Dicas para vender mais ingressos em seu evento

Dicas para vender mais ingressos em seu evento

Vender ingressos sempre foi um assunto delicado no mercado de eventos, afinal, mesmo que o organizador consiga vender todos lotes esperados, ainda assim, é possível que o número de desistentes de compra seja considerável.

Mas toda essa dificuldade pode ser minimizada com a coleta de dados constante dos seus potenciais participantes. Por isso, preparamos algumas dicas e truques que todos os organizadores de eventos precisam saber para converter inscritos e conquistar cada vez mais participantes no site do seu evento.

Por onde começar?

Defina seus indicadores

Antes de analisar o site, é necessário criar um ou mais indicadores-chave, ou seja, os KPIs (Key Performance Indicator). Geralmente, esses indicadores são personalizados de acordo com os seus objetivos, que, na maioria das vezes, será a venda de ingressos, auxiliando na gestão e medindo os resultados.

Por isso, é importante que você encontre possíveis formas para atingir seu objetivo principal e comece essa otimização a partir de um planejamento bem definido.

Fique de olho nas métricas e dados!

Você sabe quais os principais CTAs que convertem os potenciais participantes em inscritos? O seu orçamento de marketing está sendo gasto nas plataformas corretas? As informações importantes estão visíveis no seu site?

Na maioria das vezes, um usuário navega por uma página da Web e faz uma pesquisa no Google ou redes sociais e essas informações do comportamento online dos consumidores são coletadas e podem ser analisadas.

Se focar nessa análise, você poderá pensar em possíveis ações para melhorar a conversão de inscritos do seu evento, reduzir as despesas de marketing e um aumentar na venda de ingressos. Lembre-se: dados podem ajudar a vender mais ingressos.

Relatórios de aquisição

Se você está organizando uma convenção de vendas e investiu o seu orçamento de marketing em uma revista de negócios totalmente focada na sua persona, como irá mensurar o retorno desse investimento? Você consegue saber exatamente quantas pessoas visualizaram esse anúncio? Bem, no meio digital, esse retorno pode ser calculado de uma maneira muito mais simples e uma delas são os relatórios de aquisição.

Os relatórios de aquisição mostram como os participantes buscam e chegam ao site do evento. Ou seja, com esses dados, você tem em mãos os canais que os seus clientes usam para procurar por eventos como o seu.

Eles servem como guia para que você consiga pensar em possíveis ações para melhorar a taxa de conversão, afinal, os anúncios podem até estar em locais estratégicos, mas eles realmente estão gerando tráfego para seu site e resultando na venda de ingressos? Se a resposta for não, seu dinheiro e investimento poderia ser utilizado em outro lugar, não é mesmo?

Por isso, você deve se esforçar para que o ROI – retorno do investimento – valha realmente a pena para o seu evento. Afinal, no mercado de eventos qualquer economia inteligente é bem vinda.

Relatórios de comportamento

Agora que o potencial participante já está no site do seu evento, você sabe o que ele está procurando? Como está interagindo com a página? Quais os principais botões que clicou? Qual o palestrante ele se interessa mais?

Os relatórios de comportamento podem ajudar a descobrir quais as páginas que estão funcionando bem ou os principais motivos dos usuários abandonarem o carrinho de compras antes de adquirirem o ingresso. Com eles, você pode melhorar as páginas com pior desempenho e redirecionar o tráfego para as páginas mais acessadas.

É importante lembrar que oferecer a melhor experiência ao usuário que acessa o seu site irá refletir diretamente na taxa de conversão de ingressos do seu site. Por isso, é importante que pense em um site que agrade seus participantes e transmita exatamente o que eles esperam ao acessá-lo, como por exemplo, as informações básicas – como nome, data, local e como adquirir o ingresso – do seu evento na primeira dobra da página.

Aproveite-se do Remarketing

Agora que você sabe como os seus participantes interagem com o seu site e os caminhos que os levaram a comprar ou não um ingresso, você já conseguiu vender a cota necessária para pagar toda a sua despesa com o evento e lucrar?

Se a resposta foi não e você ainda precisa vender mais ingressos, acalme-se! Existe uma forma inteligente de segmentar os potenciais participantes que chegaram até seu site e quase compraram seus ingressos… Bem-vindo ao maravilhoso mundo do remarketing!

Ao coletar os dados dos participantes no site do seu evento, você pode criar anúncios online usando o Google AdWords e direcionar os usuários que clicaram para comprar o ingresso, mas não finalizaram a compra. Só não esqueça de refletir sobre os reais motivos que os fizeram ¨desistir da compra¨ ou ¨deixar para depois¨.

Você pode considerar o remartketing como um “lembrete” de algo não finalizado, atraindo usuários para concluírem a compra dos ingressos do seu evento. Além disso, também pode utilizar o remarketing para segmentar seus anúncios personalizados, aumentando as chances de converter inscritos.

Em conclusão

Você, como organizador, sabe a importância da venda de ingressos para garantir o sucesso do seu evento. Por isso, qualquer forma de otimizar esse processo e converter ainda mais inscritos, é bem-vinda.

Quanto antes colocar em prática essas dicas, melhor vai compreender seus clientes, aumentar o retorno do investimento (ROI) e produzir campanhas mais assertivas e direcionadas para a venda de ingressos.

Lembre-se que você pode utilizar os dados do site do seu evento e dos seus participantes ao seu favor. Claro que todo esse processo demanda tempo e muita atenção. Por isso, é importante ter a ferramenta certa para ajudar na otimização da sua estratégia de divulgação e venda de ingressos.

Se você está em busca de novas formas para otimizar a estratégia de divulgação do seu evento, melhorando o desempenho de SEO e a taxa de conversão de visitantes para inscritos, conheça o Promote e o Register da mobLee!

*Artigo escrito por Júlia Vidigal Munhoz, Analista de Marketing e Conteúdo da mobLee.

 

Data 23/11/2017 – Autor: Advice -e-Commerce

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