Como usar o blog para gerar tráfego e vendas na loja?

Como usar o blog para gerar tráfego e vendas na loja?

assinatura jairo blog 2A importância da sua loja ter um blog já foi um tema abordado aqui inúmeras vezes. Aliás, esse assunto não é discuto somente por nós.

Empresas como Contentools, Rockcontent, Resultados Digitais, entre outras referências nacionais no Marketing de Conteúdo enfatizaram excessivamente essa necessidade nos últimos anos. Porém, quando se trata de e-commerce e varejo, o buraco é um pouco mais embaixo.

Historicamente, o blog é fundamental para empresas que vendem Infoproduto, empresas de tecnologia como SaaS e produtos com características mais técnicas.

No varejo, muitas vezes, nos deparamos com produtos e/ou mercado e uma dificuldade enorme de escrever sobre determinado assunto. Por isso, vamos dar dicas valiosas de como ter ideias para escrever conteúdos relevantes para o blog da sua loja.

Mas, nesse texto, vamos falar com quem já está escrevendo e levando tráfego para seu blog. Então, se trabalha com varejo, você já percorreu 30% do caminho. Parabéns!

No entanto, se você perguntar: “Só 30% do caminho? Nossa, mas já me deu um trabalhão”. Sim! É isso mesmo!

Na verdade, é que agora nós precisamos traduzir essa audiência que você está gerando em visitas no site, leads e, claro, o mais importante, vendas!

E aqui vale um adendo:

Historicamente, as compras feitas de clientes oriundos do blog sempre possuem um ticket maior que a média dos sites, pois o cliente está bem mais pronto e com bem menos dúvidas para consumir seus produtos ou serviços.

Tenha layout idêntico

Uma dica muito importante é que o layout do blog tem que parecer com a loja e vice-versa.

A primeira coisa que você precisa fazer é que o topo do seu blog seja idêntico ao da sua loja virtual, para que no momento em que o cliente cair na ‘armadilha’ que o leva para o produto ou página desejada, ele não estranhe.

A ideia é que o usuário tenha a sensação que ainda está dentro do blog e vice-versa. Se ele for para um conteúdo do blog, a passagem tem que ser tão natural que ele ache que ainda está no mesmo ambiente.

Coloque CTA (Call-to-Action ou Chamada para Ação)

Coloque no seu blog banners de promoção na lateral da página, no topo e, principalmente, banners que tenham ligação entre o conteúdo e um produto que está sendo abordado.

No final do texto é muito importante que reserve um parágrafo para falar, sutilmente, sobre o produto e que a sua loja virtual tem uma condição X de pagamento, por exemplo. Não exagere para não parecer muito merchan.

Ainda sobre os CTA…

Ao pensar nesses banners e promoções, lembre-se que, para um cliente clicar, ele tem que ter uma boa vantagem. Então, como gatilho, abuse dos cupons de desconto, frete grátis e percentuais acima dos 20%, quando possível.

Com uma boa vantagem, o cliente tende a se interessar pelo produto.

Na hora de fazer a campanha, leve em consideração que o tráfego para o blog é sempre bem mais barato que para a loja.

O próprio Facebook Ads cobra bem mais barato para esse tráfego. Então, na hora de calcular o CAC (Custo de aquisição do Cliente) ou ROI (Retorno sobre o Investimento), dependendo do seu mercado e de como você controla esse custo, ambos serão mais baratos.

Mantenha as promoções atualizadas

O blog tem que ser tratado como extensão da loja, ou seja, mudou a promoção na loja, você deve também mudar no blog. A temática tem que estar bem alinhada e a comunicação visual de ambos também. Isso é realmente importante, para manter o sentimento que os ambientes são os mesmos.

Instale Pop-Ups

Esse é o mais delicado, mas no blog, use e abuse.

Utilize ferramentas de Pop-up, como o RD Station da Resultados Digitais, por exemplo.  Nele, você deve pode criar os pop-up de saída, para oferecer alguma vantagem para quem está pensando em abandonar o blog naquele momento.

Essa estratégia funciona muito bem com cupons de desconto e garante a conversão do lead, para ser trabalhado por e-mail e nas listas de público no Facebook Ads.

O pop-up de 50% da rolagem da tela vem sendo muito usado toda vez que um usuário do blog rola mais que 50% da tela. Ele aparece na lateral (direita ou esquerda, mas de preferência para a direita) oferecendo uma vantagem, um conteúdo exclusivo ou algo nesse sentido.

Chamadas para uma categoria do site com descontos bem agressivos, estilo Black Friday, podem ser uma boa. A chamada tem que realmente ser interessante e o desconto mais interessante ainda.

E como você faz para medir se está surtindo efeito?

Vamos para alguns números que devem ser observados e podem servir de norte para a avaliação:

Entre 10% e 15% do tráfego do blog tem que virar audiência na sua loja. Esse número pode ser observado no Google Analytics, na aba ‘origem e mídia – Refferal / Blog’, por exemplo.

A taxa de conversão dos visitantes do blog chega a superar os 2%, mais de 0,5% a média de conversão nacional. Por isso, pode ser muito importante usar a estratégia certa e lucrar em cima desse canal também.

Confira o vídeo com o resumo deste conteúdo:

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Revisão: Angélica Helena

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