Diferencial Competitivo de Mercado!

Diferencial Competitivo de Mercado!

foto Talitha blog AdviceDiferenciais competitivos de mercado são as características de um produto ou serviço que os diferenciam da concorrência. São esses detalhes que os tornam únicos na mente do consumidor durante o processo de compra, fazendo com que ele prefira o produto A ao produto B; a empresa X à empresa Y.

Em um mercado cada vez mais competitivo, uma tarefa bastante árdua é criar relevância na mente do consumidor para que ele enxergue uma vantagem e opte pelo seu produto.

Dentro desse cenário, torna-se cada vez mais importante entender quem é seu real cliente, para quem você vende e o porquê vende. Logo, entender que as buyer personas auxiliam bastante nesse processo, porque passa a conhecer com quem você fala e quais são os fatores que são decisivos para a conversão.

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Vale destacar que os diferenciais competitivos só fazem algum sentido quando o seu público-alvo realmente percebe esses atributos.

Ou seja, além de possuir estes diferenciais, é importante divulgá-los de forma adequada, já que é através desses diferenciais que se ganha notoriedade: as pessoas comentam as  atitudes das empresas que se destacam; decidem a sua compra pela qualidade do produto, pelo frete grátis, pelo preço, atendimento, marca famosa de grande visibilidade, condição de pagamento, prazos, etc, etc, etc..

Agora vamos fazer um pequeno exercício:

Pegue um papel, uma caneta. E responda as seguintes perguntas:

  • Por que eu vou comprar o meu produto e não o do concorrente?
  • O que o meu produto tem de melhor que o concorrente?
  • O que não está sendo feito pela concorrência que poderia ser aplicado ao meu produto?
  • O meu produto é realmente inovador?
  • O meu produto segue as tendências de mercado mais atuais?
  • O meu atendimento é primoroso?
  • Tenho bons prazos de entrega?
  • Tenho boas condições de pagamento?
  • E quais são as condições de pagamentos da concorrência?

É importante destacar que de nada vale ter uma grande quantidade de  diferenciais e estes serem percebidos por qualquer um. Os diferenciais precisam ser notados e percebidos pelos seus clientes e futuros clientes.E aí sim teremos empresa e produtos cujo foco está realmente voltado aos interesses do cliente.

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Autor: Agência Advice – 26.04.2019

Leia mais: Saiba como criar personas!

 

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