Como o Inbound pode trazer resultados efetivos para o seu negócio

Como o Inbound pode trazer resultados efetivos para o seu negócio

Muito se fala em Inbound Marketing, que nada mais é do que marketing de conteúdo. Mas o que realmente isso significa? Qual a diferença para o marketing de performance ou o tradicional? A Advice e-Commerce é uma Agência de Inbound Marketing especializada em e-Commerce, por este motivo, vamos dividir um pouco do nosso conhecimento com vocês!

Então, quais são os resultados desse modelo de comunicação com os clientes? O que nós fazemos é desconstruí-lo e aplicá-lo no e-commerce, assim temos o Inbound Commerce!

Para você entender, o Inbound Commerce nada mais é do que a atração do potencial cliente, segmentando-o no momento de compra de mídia, por meio de uma Landing Page, onde o foco não é vender um produto (conversão será na média de 1%), mas sim entregar um conteúdo relevante para tirar dúvidas ou instruí-lo, em troca de algumas informações, como nome, e-mail, ou seja, o famigerado Lead.

Em média, essa estratégia gera de 15% a 30% de conversão. Aí você me pergunta: Mas o importante não é vender?

Claro que é pequeno Padawan, mas eu lhe pergunto…”- Na Balada, o que converte mais? Pedido de casamento ou número de WhatsApp?”

É exatamente o que nós estamos fazendo aqui, ao invés de empurrar um produto goela abaixo, nós vamos construir uma comunicação com o cliente. Ele vai conhecer a sua marca e os produtos, o seu site, a sua intenção e depois que essa construção for formada, vamos oferecer para ele o produto certo, no modelo certo e na hora certa.

Pode ter certeza, a conversão dos e-mails marketing segmentados chegam a mais de 5%.

Nesse processo, estudamos o público e o produto, entendemos o que pode ser a maior dúvida na hora de efetuar a compra e, em seguida, montamos um conteúdo simples e objetivo para que essa dúvida seja sanada.

Conteúdo criado e aprovado pelo nosso chefe, no caso, o Cliente.  O passo seguinte é a compra de mídia segmentada para o público alvo do cliente.

A segmentação funciona da seguinte forma: quando alguém procurar por um produto, por exemplo, suplementação e suplementos alimentares, ao invés de entregar uma campanha ou link genérico, com um mundo de opções e produtos, sem ao menos saber se essa pessoa busca emagrecimento, energia ou ganho de massa, entregamos para o usuário um “guia completo e definitivo de como tomar de suplemento para cada um dos objetivos, o que pode e não pode”.

Após entregar esse conteúdo e o usuário baixar, ele entra no que chamamos de Automação de Marketing.

A partir desse momento ele vai receber comunicação da empresa com intervalo de dias, onde os conteúdos serão complementares ao inicial.

Tendo o setor de suplemento novamente como exemplo, ele vai receber um e-mail com material para três objetivos distintos, e dependendo do que ele escolher, receberá comunicação e campanhas de marketing específicas da área escolhida.

Clicando em Emagrecimento, por exemplo, ele receberá conteúdo sobre essa área e depois campanhas com produtos de emagrecimento, afinal, se eu quero emagrecer, por que diabos eu vou querer comprar produtos conhecidos como Hipercalóricos?

Mas como a gente descobre o que ele quer e como o sistema só gera comunicação específica dessa forma?

É o mundo mágico da “Segmentação de Leads”, e vai por mim que, isso pode mudar a história da sua empresa.

Após essa comunicação, o cliente vai, sem perceber, receber conteúdos relevantes e não apenas propaganda e e-mail marketing comercial, fazendo com que a taxa de abertura seja maior e o ENGAJAMENTO também!

E é aí que a mágica definitiva acontece: o “lead” pode optar por outro segmento no meio do caminho e o sistema vai entender e vai alimentá-lo com o conteúdo certo. Afinal, se o lead já emagreceu e agora quer ficar ‘monstro’, nós vamos ajudá-lo, certo?

O Cliente vai começar a procurar no Google e nas redes sociais, não só apenas pelo produto e sim pela sua loja, e no momento que ele digitar o nome da sua loja no buscador, o primeiro lugar do orgânico está mais que garantido e ninguém tira de você!

Nesse momento, temos um genuíno CLIENTE, aquele que compra de você porque é VOCÊ e não porque você deu 90% de desconto, frete grátis, brinde, etc!

É claro que para o aumento da conversão, campanhas como as de cima são importantes, só que precisamos recuperar o lado saudável de vender na internet. Esse é o primeiro passo para você melhorar e começar a sair da guerra de preços do comércio eletrônico.

Qual a diferença para o Inbound Marketing convencional? Simples!

O Inbound Marketing convencional tem uma comunicação mais lenta e um funil de conversão muito longo, o que nós fazemos na Advice é descontruir esse funil.

Geramos o Lead, a comunicação ocorre nos próximos dias e se o cliente demonstra interesse no segundo assunto abordado, que é o mais específico de uma categoria ou marca, por exemplo, ele recebe uma comunicação de e-mail marketing comercial em média de 6 a 12 horas após se interessar, para não correr o risco de gerar o desejo no cliente e ele converter com outro.

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Data 05/09/2017 – Autor: Advice -e-Commerce

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