9 profissionais essenciais para o seu e-commerce?

9 profissionais essenciais para o seu e-commerce?

assinatura jairo blog 2Não é mais novidade para ninguém que o mercado do e-commerce é um dos mais promissores e tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos. Em 2017, por exemplo, o setor faturou 49,7 bilhões de reais, um crescimento nominal de 12%.

Aliás, as projeções para os próximos anos são muito otimistas. Segundo uma pesquisa apresentada pelo Google, o comércio eletrônico deve dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano, chegando a R$ 85 bilhões.

Diante desse cenário positivo, quem quiser se destacar na internet precisa de estratégias bem-definidas e profissionais altamente capacitados para fazer com que seu e-commerce ganhe a preferência dos milhares de consumidores online.

O e-commerce que tiver a melhor equipe de marketing digital certamente planejará e executará as melhores estratégias para atrair mais clientes, vender muito mais e tornar-se sua marca referência no universo online.

Abaixo os 9 profissionais considerados essenciais para o seu e-commerce:

1 – Analista de Dados (BI e WEB Analytics)

Focado em analisar resultados e campanhas. Esse profissional utiliza muito ferramentas como Google Analytics e Google Data Studio.  Os resultados podem estar ligados diretamente com as vendas, aumento do tráfego do site, taxa de conversão, taxa de abandono, taxa de rejeição e outros KPI’s (Key Performance Indicator).

2 – Analista de Facebook Ads 

Esse profissional é quem pensa, cria, gerencia e analisa campanhas feitas dentro da plataforma no Facebook. Requer habilidade de design e muita criatividade para a montagem das chamadas (copy’s), além de ter um bom olhar analítico para avaliação das campanhas. A mesma ferramenta também faz as campanhas do Instagram.

 3 – Analista Google Adwords

Profissional focado em desenvolver e gerenciar as campanhas de anúncios pagos no Google Adwords. Além dos anúncios de texto convencionais, que sempre vem acima dos resultados orgânicos, também monta e gerencia campanhas de Google Shopping, Google Remarketing e Youtube.

4 – Analista de Social Media Marketing

Responsável por entender o comportamento dos usuários de rede social, como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e impactá-los com postagens e integrações que engajem e aumentem a visibilidade da marca.

Tudo isso de forma orgânica e espontânea. Para esse profissional, é um desafio, já que o que a maioria faz é desenhar posts e colocar nas redes sociais, sem pensar em engajamento ou naquilo que conversa com o público daquela empresa.

5 – Analista de Google Orgânico (SEO) 

Estrategista e analítico, quem mexe com essa área tem a missão de melhorar a posição de uma página, loja ou empresa na busca do Google. Requer um conhecimento razoável de inglês, além de ser analítico e muito bom com manuseio de ferramentas.

6 – Analista de e-mail Marketing

Desenvolver estratégias e planejamento envolvendo ferramentas e disparos de e-mail marketing. Desde ferramentas de abandono de carrinho ou automação, a disparo de campanhas.

Requer nível alto de design e de criatividade. Por mais que digam que o e-mail está “morrendo”, ainda é um dos canais de conversão com o melhor ROI (Retorno Sobre o Investimento).

7 – Especialista Inbound Marketing

É a atração de novos clientes e usuários, por meio de conteúdo relevante, sendo esse conteúdo em blog, e-book ou outros canais. Trata-se da estratégia de atrair, converter e nutrir novos clientes e segmentá-los baseado em suas preferências.

É quase uma arte e gera resultados incríveis, se bem desenvolvido. Lembrando que essa função não desenvolve conteúdo e, sim, pensa, monta e aplica as estratégias.

8 – Analista de Content Marketing (Redator/jornalista) 

Fundamental em uma empresa que aplica e vivencia o marketing digital hoje em dia. É quem desenvolve e cria os conteúdos escritos, que tem a função de entreter, comunicar e, principalmente, instruir o público sobre algum assunto. A equipe é normalmente formada por jornalistas e redatores.

9 – Analista de Growth Hacker 

 O profissional do ano de 2018. Esse cara tem o poder de mudar uma empresa sozinho, ou com pouco auxílio. O Growth Hacker normalmente é alguém com muita experiência em Marketing e análise de dados.

Termo criado no Vale do Silício, em São Francisco, o profissional da área tem a função de “hackear o crescimento”, ou seja, descobrir maneiras de fazer tudo que foi produzido pelos profissionais listados acima, chegar na pessoa certa, do jeito mais eficaz, barato e com melhor conversão possível.

Está precisando de uma equipe de marketing digital completa e competente?

Conheça a Advice e-Commerce, que conta com profissionais altamente qualificados e especializados em Inbound Marketing e-commerce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Postagens