8 Formas de Pagamento para Melhorar sua Perfomance no Digital
Para os pequenos negócios, novos empreendedores que estão começando o caminho na venda online, ou aqueles que procuram meios de melhorar a performance de sua loja virtual, considerar as formas de pagamento disponíveis é um ponto relevante que merece atenção, principalmente desde o começo de 2020 onde ocorreu um aumento significativo de compras online, além de novas formas de pagamento que estão surgindo no mercado brasileiro.
Entenda abaixo porquê é tão importante prestar atenção nas formas de pagamento disponíveis em sua loja e quais são as principais modalidades que você deve considerar implementar.
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Melhore a Experiência de Compra
Oferecer mais possibilidades de pagamento para seu consumidor torna o processo de compra mais prático, rápido e confortável, melhorando a experiência do cliente e a visão de segurança que sua loja proporciona. Uma pequisa mostrou que 56% das pessoas consideram essencial ter uma variedade de opções de pagamento quando estão na etapa do checkout.
Quanto mais modalidades você disponibiliza, maiores são as chances de agradar a todos os perfis do seu público e aumentar suas vendas, evitando taxas de abandono de carrinho, que atualmente chegam a uma média de 82,3%, de acordo com relatório da Atlas.
Entenda o Perfil do seu Público
Considerando que existem diferentes perfis para cada tipo de loja ou segmento do mercado, é sempre importante conhecer seu público. Comece analisando os dados de quem já é cliente para saber qual a modalidade de pagamento mais usada. Caso você ainda não tenha informações claras, considere realizar uma pesquisa. Uma ideia é inserir uma enquete na página inicial para perguntar diretamente ao consumidor o que ele prefere.
Como escolher as melhores formas de pagamento?
Você deve avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção, sempre lembrando de considerar se atendem o modelo do seu negócio. Conheça abaixo as principais e mais utilizadas formas de pagamento do mercado digital hoje.
– Boleto Bancário
O boleto é um dos meios de pagamento mais comuns na internet, já em uso por praticamente 100% das lojas online. Com ele, é possível que consumidores possam comprar sem possuir um conta bancária, pagando o documento diretamente na boca do caixa. O Brasil conta com 45 milhões de pessoas desbancarizadas, sendo fundamental oferecer essa opção, já que esse público movimenta R$ 817 bilhões por ano.
– Cartão de Débito
Em uma pesquisa feita pelo Banco Central em 2018, o cartão de débito já era considerado o principal meio de pagamento de 52% da população. Para ter acesso a esse recurso é preciso assinar convênios diretamente com os bancos, que, geralmente cobram taxas nem sempre muito convidativas. A grande vantagem desse meio de pagamento é o recebimento quase imediato do valor e baixo risco de chargeback (quando o cliente solicita reembolso depois da autorização da compra).
– Cartão de Crédito
De acordo com pesquisa feita pelo SPC Brasil, 52 milhões de brasileiros utilizam o cartão de crédito, sendo hoje um dos principais meios de pagamento no e-commerce. Para os donos de lojas virtuais, possuir essa opção é vantajoso se você contar com um intermediador ou gateway de pagamento, que pode oferecer essa solução com custos reduzidos.
– Transferência Bancária
Essa modalidade é rápida e barata, e o empreendedor pode receber o valor em poucos dias ou em questão de horas. Geralmente as taxas cobradas por transação são bem baixas. Um possível empecilho é que o comprador precisa disponibilizar suas informações bancárias e a plataforma tem que estar integrada com o internet banking de instituições financeiras. Como lida com dados sensíveis, é necessário possuir um sistema de segurança mais robusto.
– Link de Pagamento
Para negócios que vendem através de redes sociais como Facebook e Instagram, o link de pagamento é uma solução prática para receber o dinheiro sem precisar de uma maquininha ou mandar o cliente para sua loja virtual.
Através dessa ferramenta, é possível realizar cobranças para seus clientes usando um link personalizado, seja para vendas pontuais ou recorrentes. Assim o consumidor insere os dados de pagamento, como informações do cartão, número de parcelas, dados do comprador e já conclui o pedido.
– Carteiras Digitais
Também conhecidas como e-wallets, as carteiras digitais funcionam de forma bem simples: um aplicativo de celular ou tablet guarda as informações do usuário que são usadas nas transações online. A vantagem é que esses apps possuem recursos de privacidade e segurança com criptografia e até autorização biométrica ou facial.
O Visa Checkout e o Masterpass são um tipo de carteiras digitais. Inicialmente não teve uma adesão muito grande no Brasil quando chegaram em 2013, mas se tornaram mais usadas nos últimos anos.
– PIX
Em fevereiro de 2020, com 4 meses de uso no país, já eram mais de 73 milhões de usuários cadastrados com Pix, segundo dados do Banco Central. Essa nova modalidade surgiu com o intuito de baratear as transações e torná-las quase instantâneas. Através do cadastro de chaves nos bancos, o usuário pode transferir dinheiro 24 horas por dia. Para pessoas físicas, as transferências são gratuitas, já para empresas depende de qual instituição bancária estamos falando.
– WhatsApp Pay
Essa é a modalidade mais nova disponível no Brasil e ainda possui certas limitações de operação por estar no começo do uso aberto ao público, mas garante grande praticidade na hora de executar pagamentos sem sair de dentro do WhatsApp, aplicativo que tem sido usado cada dia mais pelas empresas, não somente para contato com clientes, mas para realizar vendas completas. Para entender melhor sobre, clique aqui e leia nosso artigo completo do tema.
Considere Métodos Alternativos em caso de Falhas
Possuir várias opções ativas em sua loja é importante para garantir que sua loja não deixe de vender caso ocorra alguma paralisação e um dos serviços que você oferece no checkout, minimizando suas perdas e impedindo uma queda total das vendas.
Para compreender melhor como implantar essas formas de pagamento e ter acesso a um time profissional e expert em e-commerce e Marketing Digital, preencha o formulário abaixo!