Como escolher os produtos da Home do seu E-Commerce?

Como escolher os produtos da Home do seu E-Commerce?

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Na maioria dos e-commerces montar a vitrine da home e escolher os produtos da home, nem sempre é uma tarefa fácil, e a gente acaba recorrendo ao feeling.

Não que ele não seja importante, mas sempre que você puder substituir por dados, faça-o. Mas como gerar e analisar dados de maneira simples e rápida para essa tomada de decisão?

Como escolher os produtos da home?

Uma das estratégias para montar uma vitrine no seu e-commerce é a utilização do modelo de Curva ABC de produtos, muito usada na parte de logística e estoque.

A Curva ABC é, na minha opinião, uma das partes mais importantes de um e-commerce e define, muitas vezes, se você vai ter sucesso ou não. Por ele, você mede quais são os produtos que têm maior saída, ou seja, maior demanda, e os posiciona de forma a facilitar o processo.

Sim, é bem mais complexo do que essa simples explicação, mas vamos nos ater apenas a essa parte: identificar os melhores produtos, aqueles que têm maior demanda, e posicioná-los de forma a facilitar o processo de COMPRA. Simples assim!

Lembrando que para verificar mais dados de sua loja e identificar os produtos que têm mais saida ou não você deve sempre estar atento as métricas do Google Analytics. Esta análise irá te ajudar a escolher os produtos da home da sua loja virtual.

Como identificar a curva ABC?

Para identificar os produtos da Curva ABC é fácil, basta colocar todos os produtos vendidos em uma planilha com as seguintes colunas:

  • Quantidade vendida
  • Valor de receita
  • % que representa do total

Ao somar a % de representatividade dos produtos, da mais alta para a mais baixa, nessa ordem, você irá encontrar os produtos de Curva A (cuja soma deve totalizar 70%), os de Curva B (cuja soma deve totalizar 20%) e os de Curva C (cuja soma deve totalizar 10%).

Ao identificar os produtos que são sua Curva A, tanto em volume quanto em valor de venda, você pode montar suas vitrines e listas de promoção baseadas nesses produtos.

Sempre aposte no cavalo vencedor!

Por mais que seja importante você vender um novo mix de produtos – e sim, é de extrema importância aumentar esse mix – você JAMAIS deve retirar verba das campanhas de produto da Curva A, ou até da Curva B, para investir em uma nova linha, mesmo que a categoria daquele produto seja de produtos da Curva A. Você estaria tirando do certo para apostar no duvidoso e isso não faz o menor sentido.

Quer mais informações de como escolher seus produtos da home e, inclusive, exemplos de como montar a sua curva ABC? Confere nosso e-book que está bem mais completo e detalhado. Além de outras inúmeras informações e dicas para fazer seu e-commerce crescer como nunca.

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