Aumente o Faturamento do seu E-commerce com Estratégias de SEO

Aumente o Faturamento do seu E-commerce com Estratégias de SEO

SEO é a ferramenta mais efetiva para vender seus produtos/serviços “sem custo” por anúncio.

Uma das práticas mais antigas para e-commerces, blogs e todos os outros tipos de sites que existem na internet, o SEO ainda é um mistério para muitos empreendedores, não por saber o que é, mas por saber como fazer.

Nosso querido Google tem uma tecnologia avançadíssima que presa por conteúdos de qualidade e tem análises cada vez mais críticas sobre o valor que um site tem para aparecer entre as 3 primeiras posições de uma pesquisa, aquela prática antiga de somente repetir várias vezes a palavra-chave durante um texto não funciona mais.

Estratégias de SEO que vão além do texto bem escrito

O Googlebot, responsável pela leitura dos sites e determinação de ranqueamento vê muito mais do que textos e repetição de palavras-chave, é importante ter uma estrutura muito bem feita de seu site, principalmente para e-commerces. Confira algumas das principais bases da análise:

  • Descrição completa e detalhada de seus produtos, quanto mais informações, além de uma melhor experiência para o usuário, gera um melhor ranqueamento.
  • Responsivo de verdade, seu site precisa ser otimizado para mobile, isso além de uma obrigação nos tempos atuais, faz toda diferença no SEO.
  • Plataformas, seu site precisa estar dentro de plataformas que o Google considera confiáveis, uma plataforma de procedência duvidosa não te trará bons retornos.
  • Otimização de imagens, imagens de qualidade, originais e com arquivo, alt e title otimizados farão diferença no total de palavras-chave.
  • Segurança, certificados SSL e HTTPS são primordiais para o Googlebot, a segurança do usuário vem sempre em primeiro lugar.
  • Conteúdo escrito com autoridade, referências são importantes, mas nunca copiar conteúdo de outros sites, isso pode realmente fazer com que seu site seja penalizado e nunca mais apareça organicamente.
  • Estruturação de URL’s, elas também são parte do texto, então as palavras-chave devem estar presentes na própria URL.
  • Breadcrumbs, o mapa do seu site tem que estar visível e tem que ser funcional, é importante mostrar que existe uma árvore de links que fazem o usuário estar onde está.
  • Páginas de saída, ou outbound links, a navegação dentro do site tem de ser fluida, a ideia é nunca deixar o usuário “morrer” naquela página.
  • xml, isso representa todo o mapeamento do seu site e ele deve ser enviado para o Google Search Console, uma das ferramentas que ajuda o googlebot a encontrar erros e falhas no seu site.
  • Tempo de navegação, um site de lenta navegação tende a ter um ranqueamento ruim, afinal, ninguém mais tem paciência para esperar sites carregarem num mundo com internets de 100mb/seg.
  • Heading tags, essas são como a estrutura de cauda longa, cada uma representando uma parte do texto, como se fossem itens e subitens, a H1 normalmente com o título do conteúdo, H2 como subtítulos e H3 como itens pertencentes às H2. Isso mostra estrutura e consistência.
  • Título das páginas, a primeiro ponto de partida do robô é no título, isso é o que vai aparecer na busca do Google, logo, suas palavras-chave devem estar presentes ali.
  • Meta-description, o breve resumo do conteúdo presente na página que será exibido na pesquisa também deve ter as palavras-chave e palavras-chave relacionadas.
  • Cauda Longa, tenha páginas de Curva A fortes, mas não esqueça de estruturar bem suas páginas com menos acesso, uma mão lava a outra e as duas mãos te jogam na primeira página do Google.

O uso de Blog para Otimização de SEO

Um e-commerce otimizado para SEO é, sem dúvidas, uma fonte de lucratividade. Os usuários estão ficando cada vez mais atentos a anúncios e se a compra não é o objetivo, o conteúdo do anúncio não é acessado. Com isso, entra uma estratégia que tem como funcionalidade não só o SEO, mas também o Branding. Ter um blog significa que você pode promover conteúdos, matérias, vídeos e outros tipos de materiais para aqueles internautas que estão procurando apenas informações, porém que se lembrarão de seu conteúdo num momento futuro, o famoso Top of Mind. Além disso, o blog possui uma forma mais fácil de ranqueamento, por ter uma arquitetura de informação mais simples e mais fácil de ser mantida limpa, isso passa credibilidade para a URL do seu e-commerce, o que facilita no ranqueamento da loja quando se pesquisa com intenção de compra.

Além disso, o blog é uma ótima fonte de recomendação de links, outro ponto analisado pelo googlebot, quando você tem banners, links e botões redirecionando para o e-commerce, a URL do e-commerce ganha peso como recomendação e tem maior aprovação do Googlebot.

SEO é uma ferramenta com tendências positivas, porém deve ser feito com atenção, erros nesse caso podem ser fatais e sites penalizados sofrem consequências fortíssimas. Fique atento, busque profissionais e consultores de qualidade para cuidarem de sua fonte de renda.

A Advice Commerce é uma agência especializada em performance, isso inclui a especialização no trabalho de SEO para e-commerces, venda mais com um site bem estruturado e com menos custos por anúncios.

Autor: Gerência Advice

Data da Publicação: 09/03/2020

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