Como vender pelas redes sociais?
Impulsionar as vendas é um dos vários benefícios do marketing. E dentro das ações de marketing, existem estratégias para vender pelas redes sociais e isso se torna fundamental para atingir os resultados gerais da empresa.
E afinal, as estratégias certas podem atrair mais consumidores, gerar conversões e, consequentemente, aumentar o lucro da empresa no final do mês.
Além de ajudar nas vendas, as redes sociais também são eficientes para reforço de branding, aproximação com o público-alvo, disseminação de conteúdos relevantes e até mesmo aumento de tráfego orgânico para o site da empresa.
Quer conhecer mais benefícios das vendas pelas redes sociais? Então acompanhe esse artigo.
Tópicos
Por que vender pelas redes sociais?
Devido a grande audiência, as redes sociais são um ótimo lugar para vender seus produtos e serviços.
O Facebook – rede social mais utilizado no Brasil em 2020 – tem uma audiência de 130 milhões de usuários brasileiros. O Instagram não fica muito atrás: o Brasil é o 3º país com mais usuários ativos durante esse ano de 2021, com aproximadamente 99 milhões de usuários utilizando a rede diariamente. Isso tudo aponta que o Instagram lidera vendas no e-commerce.
Além desses dados expressivos, segundo o relatório Digital 2021 as 10 redes sociais mais usadas no Brasil são: Youtube (96.4%), WhatsApp (91.7%), Facebook (89.8%), Instagram (86.3%), Facebook Messenger (68.5%), Twitter (51.6%), TikTok (47.9%), Pinterest (47.1%), LinkedIn (42.6%) e Telegram (29.4%).
Com possibilidades infinitas, o grande segredo para ter sucesso nas vendas por meio dessas plataformas é o planejamento estratégico.
E dentro desse planejamento, é necessário conhecer seu público-alvo para anunciar seus produtos da melhor forma possível.
E com isso, conseguirá aproveitar benefícios como: a redução do ciclo de vendas; a crescente visibilidade para a marca; a chance de nutrir leads; melhora na fidelização de clientes; o aumento de tráfego; um melhor controle de reputação; e claro, mais conversões.
Crescimento do empreendedorismo como oportunidade para vender pelas redes sociais
Segundo a Pesquisa GEM, o Brasil consta com 9,031 milhões de microempreendedores individuais (MEIs).
Ainda de acordo com o órgão, em 2020, o Brasil atingiu o maior patamar de empreendedores dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio.
Indo além do lado da forma empreendedora, partindo para a visão do consumidor, segundo levantamento feito pelo IBGE, sete a cada dez brasileiros possuem perfis nas principais plataformas sociais.
E mais: segundo estudo feito pela Cuponation, a população brasileira chegou a investir 5,2 horas diárias conectados em redes sociais em 2020.
Diante desse cenário, as redes sociais funcionam como uma vitrine virtual, onde podem compartilhar seus produtos, informações sobre a marca e manter um relacionamento com o cliente.
Essas ferramentas ainda podem ser utilizadas com um planejamento estratégico para aumentar a visibilidade da marca e as vendas.
Aqui reforçamos: é por meio de ações de marketing que o seu negócio conseguirá aumentar a visibilidade, transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva para o público certo e alavancar as vendas.
Além de todos esses benefícios, também é a ferramenta que mais facilita na fidelização de clientes e fortalece a marca no mercado.
Como vender pelas redes sociais?
Existem diferentes redes sociais que podem ser utilizadas em suas estratégias. Para fechar mais negócios e conseguir melhores resultados, vale conhecer melhor cada uma delas:
A terceira rede mais utilizada do país pode ser muito bem aproveitada para aumentar suas vendas.
Para isso, a dica é integrar seu e-commerce (se você tiver) ao Facebook. Assim, é possível controlar informações em um só lugar e o cliente poderá comprar diretamente da plataforma.
Outra estratégia é usar o Facebook Ads, que são anúncios pagos para conquistar um alcance maior de usuários. Ainda é possível segmentar os posts para alcançar o público certo.
O foco do Instagram é o apelo visual. Por isso, capriche na construção do feed com fotos de ótima qualidade. Não tire apenas fotos de produtos, mas transmita o estilo de vida da sua marca.
Vale ainda usar o Instagram Shopping, que permite que o usuário clique no produto e faça uma compra diretamente do app.
E, assim como o Facebook, é possível fazer anúncios pagos para conseguir um alcance maior em suas publicações. Porém, também é possível aproveitar melhor o orgânico, um truque eficiente é usar hashtags.
Youtube
Os vídeos são os formatos de conteúdos favoritos dos internautas. Por isso, vale explorar as oportunidades que o YouTube oferece.
Crie um canal para sua marca e publique conteúdos de qualidade, relevantes para seu público-alvo e otimizados com estratégias de SEO.
Você ainda pode aproveitar esses vídeos para adicionar em artigos de blogs, site da marca e até em outras redes sociais.
O WhatsApp Business foi lançado em 2018 e é uma versão do famoso aplicativo de mensagens instantâneas feito especialmente para empresas.
Por meio dele, você pode interagir com seus clientes com mais agilidade, além de compartilhar promoções exclusivas. Também é possível automatizar mensagens com bots.
Outra novidade realizada nesta rede, é o WhatsApp Pay. Essa ferramenta consegue facilitar ainda mais o processo de compra e de impulsionamento das vendas.
Dependendo do ramo da sua empresa, também é possível conseguir ótimos resultados vendendo no LinkedIn, especialmente se seu negócio for B2B.
Por lá, você pode usar o LinkedIn Sales Navigator, uma ferramenta que possibilita que você organize e qualifique seus leads.
Desta forma, você consegue melhorar a qualidade da abordagem de venda para otimizar a taxa de conversão.
O Twitter oferece boas oportunidades de vendas. O principal destaque é a monitoração de palavras-chave estratégica.
Você pode configurar seu perfil para receber notificações sobre usuários que usam algum termo que é relevante para sua marca.
A partir daí, pode interagir com o internauta e oferecer seus produtos. Só cuidado para não ser muito comercial!
Google Meu Negócio
Além de estar presente nas redes sociais, também é importante que sua marca crie um perfil na plataforma Google Meu Negócio.
O maior benefício desse recurso é que ele é totalmente gratuito. Por lá, você pode cadastrar informações importantes sobre a empresa, como website, telefones, endereço e horário de atendimento.
Ainda permite que você receba feedbacks e avaliações dos seus clientes. E aqui damos uma dica: promova a avaliação dos produtos e serviços, pois esse é um ponto muito importante para o Google.
Conclusão
Por ter tantos usuários ativos, as redes sociais são ótimas ferramentas para aumentar as conversões da sua empresa.
O processo de venda e o comportamento de cada usuário em cada rede é diferente. Por isso, conhecer os diferenciais e as funcionalidades de cada rede social é fundamental para criar publicações adequadas para cada plataforma.
Isso irá te ajudar a otimizar suas conversões e atingir bons resultados com cada estratégia. E como consequência final, irá impulsionar as vendas e promover um crescimento saudável do seu negócio.
E além de trabalhar no aumento das conversões, também é importante se atentar a retenção no pós-venda. Uma ótima estratégia é enviar brindes nas primeiras compras e com isso aumentar as chances de fidelização.
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