7 Tendências da Black Friday 2021 para Usar em seu E-commerce
Confira 7 tendências da Black Friday para usar no seu e-commerce!
2021 é O ANO para aproveitar a Black Friday, uma das datas com maior volume de vendas online, podendo assim vender muito mais usando a internet.
Com a pandemia do Covid-19, o hábito de comprar pela internet cresceu muito, impulsionando as chances de vender mais no e-commerce. Ainda em 2021 é esperado um crescimento maior que 26% em relação ao ano anterior nas vendas online. O setor deve alcançar R$110 bilhões em vendas esse ano.
Como planejamento é tudo, a primeira coisa que você deve saber antes das principais tendências que serão usadas esse ano, é a data oficial do evento.
Tópicos
Quando será a Black Friday em 2021?
A Black Friday é uma data criada nos Estados Unidos logo após o feriado de Ação de Graças, acontecendo sempre na última sexta-feira de novembro. Desde 2010, o Brasil adotou a data e a maioria das empresas usam dessa estratégia de vender com preços reduzidos.
Nesse ano de 2021, a Black Friday será no dia 26 de novembro, um mês antes do Natal.
Prepare-se e garanta que sua loja virtual esteja nos trilhos, assim como outras estratégias que listamos abaixo para garantir uma boa divulgação e visibilidade de sua marca nesse período.
1- Capte Clientes Antes da Data
Uma ótima estratégia para chamar a atenção de seus clientes e de novos consumidores para sua loja é fazer campanhas divulgando a data com antecedência, capturando interessados através de seus canais de comunicação (redes sociais, e-mail marketing, inbound marketing a partir de anúncios patrocinados, e claro, uma página em seu site para que o consumidor se cadastre.
Ofereça vantagens atrativas para que ele preencha o formulário com seus dados, como descontos especiais, acesso a ofertas exclusivas ou antes que os demais. Se possível, é interessante disponibilizar opções de categorias ou segmentos de produtos que você vende, caso sejam muitos, para que depois quando for feita a comunicação de venda, o conteúdo seja muito mais assertivo, assim como as chances de conversão.
2- Prazos de entregas rápidas
As últimas edições da Black Friday mostraram que a maior parte dos consumidores optou por envios da modalidade Sedex, por ter um prazo menor de entrega. Hoje, com grandes empresas no mercado que protem envios rápidos para grande parte do país, as vezes em até 24 horas dependendo da localidade, ter o produto em estoque e uma opção de entrega rápida te destacará entre seus concorrentes.
A modalidade de envio expresso mostra agilidade no processo de compra e como dissemos, é ainda mais relevante nessa data. A melhor maneira de garantir isso é buscar contratos com empresas transportadores ou com os Correios, que possui a opção de “Contrato de Comércio Eletrônico”, garantindo um valor menor para sua empresa. Ainda oferecem a possibilidade de envio e-Sedex, um tipo de frete até 50% mais barato de uso exclusivo para lojas virtuais.
3- Tenha Atendimento Omnichannel
O consumidor tem evoluído para um nível mais exigente com relação ao atendimento durante uma compra. Praticidade, rapidez e um atendimento direto sem precisar ser transferido várias vezes é o que mais influencia no nível de satisfação. Durante a Black Friday, que geralmente causa um sentimento de urgência no consumidor, é ainda mais importante garantir que seu atendimento seja integrado, facilitando a continuidade independente do canal em que o cliente use.
O uso de plataformas que integram todos canais de atendimento em um só lugar é o melhor cenário. É possível acessar um histórico de chamados abertos filtrando por cliente, assim como continuar o atendimento de forma prática e natural independentemente do canal usado. Facilita o trabalho de seus operadores e ajuda sua empresa a oferecer a melhor experiência de atendimento e compra possível.
4- Estenda a Black Friday em sua Loja
A Black Friday no e-commerce brasileiro, e mundial, deixou de estar restrita somente ao dia específico. Atualmente, criar campanhas relacionadas à data pode ser uma ideia interessante já no começo de novembro, oferecendo alguns descontos específicos ao longo das semanas que precedem a data. Existem também outras variações como:
Black Weekend: criar promoções somente na sexta e estendidas para o fim de semana durante o mês de novembro
Black Week: ofertas exclusivas durante toda a semana da data oficial
Black Estendida: Estender alguns produtos com preço competitivo – ou todo o catálogo – nos dias seguintes à sexta-feira oficial, prolongando durante todo o fim de semana.
5- Disponibilize seus Produtos em Marketplaces
Já falamos aqui no blog sobre as vantagens de anunciar em Marketplaces. Fazer parcerias com outras lojas, solicitando para vender seus produtos em seus catálogos é uma ótima maneira de ter seus produtos expostos em outras lojas com grande quantidade de acesso. Sem precisar investir muitos esforços, você consegue ter muito mais alcance e vender para um público que já compra em grandes players do mercado como Amazon, B2W (Submarino, Americanas e outras), Shopee,Magazine Luiza, Via Varejo (Casas Bahia, Extra e outras), assim como Mercadolivre.
É muito importante se programar para essa tarefa com antecedência, já que a maioria das plataformas possui um passo a passo bem detalhado para cadastro. Um detalhe importante nessa estratégia é garantir que a integração de imagens, vídeos e a descrição dos produtos estejam funcionando corretamente.
6- Faça Lives em suas Redes Sociais
O Live Commerce já é tendência no mundo todo e principalmente durante a Black Friday. Divulgue sua Live com antecedência para que os interessados se planejem. Aqui você também pode usar a estratégia de captar contatos de WhatsApp, por exemplo, para avisar aos interessados quando a transmissão estiver começando. Uma outra ideia que ajuda a atrair mais expectadores é convidar uma personalidade conhecida ou um Influencer para participar da Live, agregando ainda mais público vindo de seus seguidores.
7- Identificação com Valores da Empresa
Cada vez mais, os consumidores têm buscado comprar de empresas que tenham valores alinhados com os seus. A cada ano, aumenta o número de pessoas que se informam sobre as empresas e seu posicionamento sobre a preservação do meio ambiente, que sejam engajadas em causas sociais, com propósitos inspiradores e que falam sobre consumo consciente. Por isso, pense no que sua empresa vem divulgando ou como trabalhar melhor sua imagem perante a sociedade, em seus processos internos e em detalhes como o uso de materiais eco-friendly ou recicláveis.
Seguindo essas tendências aliadas a uma estratégia completa para seu E-commerce, utilizando as melhores técnicas do Marketing Digital, você irá garantir um volume de vendas muito maior, captando novos clientes e divulgando sua marca de forma mais profissional. Preencha o formulário abaixo e receba o contato de nosso time de profissionais para garantir que sua loja virtual esteja preparada para essa e outras datas!