

O mercado de comércio eletrônico da China é o maior do mundo. Já em 2019, o país gerou US$ 1,94 trilhão em vendas online, representando 54,7% do mercado global. Com a melhoria da infraestrutura local e a penetração de plataformas de e-commerce em áreas rurais, o varejo digital transformou a estrutura do segmento e a oferta de serviços, oferecendo aos consumidores de produtos rurais opções mais diversificadas e de maior qualidade.

Mercado Próspero para Investir

No Brasil, a qualidade dos alimentos tem sido um assunto cada vez mais discutido na mesa de parte da população, mostrando mais interesse pelo consumo de produtos orgânicos a cada ano. Ainda considerando um país de terceiro mundo, se começa a notar mais valorização pelo consumo de produtos vindos diretamente do campo, livres de agrotóxicos e de origem mais humanizada, o que favorece pequenos produtores.
O relatório chinês ainda mostrou que o e-commerce ajudou a aumentar a receita de pequenos agricultores, gerando mais de R$8.000 de renda extra, na cotação de 2021. A previsão é que essa tendência tenha um aumento do uso de canais digitais após pandemia. Essa nova forma de vender diretamente ao consumidor final é muito próspera e possui campo de crescimento, já que ainda se percebe a falta de estrutura e conhecimento por grande parte dos produtores, seja no modelo familiar, até os médio produtores. Ao aderir ao comércio digital, os produtores possuem uma alternativa para escapar dos intermediários e da burocracia impostos pelo mercado convencional. No caso do e-commerce, os micro, pequenos e médios empresários podem se relacionar diretamente com o consumidor final.
Na China, esse mercado já é ultracompetitivo. Apenas uma plataforma de vendas online, o Pinduoduo, registrou vendas de US$ 9,3 bilhões em 2019, de produtos hortifrúti oferecidos por camponeses às pessoas em cidades chinesas através dessa plataforma. Esse método é um revolução para produtores familiares que usam essa plataforma para a venda de grãos, legumes, hortaliças e ovos.

Números do setor no Brasil

O agronegócio brasileiro que já começava a enxergar o aumento gradativo do uso de canais digitais para vender produtos, devendo observar um período de crescimento exponencial com o aumento do setor do e-commerce durante e, muito mais, após o fim da pandemia. O ritmo ainda poderia ser muito mais forte se não houvessem os gargalos com infraestrutura, segurança digital e com problemas na experiência do usuário com as plataformas de vendas. Falta de experiência pode ser um problema, mas existem equipes especializadas na gestão de lojas virtuais, se quiser saber mais sobre esses profissionais, preencha o formulário no final desse texto.

O uso e exploração desse novo mercado tem se mostrado essencial para a sobrevivência dos pequenos agricultores. O uso de tecnologia e atualização nos modelos de negócios são um ponto importante a cada dia que passa, ainda mais após o início da pandemia. É comum na agricultura familiar que uma produção diversificada de produtos encontre dificuldades de adesão ao comércio convencional. Essa barreira pode ser superada no e-commerce, uma vez que a oferta atinge um número mais abrangente de consumidores em todo o território regional, nacional e até internacional.

O estudo “A mente do Agricultor Brasileiro na Era Digital” feito pela McKinsey, mostrou que 36% dos produtores brasileiros consultados entre janeiro e fevereiro de 2019 costumam realizar compras online para a fazenda, contra 24% nos Estados Unidos. Antes mesmo da Covid-19 afetar o mundo todo, já havia um grande interesse do produtor local pelo uso desses novos meios. A vantagem dessa forma de comercialização é a possibilidade de o produtor conseguir gerenciar o negócio com mais precisão e segurança, além de aumentar sua rentabilidade, uma vez que ele ficará livre dos atravessadores. Gerindo todo o modelo de vendas pela internet, o pequeno empresário ganha mais tempo e flexibilidade para otimizar a produção, afinal, não precisará se ausentar para efetuar vendas.

Eliminando Dificuldades Tecnológicas

A questão é que a complexidade do trabalho que deve ser desenvolvido no digital nem sempre é levada em conta na fase do planejamento, o que causa que muitos desistam por falta de conhecimento ou estrutura, perdendo a chance de lucrar em um mercado em grande crescimento. Ao criar o e-commerce próprio, o agricultor precisa ter uma plataforma, garantir uma comunicação visual eficiente aliada à fácil navegação do usuário, fazer uma boa apresentação de seus produtos e expor com uma precificação adequada, cuidar do envio do produto até a entrega final, e ainda, criar um pós-venda eficiente com um atendimento ao consumidor.

É muito trabalho na frente de um computador, para quem tem como costume o trabalho rural lidando diretamente com a natureza. Para ajudar os produtores a entrarem no mundo digital, possuímos uma equipe especializada em tudo relacionado à criação de lojas virtuais, gerenciamento, planejamento, divulgação de seus produtos, assim com uma consultoria completa para seu negócio investir no marketing digital. Coloque seus dados agora no formulário abaixo e tenha informações preciosas que podem ajudar seu negócio prosperar muito no mercado online!


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