Acabou a Black Friday. E agora?

Acabou a Black Friday. E agora?

A segunda melhor data comercial para o varejo no Brasil tem muito mais a oferecer do que apenas 24 horas de descontos e promoções imperdíveis.

Se à medida que o relógio vai se aproximando das 23h59 da sexta-feira mais esperada do ano seu coração vai ficando apertadinho porque a Black Friday 2019 está chegando ao fim, está na hora de expandir os seus horizontes.

As oportunidades de negócio que a Black Friday gera vão muito além de um dia de grande liquidação. Não para menos, em alguns e-commerces e marketplaces a BF já virou Black Week, com uma semana inteira de descontos, e até mesmo Black November, se estendendo ao longo de todo o mês de novembro.

A verdade é que a BF virou a BFF das lojas virtuais! 

Com planejamento e organização, você pode vender mais depois da Black Friday e ampliar sua receita até o Natal, garantindo não apenas bons lucros como também uma chance incrível de fidelização da sua base de clientes, enquanto você se prepara para a data comercial mais esperada do ano. Ho, ho, ho!

Prepare sua empresa para lucrar mais depois da Black Friday

O primeiro passo é esticar sua Black Friday 2019 até a Cyber Monday, a primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, feriado norte-americano, famosa por oferecer descontos de até 80% e uma oportunidade incrível por ser uma data comercial exclusivamente para o varejo online.

Dica: não zerou o estoque que fez para a Black Friday? Aproveite a Cyber Monday para aquela queima de estoque marota!

Em seguida, aproveite toda a expectativa gerada pela Black Friday para manter vivo o senso de urgência em seus clientes. Uma contagem regressiva para o fim da BF, da Cyber Monday ou mesmo para a chegada do Natal podem estimulá-los a garantir suas compras de final de ano.

Dica: você deixou sua operação de logística redondinha para a Black Friday? Mantenha-a nesse mesmo ritmo e explore todo seu potencial de entrega garantida para o Natal!

E, claro: agora que seu contato com os clientes está mais do que aquecido, faça esse momento render feedbacks relevantes e indicadores importantes para o seu negócio. Entender como foi a experiência de compra, o que diferenciou sua loja virtual dos concorrentes e, principalmente, a sensação de exclusividade que seu negócio conseguiu aflorar em cada um deles não tem preço.

Dica: quanto mais personalizada essa comunicação for, melhor! Por isso, aproveite esse contato para premiar os clientes que compraram na Black Friday com cupons exclusivos e indique produtos que possam complementar as aquisições feitas por eles durante a BF e a CM.

Mas as análises não param por aí, não!

Avalie o comportamento de seus compradores na Black Friday

Uma das vantagens de ter uma loja virtual é ter ferramentas que permitam encontrar respostas no comportamento de compra dos seus clientes que eles jamais diriam a você. E quer saber? Essas informações podem vir, inclusive, de consumidores que nunca compraram de você!

Rastrear por meio de qual canal aquele cliente chegou até você pode ser fundamental para direcionar sua verba de ADS. Mapear a categoria de produto ou mesmo as marcas buscadas por um cliente te permite criar campanhas de e-mail marketing mais efetivas e personalizadas. Identificar quais itens foram excluídos no check out ou mesmo um abandono de carrinho pode render insights em relação ao valor de frete ou tempo de entrega.

Tão importante quanto os feedbacks expressados pelos consumidores nos canais de contato são os dados que se pode colher a partir de como eles se comportam enquanto navegam por sua loja virtual. Cruzar essas informações é fundamental para descobrir o que pode estar emperrando suas vendas e, principalmente, onde você pode melhorar sua operação.

Agora sim você vai sentir o e-commerce na prática

Ser minucioso ao montar seu cronograma de ações, planejar com antecedência o impacto das melhores datas comerciais na sua operação, gerar indicadores para fazer análises mais precisas, elaborar estratégias com base nas suas métricas, avaliar criteriosamente as ações que trouxeram resultados, entender como funciona o mercado em que seu negócio está inserido e conhecer seus concorrentes tão bem quanto a você mesmo. Ufa!

Se em algum momento passou pela sua cabeça que ter um e-commerce era só colocar meia dúzia de produtos para vender na internet e enviá-los pelo correio, acredite: você estava enganado.

Vivenciar o dia a dia de uma loja virtual e viver o e-commerce na prática é tirar o melhor proveito de uma grande data comercial à la Black Friday, enquanto vai bolando como vender mais após a Black Friday e, ao mesmo tempo, já estar com todo o planejamento pronto para as vendas de Natal.

Depois de passar por essa, você já virou expert e pode replicar esse modelo para qualquer data comercial que surgir oportunamente, além das que já constam no calendário. E se precisar de um help com o marketing digital de seu e-commerce, a Agência Advice está aqui para te apoiar!

Leia também: https://advicecommerce.com.br/blog/pos-black-friday-como-manter-as-vendas/

 

Autor: Gerencia Advice

Data da Publicação: 29/11/2019

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