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Checklist para um E-commerce de Alta Performance

14 de julho de 2021
Consultoria, E-commerce
Checklist para um E-commerce de Alta Performance

Às vezes, gerir seu negócio com empenho não é suficiente. Cada vez mais, as lojas virtuais estão se profissionalizando para enfrentar a concorrência e ganhar mais fatias do mercado, aproveitando o crescimento das vendas digitais.
Saber o momento correto de tomar certas decisões, analisar o segmento e monitorar seus resultados de perto fazem parte dessa equação. Seu empreendimento virtual, tendo objetivo de se manter em constante crescimento, necessitará de atenção ainda mais detalhada. Desenvolver um e-commerce de alta performance é trabalhoso, mas os resultados são compensadores.

Tópicos

  • 1- Foque no Planejamento e Controle
  • 2- Invista em Plataforma e Usabilidade
  • 3- Gestão de pessoas no E-commerce
  • 4- Gestão Financeira e Contábil
  • 5- Gestão logística e de estoques
  • 6- Aumente seu Tráfego
  • 7- Facilidades de Pagamento
1- Foque no Planejamento e Controle

É importante observar a estrutura de seu negócio e alinhar um planejamento e controle total do que é feito em todos os setores, evitando que ocorreram erros que possam prejudicar o desempenho geral do sua empresa.
Para ajudar no planejamento e controle de e-commerces, muitas vezes é usado o ciclo
PDCA (plan, do, check e act), que é uma ferramenta de gestão de qualidade e busca a melhoria contínua dos processos.
– Plan (Planejamento): São estabelecidos objetivos, metas e os meios para alcançá-las. Um e-commerce pode ter objetivos como aumentar o número de vendas e diminuir os abandonos de carrinho. Depois de estabelecido o objetivo, é definida uma meta, que deve ser específica e de fácil mensuração, como por exemplo, aumentar as vendas em 40% no próximo ano. São então criadas as estratégias comerciais e de marketing para atingir a meta, que nesse exemplo é o crescimento das compras.
– Do (Executar) – Aqui é executado o conjunto de ações desenhadas no planejamento, especificando qual time realizará cada ação considerando um período de tempo determinado.
– Check (Verificar Resultados) – Acompanhe os resultados e lembre que é imprescindível comparar os dados com os registrados no planejamento. Lembre-se de ter incluído lá quais as métricas que deverão ser acompanhadas. Em e-commerces de alta performance, as principais métricas são acompanhadas em tempo real e as ações de correção, tomadas imediatamente.
– Act (Agir) – Na fase final, são feitas as ações corretivas após serem identificadas as falhas, sendo tomadas decisões para melhorar a execução do planejamento e iniciar novamente todo o ciclo.

2- Invista em Plataforma e Usabilidade

É fundamental para um negócio digital sempre trabalhar pela atração e a fidelização dos clientes, e uma das principais formas de garantir isso é escolher uma plataforma de vendas que acompanhe o crescimento da sua operação, evitando instabilidades e muitas outras dores de cabeça.
Por isso a importância de ter ajuda profissional na hora de escolher o sistema e a plataforma adequada para seu caso. Considere ambientes e plataformas que possibilitem um constante aprimoramento da
experiência de usabilidade, personalização conforme as ações que você desejar executar, possua checkout aprimorado e que garanta segurança durante a navegação e na etapa de pagamento.
Considere também a usabilidade da plataforma, garantindo sempre o acompanhamento do layout de suas páginas e como elas podem melhorar a experiência de navegação e de compra no geral. Isso inclui apresentação do produto, descrição, perguntas frequentes, depoimentos, painel do usuário e outras sessões personalizadas, filtros de busca, páginas de produtos, categorias, dentre muitos outros detalhes; todos devem ser testados e aprimorados de forma constante, o que impacta diretamente na performance de seu negócio.

3- Gestão de pessoas no E-commerce

Possuir um time qualificado e motivado é essencial para manter um negócio competitivo, afinal são as pessoas que executam todas as tarefas ao longo de todos departamentos de seu negócio e zelam pela imagem da sua loja virtual. Uma gestão de equipe eficiente está diretamente ligado à produtividade da empresa, garantindo que todas ações sejam desenvolvidas com base em conhecimento e profissionalismo.

4- Gestão Financeira e Contábil

Finanças e contabilidade devem ser levadas muito a sério em e-commerces, assim com em empresas que atual em outros canais. Devido a alta complexidade do sistema tributário brasileiro, é essencial que fazer uma gestão financeira adequada para conseguir prosperar. Garanta que seus orçamentos estejam sendo desenvolvidos corretamente e que um acompanhamento de perto seja feito.

5- Gestão logística e de estoques

Cuidar de perto da Logística e de seu estoque faz total diferença para o aumento da competitividade no e-commerce, já que isso afeta diretamente suas finanças e claro, a satisfação dos seus clientes. Os processos logísticos devem ser eficientes, assim como uma gestão de estoque que evite desperdícios. Essas ações trazem benefícios como redução dos custos de frete, diminuição de capital de giro no estoque e mais eficiência em seu fluxo de mercadorias.

6- Aumente seu Tráfego

Para um considerável número de vendas e mais visibilidade, sua loja precisa de fluxo de visitas e destaque da concorrência. O básico entre as táticas para isso é fazer uma otimização da sua loja nos mecanismos de buscas (SEO), ajudando as pessoas a encontrem seus produtos nas primeiras posições de buscadores como o Google.
E claro, é fundamental investir em Marketing Digital, que atrairá visitantes, podendo torná-los leads. Isso inclui marketing de conteúdo, gestão correta de redes sociais, uso de novos canais para atração de clientes (como e-mail marketing), dentre inúmeras outras táticas de alta performance para engajar pessoas e aumentar suas vendas. Para mais informações, preencha o formulário no final desse artigo.

7- Facilidades de Pagamento

Uma loja virtual que trabalha com um checkout seguro e com formas de pagamento que atendam a maior parte de perfis, diminui o percentual de carrinhos abandonados e aumenta a gama de pessoas que você pode atingir. Falamos detalhadamente sobre esse assunto em outro artigo aqui no Blog, clique aqui para ler. Mostrar transparência no parcelamento e no valor do frete também são pontos de atenção que não devem passar desapercebidos.

Para uma consultoria completa, com profissionais especialistas em todas as áreas do E-commerce e do Marketing Digital, preencha o formulário abaixo e receba informações que garantirão que seu negócio atinga seu melhor potencial de vendas!

 


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