Chatbots: O Futuro e os Benefícios para seu Negócio
As ferramentas digitais para empresas que atuam na internet têm se tornado cada vez mais avançadas, permitindo que negócios usem tecnologias de ponta. Confira abaixo nesse artigo sobre os Chatbots e como eles ajudam seu negócio – pequeno ou grande – em inúmeros processos e até no aumento das vendas!
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CHATBOTS: O que São e Como Funcionam
Um chatbot, também chamado de “robô”, é uma ferramenta que usa Inteligência Artificial (IA) para simular uma conversa humana, sendo usada pelas empresas com diversos objetivos conforme suas necessidades. Esses robôs podem ser usados em inúmeros tipos de canais: sites, redes sociais e até mensageiros como o WhatsApp.
Eles podem – e devem – possuir uma personalidade pré-definida, um nome e o tipo de linguagem para usar com os clientes. É importante se atentar em criar uma personalidade que mescle os valores da marca com o do robô. Para isso, são feitas análises e testes para que ele seja o mais amigável possível com seu público.
A programação consegue realizar diversas funções: atendimento inicial de um possível cliente, resolver questões básicas como emitir um boleto, consultar o rastreio de um pedido, responder dúvida de produtos, e assim por diante. Possibilita um atendimento instantâneo através de um processamento de linguagem natural, poupando tempo e esforços de sua equipe com questões que podem ser rapidamente resolvidas por um robô.
A inteligência artificial dos Chatbots também ajuda muito no processo de vendas, como você mais abaixo nesse artigo. A ideia não é substituir a interação humana, mas facilitar a primeira etapa de comunicação e tirar proveito dessa facilidade justamente para ajudar o cliente potencial na decisão de compra de forma mais rápida.
CHATBOTS NO BRASIL HOJE
Alguns negócios conseguem automatizar até 90% dos seus processos de rotina quando utilizam essa ferramenta de forma assertiva. Cerca de 74% dos clientes que “conversam” com um chatbot conseguem resolver suas dúvidas em menos de 2 minutos. Essa pesquisa divulgada na revista InfoMoney também mostrou que 87% desses clientes classificaram a experiência de atendimento como “boa” e “ótima”.
A procura por implementar Chatbots já tem um crescimento de mais de 200% em novas empresas que passam a usar esse formato de serviço. Atualmente, já existem mais de 60 mil Chatbots ativos no Brasil, gerando mensalmente mais de 1 bilhão de conversas, mostrando que esse formato vem se aprimorando e passando a ser aceito cada vez mais pelos consumidores no país.
TIPOS DE CHATBOTS PARA SEU NEGÓCIO
Existem basicamente 3 tipos de Chatbots que podem ser utilizados:
1 – Fluxos Pré-definidos
São chatbots com etapas de interação pré-determinadas, seguindo um fluxo conversacional até alcançar um objetivo final. São criadas perguntas iniciais e a partir delas, são feitas perguntas derivadas que esperam determinados tipos de resposta para seguir com o atendimento. Caso o robô receba uma resposta fora do contexto, o usuário geralmente é direcionado para um possível caminho. Erros não corrigidos podem causar uma experiência ruim para o cliente.
2 – Identifica Intenções
Esse modelo de chatbot utiliza Inteligência Artificial para identificar a necessidade do usuário, possuindo também a característica de simular o comportamento humano na conversa. A inteligência artificial permite que ele vá aprendendo a cada interação, respondendo conforme a base de conhecimento que ele já possui, ou seja, algumas ações, resoluções de problemas ou até mídias salvas em um banco de dados poderão ser enviadas para o usuário conforme a necessidade na conversa.
3 – Chatbot Misto
São bots que utilizam as duas tecnologias acima de forma mesclada, definindo as intenções do cliente e atrelando também a perguntas principais, criando também outras variações de respostas para cada uma delas.
Qual tipo utilizar?
Para definir isso, é preciso analisar vários critérios de seu negócio, como público-alvo e seus objetivos com um chatbot. Isso pode variar muito se seu foco é atendimento ao cliente, suporte pós-venda, FAQ ou vendas. Para ter mais detalhes sobre o modelo ideal para seu negócio, preencha o formulário no final desse artigo!
BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA
– Captação e Qualificação de Leads
Usar um chatbot se tornou também uma boa opção para coletar e armazenar dados de usuários com quem a empresa interage. O robô oferece algo relevante em troca, como conteúdos de interesse ou descontos exclusivos em seus produtos ou serviços. Tendo essas informações, sua plataforma começa a personalizar as interações e qualificar os possíveis leads a cada conversa.
Também ajuda a poupar tempo da sua equipe, que ao invés de atender um contato na primeira etapa do funil de vendas, permite que o chatbot possa interagir no primeiro momento e direcionar somente os leads quentes para a equipe de vendas, já que baseados na inteligência artificial, eles usam a lógica para qualificar clientes, tornando o processo de vendas mais assertivo.
– Os chatbots são ‘Escaláveis’
A escalabilidade é poder explorar uma alta produtividade sem que isso signifique aumentar seus custos, ou seja, você pode aumentar seu faturamento e atender cada vez mais clientes mantendo o mesmo tamanho da sua equipe atual. Com os chatbots todas as atividades repetitivas e realizadas manualmente podem se tornar automáticas. Por serem capazes de atender um grande número de clientes simultaneamente, os chatbots são considerados altamente escaláveis. Quando falando em vendas, o robô pode mandar automaticamente catálogos, cardápios ou detalhes do produto para um futuro comprador. Alguns até realizam pedidos.
– Melhora o Atendimento e a Experiência do Cliente
Cada vez mais os clientes esperam um atendimento rápido, talvez até mesmo instantâneo. Utilizando Chatbots, você oferece interações muito mais rápidas, evitando uma grande espera e clientes insatisfeitos. Lembrando também que o chatbot funciona 24 horas e 7 dias na semana, permitindo a solução de problemas ou dúvidas a qualquer momento.
Além disso, a empresa mantém um padrão de atendimento, garantindo sempre qualidade nas interações, além de construir um histórico completo do cliente, oferecendo sugestões personalizadas ou até mesmo descontos exclusivos para fidelizar o consumidor.
– Aprimora o Engajamento com a Marca
Outra maneira de usar o chatbot é no aumento do engajamento dos clientes prospectados, leads potenciais e clientes da marca. Com essa ferramenta, as pessoas conversam com a empresa de forma muito mais direta e personalizada, como se estivessem conversando com um amigo. Isso gera mais aproximação e identificação com a marca, que pode fazer uso de discursos personalizados de acordo com os interesses e preferências dos consumidores.
– Ajuda com Carrinhos Abandonados
A média de abandono de carrinho em e-commerces hoje beira os 80%. Pode ser por fatores relacionados ao seu site, dúvida de produtos, indecisão, frete, dentre outras coisas. Com um robô, ao abandonar o carrinho, o usuário pode receber uma mensagem perguntando sobre motivos que podem ter influenciado. Além do robô oferecer possíveis soluções, com esses dados, você também irá descobrir os principais motivos que geram desistência e corrigi-los.
Para saber mais como usar ferramentas como essa, e as melhores estratégias de e-commerce e marketing digital, preencha o formulário abaixo e receba o contato de nossa equipe de profissionais experts nessas áreas! 😉