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9 Estratégias para Esquentar Leads e Fechar mais Vendas

10 de novembro de 2021
Consultoria
9 Estratégias para Esquentar Leads e Fechar mais Vendas

9 Estratégias que farão a diferença para melhorar suas chances de esquentar leads aumentando a conversão e fechando a venda!

Leads frios podem decepcionar seu time de vendas, seja por falta de interesse real, falha na comunicação que foi iniciada ou outros motivos.

Ao invés de descartar leads potenciais, gastando mais na captura de novos interessados, pense que existem processos que devem ser feitos para qualificar o lead de melhor maneira, aumentando as chances de transformá-lo em cliente.

Entenda nesse artigo os principais erros que podem estar trazendo leads frios para seu negócio e 9 Estratégias que farão a diferença para melhorar suas chances de conversão, esquentando o lead e fechando a venda.

Tópicos

  • O que são Leads Quentes ou Frios?
  • Principais Erros que levam a Leads Frios
  • 9 Dicas para Esquentar seus Leads e Convertê-los
    • 1- Segmente seu Público Antes
    • 2- Elabore um Funil de Vendas e Crie Relacionamentos
    • 3- Follow Up no Tempo Certo faz a Diferença
    • 4- Passe Credibilidade
    • 5- Faça as Perguntas Certas
    • 6- Não Envie Informações em Excesso
    • 7- Supere Expectativas
    • 8- Renove sua Lista Quando Necessário
    • 9- Trabalhe com Profissionais

O que são Leads Quentes ou Frios?

O Lead é uma pessoa que deixou seu contato com sua empresa. Geralmente são informações básicas, como nome, telefone e e-mail. Isso pode ser feito através de formulários na internet em troca de um orçamento online ou algum benefício como um e-book ou um desconto especial, por exemplo.

Esse lead quando chega até você, talvez não tenha a intenção imediata de compra. Assim, é importante que ele seja nutrido e trabalhado para que se torne um lead qualificado (perfil promissor para se tornar cliente no futuro), depois um prospect (pessoa interessada em realizar a compra), em uma oportunidade de negócio e finalmente, um cliente.

O Lead quente é aquele que está pronto para se tornar uma oportunidade de negócio, sendo então um consumidor do seu produto. O Lead Frio pode ser aquela pessoa com o perfil de lead qualificado que cedeu suas informações, mas que não está engajando com as comunicações e não está avançando nas etapas do funil de vendas.

Antes de vermos 9 estratégias que vão te ajudar a esquentar leads mais rápido e convertê-los, entenda abaixo os principais erros que podem dificultar a conversão.

Principais Erros que levam a Leads Frios

Nutrir seus leads e criar um relacionamento estável com prospects pode não ser fácil e é um caminho muito mais difícil quando os erros abaixo são cometidos no processo de captação ou comunicação. Confira os mais comuns:
– Lista Comprada de Terceiros: o uso de listas compradas estão longe de apresentar uma alta quantidade de prospects reais para sua equipe de vendas. Geralmente são pessoas onde não há segmentação condizente com o perfil do seu consumidor e estão longe do momento da compra. Provavelmente a maioria delas nem mesmo conhece sua empresa.
– Comunicação incorreta: se sua equipe ou sistema não tiver uma régua de comunicação planejada e estruturada, pode haver dificuldade em manter uma comunicação e interação em tempo adequado com seus leads. Isso ocasiona um afastamento do potencial cliente da sua marca, o que resulta em perda de interesse.
– Conteúdo inadequado para o público: tenha certeza que o conteúdo que está sendo entregue aos leads realmente tem relação com seu perfil. É essencial saber o comportamento, interesse e outas características de quem irá receber a comunicação para haver real aproveitamento da oportunidade.

Agora que você sabe os piores erros que devem ser evitados, veja abaixo a lista de dicas que vão ajudar a esquentar seus leads de forma mais rápida e assertiva.

9 Dicas para Esquentar seus Leads e Convertê-los

1- Segmente seu Público Antes

Como falamos, estudar o perfil – ou perfis – do seu público é uma das partes mais importantes. Se essa etapa for feita de forma errada, todo o resto do processo é prejudicado. Por isso, mapeie e segmente o público com quem irá interagir, igualmente após a captação de leads, já que podem possuir perfis diferentes e necessitarem de comunicações distintas.

Você pode segmentar oferecendo opções relevantes no formulário que ele irá preencher para entrar em contato com seu negócio. Com essa diferenciação, fica mais fácil trabalhar conteúdos, promoções ou explorar benefícios e características que mais interessem diferentes perfis.

