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Dark Store: Tendência de Mercado para sua Marca Vender Mais

26 de agosto de 2021
Consultoria
Dark Store: Tendência de Mercado para sua Marca Vender Mais

Nos últimos anos, ainda com a pandemia de 2020, a grande transformação digital teve um aceleramento no mundo e no Brasil. Com ela, hábitos de consumo e compra que antes pertenciam somente ao físico, se incorporaram no digital, abrindo portas para muitos negócios iniciarem suas atividades ou ainda expandirem suas vendas.

Até itens de consumo rápido e perecíveis, que tradicionalmente tinham resistência ao e-commerce, estão agora também cada vez mais sendo vendidas no online.
Com essa nova perspectiva de mercado surgindo onde tudo pode estar à venda no digital, surgem muitas oportunidades para negócios aumentar seus lucros, mas também se exige transformações e adaptações para melhorar as vendas de lojas que antes trabalhavam somente no físico, ou novos negócios que estão aproveitando o crescimento do mercado digital. E é nesse cenário, que o conceito de Dark Store tem se tornado uma tendência nessa Nova Era de Consumo.

Tópicos

  • O que é uma Loja “Dark Store”
  • Modelos de Lojas “Dark Store”
  • Conheça as Vantagens
  • Como Montar uma Dark Store?
O que é uma Loja “Dark Store”

Mas ao mesmo tempo que houve esse crescimento nas compras online, cresceu também o nível de exigência dos consumidores. Uma pesquisa da Global Consumer Insights indica que quase a metade dos brasileiros (45%) já possui interesse em comprar itens básicos do cotidiano regularmente via Internet. Além disso, 64% deles estão dispostos a pagar mais caro no frete por uma entrega mais rápida ou até no mesmo dia.

E é nesse sentido que as Dark Stores, ou “Lojas Escuras”, estão ganhando terreno. São lojas com um espaço físico que não tem como objetivo principal o atendimento aos clientes, mas funcionar como centro de retirada, gestão de estoque e onde é feita a logística de envios. São negócios com atuação local em regiões específicas, ou podem estar espalhadas em diversas regiões do país para que o cliente receba seu produto de maneira mais rápida.

Modelos de Lojas “Dark Store”

Ainda assim, existe mais de um modelo de Dark Store. Entenda a diferença e qual pode funcionar melhor para sua empresa, o que depende do seu setor de atuação e de sua demanda dos consumidores.

– 100% distribuição: nesse modelo, todo o espaço da loja é transformado ou funciona como uma central logística. O espaço físico deve estar configurado para que possa ser feita uma seleção rápida dos produtos para montagem dos pedidos de retirada ou envio.

– Loja Híbrida: nesse outro caso, a loja física é dividida em duas áreas: área de estoque e logística onde os pedidos são separados, assim como uma área para vendas, usada para atendimentos presenciais. Funciona como um ponto de contato presencial onde o cliente pode ter uma experiência com a marca, com demonstrações de produtos, por exemplo.

Independente do modelo, o objetivo é sempre otimizar de forma significativa a experiência do consumidor, disponibilizando não apenas o melhor canal para comprar o produto, mas a opção de frete mais adaptada a ele de acordo com seu perfil e interesse. Não é exagero dizer, por exemplo, que a transformação digital passa não apenas pela aplicação da tecnologia nos processos internos do seu negócio, mas pelo objetivo em entregar melhores serviços e estabelecer um relacionamento mais forte e sincero com seus clientes.

Conheça as Vantagens

Integração dos Canais de Venda

Esse modelo funciona muito bem quando você possui uma integração dos pedidos de todos seus canais de vendas. Hoje muitas marcas atuam com sua loja virtual, estando presentes também em marketplaces, lojas físicas, franquias e outras formas para aumentar a atuação e presença no digital. É uma ótima maneira de aumentar a quantidade de pedidos, mas para que isso funcione bem, integre seus sistemas e garanta fluidez no seu fluxo de vendas, evitando dores de cabeça e decepção de clientes. Para entender melhor sobre isso, você pode preencher o formulário no final desse artigo.

Presença Virtual e Física

A partir de 2020, também com o isolamento social, houve um crescimento de vendas no digital, mas é importante lembrar que boa parte deles voltará a visitar espaços físicos no futuro. Os diferentes modelos de Dark Store possibilitam que os clientes sempre encontrarem o produto que desejam, independentemente do canal de serviço, por isso é importante considerar qual modelo é o ideal para seu negócio, considerando seu segmento, seu catálogo de produtos e o perfil de seus consumidores.

Redução de Custos

Se formos pensar no modelo Dark Store que foca nos pedidos feitos pelo digital, muitos custos relacionados à estrutura e uma equipe de loja focada no físico podem ser economizados. É uma opção para negócios que estão com movimento reduzido e que possuam uma boa localização estratégica da cidade. Foque na expansão de vendas locais com prazos de entrega rápidos ou retirada. E para negócios que vão começar nesse modelo, não existe a preocupação em investir em pontos comerciais e grandes reformas para deixar o estabelecimento mais atraente.

Facilidades Operacionais e Logísticas

As Dark Stores simplificam o processo de separação de produtos, já que a disposição de estoque no espaço da loja e os processos de checagem e pagamento são desenhados especificamente para os pedidos online.
Assim como manter um local que funcione 100% para os pedidos digitais garante que a loja mais próxima do cliente irá separar os produtos. Dessa forma, passa a ser possível entregar mais rapidamente com um custo muito menor.

Eficiência de Estoque

Quando pedidos são processados a partir de lojas físicas convencionais, sempre existe o risco de algum produto com baixo estoque ser pedido online e, ao mesmo tempo, estar no carrinho de um cliente no ponto de venda. Em uma Dark Store, esse risco de ruptura deixa de existir, já que o estoque é acompanhado em tempo real.

Testes de Novos Produtos

É possível realizar testes de novos produtos em regiões e situações específicas, com a coleta de dados do seu e-commerce ajudando a entregar mais insights sobre a aderência do produto junto ao perfil do seu público. Como é possível centralizar o estoque desses itens em menos locais do que no modelo de lojas físicas tradicionais, o custo logístico é menor.

Operação 24 Horas

Lojas físicas 24 horas nem sempre são viáveis, seja por questões de segurança ou pela falta de demanda durante o período da noite e madrugada. Uma Dark Store tem potencial para atendimento 24 horas ou no modelo de seu interesse, o que diminui o tempo de entrega e melhora a experiência do consumidor. Considerar a região de atuação, perfil do público e a possível demanda em horários alternativos é recomendado, já que pode ser um diferencial competitivo.

Como Montar uma Dark Store?

Para iniciar uma operação nesse modelo, o empreendedor precisa pensar em inúmeros fatores antes de inciar o planejamento e as vendas.

Coisas como localização, estratégias de comunicação, Marketing Digital e claro, sobre a Etapa Logística, já que ela deixa de ser apenas o transporte de produtos e se transforma na perna final da experiência com o cliente, capaz de fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do relacionamento da sua marca.

Para entender melhor como sua loja pode expandir as vendas atuando juntamente no Digital ao lado de sua loja física, preencha o formulário abaixo para receber o contato de profissionais especialistas em E-commerce e Marketing Digital!


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