Black Friday: organize seu estoque e logística

Black Friday: organize seu estoque e logística

assinatura jairo blog 2Faltam 22 dias para a Black Friday e possivelmente a sua equipe deve estar na maior correria para deixar tudo pronto para uma das datas de maior faturamento no comércio brasileiro.

Descontos definidos, anúncios desenvolvidos, conteúdo relevante sendo produzido. Tudo para vender muito no próximo dia 23 de novembro.

Mas, será que você não esqueceu de nada? Como estão os departamentos de estoque e logística? Eles estão realmente preparados para um aumento significativo no número de pedidos?

Se a resposta for não, você deveria dar uma atenção maior para ambos os setores. Isso porque, segundo a Ebit|Nielsen, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, o faturamento da edição da Black Friday de 2019 deve chegar a R$ 2,43 bilhões, representando uma alta de 15% na comparação com o ano passado.

Então, prepare seu estoque e a logística para essa data, porque eles são importantes para o sucesso de vendas na data e também para a credibilidade do seu e-commerce.

descontio

Do que adianta ter recordes de pedidos, se sua loja virtual atrasar a entrega do seu produto na data informada ou muito pior, não conseguir entregar a mercadoria, pela falta de planejamento.

O principal motivo do cancelamento de compras online é o atraso na entrega. De acordo com um balanço de 2015 do Procon-SP, a demora ou a não-entrega do produto é a principal queixa registrada no órgão.

Aliás, é bastante comum ver as lojas virtuais focadas na aquisição de novos clientes e na conversão das vendas, deixando esses departamentos de lado. Esse é um erro fatal!

Em períodos normais ou em datas sazonais, como a Black Friday, uma logística bem-feita, seja ela de entrega ou de recebimento, pode simplesmente diminuir todos os indicadores negativos da sua empresa, incluindo, atendimento, custos com logística reversa, entre outros.

Esse assunto é muito amplo e poderíamos dividi-lo em diversos pontos, mas para te preparar para a Black Friday, vamos falar sobre Checkout de pedidos e tempo de operação.

Muitos e-commerces não possuem uma definição clara da ordem de separação dos itens do seu estoque e quanto tempo leva para fazer todo o despacho de cada pedido.

Consequentemente, a loja virtual não consegue analisar a capacidade de operação, ou seja, quantos pedidos consegue processar por dia.

Em períodos de grandes quantidades de vendas como a Black Friday, o volume de pedidos pode ser muito maior que a capacidade atual do estoque, fazendo com que o setor de logística leve dias ou até semanas para processá-los.

Imagine só todos os indicadores de atendimento disparando, atritos com os clientes, cancelamentos, depoimentos negativos no Reclame Aqui e processos judiciais.

Conseguiu entender a dimensão do seu problema, caso seu estoque não seja muito bem planejado para uma data como essa? Então, para evitar transtornos, faça uma gestão de estoque eficiente!

Não se esqueça que, quando uma operação tem um volume sazonal de compras, após a data passar, pedidos continuarão caindo, o que pode agravar ainda mais a situação.

Para não ter problemas, confira 4 dicas para ajudar você no processo de separação e despacho dos itens, e de que forma você pode definir a capacidade operacional do seu e-commerce.

1 – Escolha um ERP com os recursos certos.

Primeiramente, se você não tem um ERP instalado, instale um agora mesmo. Tenha um sistema de ERP que ofereça opções de cadastramento de produtos com ‘rua’ de estoque. Ou seja, no cadastro do produto, você pode definir em que local específico do estoque ele está.

Após o cadastro, monte o seu estoque de acordo com o que ficou definido no sistema e você vai ajudar a equipe de separação.

2 – Faça Checkout Eletrônico de pedidos

O Checkout nada mais é do que a conferência por código de barras. Sua plataforma e ERP tem a obrigação de ter os campos NCM e EAN/GTIN na hora de cadastrar o produto, pois isso ajudará muito o seu estoque. O NCM na geração da NF e o EAN na conferência dos itens.

Se o produto não tiver o código, não tem problema, mas se estiver usando o Bling, por exemplo, ele reconhecerá o SKU em forma de código de barras como código passivo de conferência. Esse processo requer apenas o sistema e um leitor de código de barras e pode levar a quase ZERO o número de pedidos enviados com irregularidade.

3 – Use impressoras diferentes para NF e etiqueta.

O tempo que você gasta imprimindo em A4, recortando e colocando pode matar a sua operação na Black Friday. Procure comprar ou alugar impressora de Etiqueta (zebra/bematech por exemplo) e impressora de NF. Ter caixas prontas ao invés de embalar também pode ser uma opção, dependendo da margem que você tiver.

4 – Saiba quanto tempo leva para processar 1 pedido

Faça teste antes da data promocional. Após a separação dos itens de cada pedido, faça o processamento individualmente, ou seja, do chekcout até a lacração da embalagem com a etiqueta de envio e Nota Fiscal dentro. Lembre-se: não pode ter mais que um pedido na mão do operador.

Cronometre o tempo que leva para o operador fazer a conferência dos itens com código de barras, emitir a NF, a etiqueta de envio, lacrar o pedido, colocar a NF dentro, embalar o pedido e colar a etiqueta. Esse processo não pode demorar mais que 5 min (no máximo) e deve demorar, dependendo da operação, cerca de 3 minutos.

Divida o tempo dessa operação, pelo tempo útil de trabalho do operador, que deve ser, em média, seis horas. Você terá a média da quantidade de pedidos que o profissional processa. Lembre-se: cronometre o tempo sem ele perceber, para que a pressão do ‘tempo’ não interfira diretamente no rendimento.

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