Como a Curva ABC pode melhorar o faturamento do seu e-commerce!

Como a Curva ABC pode melhorar o faturamento do seu e-commerce!

Como a Curva ABC pode melhorar o faturamento do seu e-commerceSe você está com dificuldades para definir de forma assertiva quais produtos deve investir, como classificar o seu estoque e quais produtos deve expor, fazer ofertas e promoções, continue lendo este post e descubra o que a curva ABC pode fazer pelo seu negócio.

Um erro cometido por muitos empreendedores, que é extremamente prejudicial ao fluxo de caixa, é investir de forma intuitiva no mix de produtos. Mesmo que o empreendedor tenha um feeling e acerte quase sempre, é muito arriscado trabalhar dessa forma.

Por isso, nós trouxemos para você, dono de e-commerce, um tema muito importante. Aqui você entenderá tudo sobre a curva ABC. Confira:

O que é a curva ABC?

Para que serve?

E como fazer análise para tomada de decisão!

Está preparado? Então continue comigo até o final desse post.

O que é a curva ABC?

Como a Curva ABC pode melhorar o faturamento do seu e-commerce

A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.

Adicionando informações como quantidade de pedidos, ticket médio e custo do produto, você consegue, por meio da teoria econômica de Vilfredo Pareto, 80 – 20, classificar seu estoque da maior receita para a menor.

Os itens são classificados da seguinte forma:

de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 80% num dado período;

de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 15% num dado período;

de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 5% num dado período.

Para que serve a curva ABC ?

Como a Curva ABC pode melhorar o faturamento do seu e-commercePara auxiliar empreendedores como você a maximizar os resultados, investir nos produtos certos, controlar o estoque e melhorar o fluxo de caixa.

O que separa os empreendedores de sucesso dos que fracassam é a excelência na gestão do controle de fluxo de caixa. Não basta terminar o mês com as contas pagas, é necessário que haja também um saldo positivo na conta.

Algumas coisas que você pode fazer para controlar de forma eficaz o seu fluxo de caixa é negociar o prazo com seus fornecedores, quanto mais tempo você conseguir melhor.

Ter um sistema eficaz de cobrança, para manter os pagamentos dos seus clientes em dia e, no caso do e-commerce, um sistema eficaz de recuperação de carrinho, para reduzir a quebra de caixa e manter as vendas saudáveis.

E, por último, investir com sabedoria em estoque, concentrar seus investimentos nos produtos de curva A para fortalecer seu negócio, uma vez que os produtos com maior saída e responsáveis por 80% do seu faturamento precisam estar sempre presentes.

E como fazer análise para tomada de decisão?

Como a Curva ABC pode melhorar o faturamento do seu e-commerce

Escolher os produtos que vão no banner principal do seu site é uma tarefa complexa, não é mesmo? Entender e definir a quantidade de desconto que você pode colocar nessas ofertas também.

Com uma análise aprofundada da sua curva ABC, a sua decisão fica mais assertiva e fácil, sua decisão não vai mais ser na sorte, vai ser com base em dados e as chances de resultados positivos aumentam exponencialmente.

Você também pode estimular a compra de produtos complementares, aumentando ainda mais a rentabilidade do seu negócio.

Se você investe em anúncios em plataformas como Google e Facebook, está com o orçamento apertado e quer um resultado melhor, fazer campanhas focadas em seus produtos de curva A e B vai te ajudar a ter um ROI mais satisfatório.

Se você utiliza a RD Station como ferramenta de Inbound pode montar a jornada dos seus produtos de curva A e desenvolver estratégias para atrair, converter e vender de forma recorrente para seus clientes.

E para finalizar, as redes sociais têm forte influência nos resultados de empresas que atuam no mercado eletrônico, o melhor caminho para resultados satisfatórios é um conteúdo relevante, mas como decidir o que falar?

Bom, sabendo quais são seus produtos campeões, que tal fazer conteúdos que ensinam os clientes como aquele produto pode resolver problemas e agregar mais valor ao produto?

Conclusão

No post de hoje nós vimos a importância de fazer a classificação do estoque usando a curva ABC. Se você acha que isso faz sentido para o seu negócio e quer adicionar a sua estratégia entre em contato com a Agência Advice.

Nós temos profissionais capacitados que vão aplicar o método e aumentar seus resultados.

Leia mais: Diferencial Competitivo de Mercado!

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