Como Aumentar suas Vendas Usando o E-mail Marketing
Nesse artigo vamos falar sobre o E-mail Marketing e como usá-lo no marketing digital para aumentar suas vendas de uma maneira fácil e barata, assim como outras estratégias focadas em relacionamento, por exemplo.
Anos atrás, antes de ser explorada de forma potencial, essa estratégia não era tão valorizada, mas está cada vez sendo usada mais pelas empresas. Os números são animadores: apenas em 2021, são mais de 4 bilhões de pessoas usando o correio eletrônico. Além disso, em uma pesquisa recente mostra que 73% dos millennials preferem que a comunicação com empresas seja feita por esse canal, sendo que mais de 95% das pessoas checam sua caixa de entrada diariamente (fonte: E-mail Marketing Trends).
O retorno ao investir nesse canal também pode ser muito bom, já que empresas que utilizam o E-mail Marketing para nutrir leads e qualificam clientes, conseguem alcançar muito mais pessoas com investimentos pequenos e um retorno alto (que podem chegar a até 4400%). Além das vendas, o e-mail já se mostra fundamental para vários outros objetivos complementares que ajudarão sua marca a construir um relacionamento e um atendimento mais completo.
O que é E-mail Marketing
E-mail marketing é uma estratégia usada no marketing digital que utiliza uma plataforma que realiza o envio de e-mails da sua empresa para você possa se conectar com seu público-alvo. Além de objetivo direto de vender, também busca construir um relacionamento de forma gradual, enviando mensagens que estejam aliadas à etapa em que os leads estão em seu funil de vendas. Outros benefícios que seu negócio consegue através desse canal:
– criar representatividade e autoridade em seu nicho do mercado,
– desenvolver um relacionamento mais próximo com clientes e leads potenciais,
– enviar conteúdos relevantes como artigos de blog, newsletters e e-books que te ajudarão a qualificar os leads e convertê-los,
– promover seus produtos e promoções de forma atraente,
– fidelizar seus clientes através de um pós-venda mais assertivo.
Através dessa plataforma de automação que envia os e-mails, o profissional de marketing acompanha métricas como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de bounce (rejeição), entre diversas outras que são muito importantes para mensurar se suas estratégias de comunicação estão no caminho certo.
Vendendo Mais Usando E-mail
Existem principais caminhos usados dentro do E-mail Marketing que estão ligados diretamente ao sucesso dessa estratégia. É importante fazer uma análise de seu negócio, da base de clientes que já possui e quais os principais pontos em que o E-mail Marketing poderá ser útil para aumentar suas vendas e melhorar seu relacionamento com sua carteira de consumidores. Algumas dessas são:
– Nutrição de Leads
Nutrir seus leads é uma das etapas fundamentais em estratégias de E-mail Marketing. É através desse princípio que você pode educar seus leads sobre o seu produto, seus benefícios e diferenciais, criando um relacionamento entre eles e seu negócio. Você pode enviar os conteúdos produzidos, fazendo com que os leads interajam mais com a sua marca e conheçam detalhes que antes passaram desapercebidos. Uma pesquisa mostra que 59% dos entrevistados afirmam que o E-mail Marketing influencia as decisões de compra. Assim sendo, o objetivo é que o próximo passo seja onde eles se transformam em clientes.
– Divulgar de Conteúdo
Possivelmente sua empresa já possua um blog ou página onde compartilha conteúdo específico sobre seu segmento e seus produtos, considerando estratégias de SEO e até Inbound. Utilizando o E-mail Marketing, você consegue divulgar esses conteúdos diretamente nas caixas de entrada de um grande número de clientes potenciais ou que estejam perto de fechar uma compra. Com as estratégias corretas aplicadas, isso te ajuda a gerar mais tráfego qualificado para seu site.
– Aumentar o Engajamento
Outro dos principais objetivos do E-mail Marketing é aumentar a lembrança de sua marca em suas mentes e cotidianos, reconhecendo seu nome muito rapidamente. Quando precisarem de um produto ou serviço específico, seu negócio será o primeiro a ser lembrado, saindo na frente de seus concorrentes. Para isso, é preciso construir um relacionamento com constância e relevância, seja considerando conteúdos, materiais grátis ou ofertas personalizadas.
– E-mail no Pós-venda
Após o fechamento do negócio, o E-mail Marketing pode ajudar a manter um relacionamento com o seu cliente. Não somente considerando e-mails transacionais que situem o cliente sobre seu pedido, mas conteúdos que ajudem seu cliente a aproveitar seu produto ao máximo. Enviar pesquisas de satisfação, por exemplo, também é outra estratégia usada no pós-venda.
Estratégias Ideais para Você
Quando se está começando a criar uma estratégia de E-mail Marketing é importante considerar os vários fatores que comentamos no início desse artigo. Além do planejamento considerando os aspectos do seu negócio, é preciso planejar a estruturação de bases de e-mail, a plataforma que vará os envios, as estratégias que serão usadas, dentre muitos outros detalhes. Se quiser ler mais sobre esse assunto, aqui no Blog disponibilizamos uma lista de 13 Dicas para Aumentar seu Engajamento e Faturamento no E-mail Marketing, é só clicar aqui para ler.
Além da estruturação inicial, se você já começou a usar timidamente essa estratégia e já envia e-mails para sua base de clientes, existem muitas estratégias, como falamos nesse artigo, que podem ser desenvolvidas considerando sua necessidade específica. Para isso, é importante considerar a ajuda de profissionais especializados, que te ajudarão a poupar gastos desnecessários e cuidarão que sua marca esteja performando da forma ideal. Para receber mais informações em como o E-mail Marketing ajudará no aumento de suas vendas, preencha o formulário abaixo!