2- Elabore um Funil de Vendas e Crie Relacionamentos

O funil de vendas é uma estratégia que ajudará você a entender as etapas dos seus prospects e o que deve ser executado em cada uma. Os novos leads geralmente ainda estão na fase de descoberta, enquanto potenciais consumidores que entendem suas necessidades e desejos estão em um outro momento, que existe uma comunicação com conteúdos mais específicos e gatilhos que fechem a venda, ou que exijam estratégias diferenciadas como um contato telefônico, por exemplo.

A partir disso, fica muito mais fácil entender como se comunicar e criar um relacionamento que pode ser alimentado com conteúdos ao longo de um período de tempo, ou a troca de mensagens para tirar dúvidas mais específicas.

3- Follow Up no Tempo Certo faz a Diferença

Realizar o “Follow Up” é fazer um acompanhamento dos leads e clientes através de um ou mais canais de comunicação como e-mail, telefone, redes sociais, mensageiros no estilo Whatsapp ou até enviando um SMS.
O objetivo principal dessa estratégia é qualificar os leads durante o funil de vendas, garantindo que ele passe para a próxima etapa e aumente suas chances de converter uma venda. Segundo uma pesquisa do Hubspot, 80% das vendas acontecem após 5 follow ups em média. O que foi levantado é que geralmente empresas que não fecham o negócio realizam cerca de 2 follow ups.

Atenção ao tempo de espera também é muito importante, já que a demora para receber um conteúdo ou uma resposta sobre uma dúvida, pode esfriar seu lead rapidamente.

4- Passe Credibilidade

Compras ocorrem geralmente com base na confiança que seu negócio passa aos consumidores, sendo muito importante que todo o universo em torno de sua marca passe credibilidade. Tanto na qualidade e benefícios do produto, na certeza do que está sendo dito como verdade, nas informações sobre a empresa e até em detalhes como a identidade visual usada nos canais onde sua marca está presente. Em atendimentos diretos com clientes, seja honesto, amistoso sem ser invasivo e sempre demonstre interesse em seu problema.

5- Faça as Perguntas Certas

Quando estiver desenhando a régua de comunicação, um script de atendimento telefônico ou via mensagens, lembre que é importante saber claramente quais são os problemas do cliente e porque é importante resolvê-los. Entenda então as consequências que esse problema causa para ele e como sua empresa poderia ajudá-lo. Assim, fica mais fácil fazer perguntas que entendam melhor as necessidades do consumidor e quais desejos ele tem, podendo oferecer exatamente o que ele precisa.

6- Não Envie Informações em Excesso

Entendendo o perfil do seu lead, compartilhe informações na medida certa ao invés de enviar conteúdos de forma exagerada. Tentar fazer a venda com um único contato e com o máximo de informações possíveis é uma péssima estratégia.

Faça relação entre as informações de maneira que o ajude a ir para o próximo passo lógico em sua estratégia de vendas. A comunicação e os contatos realizados devem ser feitos de maneira natural e não desesperada. Assim como oferecer poucas informações pode impedir de fechar uma venda, o excesso pode ser inconveniente ou até deixá-lo em dúvida se realmente deve realizar a compra.

7- Supere Expectativas

Crie sua estratégia de vendas sempre pensando em entregar algo além do esperado. Defina quais são as expectativas realistas que os clientes terão na compra, no atendimento e no uso do produto para personalizar a experiência de que maneira que o consumidor seja surpreendido positivamente.

Surpresas agradáveis fidelizam clientes e aumentam muito a chance de que novos clientes cheguem através de indicações feitas por eles. Crie uma boa impressão em seu público mostrando como a empresa está interessada em ajudá-lo com seu problema ou garantir que seu produto faça a diferença na via deles.

8- Renove sua Lista Quando Necessário

Mesmo usando as estratégias acima e outras importantes táticas do Marketing Digital, é importante saber a hora de desistir de leads desengajados e que realmente não passarão para as próximas etapas do funil. A limpeza de suas bases é importante para ter métricas mais corretas e entender o que está ou não funcionando em cada uma das etapas de venda. Isso igualmente ajuda a poupar esforços e gastos desnecessários sejam evitados.

9- Trabalhe com Profissionais

Além de aplicar essas táticas, o uso de uma equipe profissional especialista em captação e conversão de leads com uso do Marketing Digital pode ser uma ótima opção para seu negócio. Assim, você consegue poupar parte do trabalho que desenvolveria internamente e pode gerar um número de leads muito maior, já que profissionais da área estão sempre atualizados nas últimas tendências e estratégias infalíveis para converter no mundo digital. Preencha o formulário abaixo e receba mais informações e um orçamento para saber como nossa equipe da Advice pode te ajudar 😉


Tags:
aumentar conversão, equentar leads
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