Comece a se preparar para o Saldão de Janeiro

Comece a se preparar para o Saldão de Janeiro

A data comercial mais esperada pelos varejistas nem bem chegou e nós já estamos como? De olho em aumentar suas vendas no início do ano!

Janeiro é considerado, pelo senso comum, um mês fraco para o comércio, com uma preocupante queda nas vendas motivada pela ressaca com os gastos natalinos. Mas mesmo com a perspectiva de um Natal promissor, cujo aumento nas vendas deve ser o maior dos últimos 6 anos, 2020 já começa com boas oportunidades de ótimos negócios.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que 86% dos consumidores vão economizar as solas dos sapatos e usar a internet como principal ferramenta ao pesquisar preços para as compras deste Natal.

A mesma pesquisa mostrou que, pela primeira vez, as lojas online empataram com as lojas de departamento na preferência de 41% dos consumidores, que as escolheram para fazer suas compras natalinas. Esse dado revela duas ótimas notícias para os marketplaces e e-commerces.

. Ótima notícia – Parte 1: o varejo online vem conquistando, cada vez mais, a confiança no público e levando vantagem frente às lojas físicas, com imenso potencial de se tornar o principal ambiente de compra dos consumidores;

. Ótima notícia – Parte 2: o gap entre os 86% dos consumidores que usam a internet para pesquisar preços e os 41% que a usam para realizar suas compras efetivamente evidencia um grupo de clientes em potencial louquinhos para serem encantados e conquistados pela sua loja virtual.

Venda ainda mais em janeiro para equilibrar as contas

Não salva ninguém: seja uma lembrancinha para a mãe, um carinho para a esposa ou o desejado presente das crianças, todo mundo acaba gastando uns bons Reais no Natal. Porém, tão importante quanto agradar a quem se ama nessa data tão especial é nos agradar também, de preferência, economizando outros bons Reais!

Com a percepção de que os preços tendem a aumentar em datas comerciais como o Natal, alguns consumidores preferem esperar o burburinho passar para aproveitar a renda extra do 13º e investir em itens de desejo ou mesmo aqueles que requerem troca por desgaste de uso.

Um tênis novo para as aulas de running, uma versão mais recente da sua marca de celular preferida, uma geladeira com um freezer maior. Seja por necessidade, comodidade ou status: há sempre uma listinha de desejos com itens de uso pessoal, profissional ou doméstico esperando por uma boa oferta.

E você aí atrás de uma oportunidade de aumentar suas vendas em janeiro e equilibrar as contas… 😉

Simpatia para aumentar as vendas no começo do ano: você acredita?

Você é esotérico? Ótimo! Não é esotérico? Melhor ainda!

Se liga nessas simpatias, também conhecidas como dicas, para vender mais no começo no ano:

1 – Neuromarketing

Sabe aquela história de vestir branco no Reveillon para dar sorte? Escolher as cores certas ao criar suas campanhas de marketing tem o mesmo efeito sobre suas vendas! Mas que tal dar um empurrãozinho a mais para a sorte com a ajuda do neuromarketing. Esse campo relativamente recente estuda a essência do comportamento do consumidor e os gatilhos que o impulsiona a decidir pela compra.

Leis mais: Entenda mais sobre o que é Neuromarketing

2 – Credibilidade e confiança

O que motiva as pessoas a montarem seus barquinhos com oferendas e soltá-los ao mar a cada virada de ano é a crença de que seus pedidos serão atendidos. Quanto maior a confiança de seus clientes em sua marca e sua credibilidade em relação à operação de sua loja virtual, maior a chance de fidelizá-los e ser a principal escolha deles ao comprar pela internet.

3 – Marketing de conteúdo

Imagina se depois de todos esses anos alguém viesse até você e contasse o verdadeiro motivo pelo qual pular 7 ondinhas é sinal de sorte. Conhecer a história por trás das coisas, entender como elas funcionam e como elas podem fazer da nossa vida melhor agrega valor ao que se vende. Por isso, dedicar tempo e energia ao marketing de conteúdo é sempre uma ótima estratégia para vender mais.

4 – Depoimentos e experiências pessoais

Você também come 12 uvas no Ano Novo, cada uma representando um mês, para saber qual vai ser mais amargo ou mais doce? Se as pessoas recorrem até às uvas para saber como será a experiência que irão ter, imagine se puderem se basear em como foi a vivência de outra pessoa passando pela mesma situação ou comprando o mesmo produto. Invista em depoimentos reais, de preferência com fotos dos clientes utilizando os itens comprados na sua loja virtual.

Estratégias de saldão de fim de ano podem ser a solução

Planejamento é a palavra de ordem para garantir o sucesso das ações de marketing e aumentar as vendas do seu marketplace ou e-commerce nas principais datas comerciais ao longo do ano. Mais do que isso: é a partir dele que você pode garantir um crescimento estável e saudável para seu negócio online, fazendo seus números crescerem mesmo em épocas que tendem a apresentar queda nas compras em geral.

Estudar o perfil do seu público consumidor, investir em ações para clientes já fidelizados, ter um acompanhamento minucioso de seu estoque, garantir uniformidade no seu processo de logística independentemente da época do ano e, principalmente, manter a qualidade de seu atendimento no nível de encantamento são estratégias que vão permitir à sua loja virtual tirar proveito do pós-Natal, fazendo do saldão de fim de ano uma oportunidade tão incrível quanto qualquer data comercial.

Para te ajudar a criar as melhores campanhas de marketing digital e deixar seu e-commerce em ponto de bala, conte com a Agência Advice. Nossos experts estão à postos, sempre prontos para ajudar seu negócio a crescer e vender ainda mais.

Autor: Gerência Advice

Data da Publicação: 20/12/2019

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