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7 Táticas para Garantir a Segurança das Transações em seu E-commerce

8 de dezembro de 2021
Consultoria

Entenda quais são os principais pontos para garantir a segurança de sua empresa e de seus clientes nas transações efetuadas através de sua loja virtual.

Com a facilidade em abrir novos negócios na internet e com o rápido crescimento no número de e-commerces no Brasil, algumas lojas passam por problemas de fraudes, vazamentos de dados importantes e até ataques de hackers.

Nesse artigo listamos as 7 principais táticas para garantir um ambiente seguro, que aumentam inclusive suas chances de vendas, já que os consumidores estão cada vez mais atentos a esses critérios que garantem transações feitas com proteção de dados.

Tópicos

  • 1. Utilize um Servidor de Confiança
  • 2. Use Criptografia em sua Base de Dados
  • 3. Contrate um Intermediador de Pagamentos
  • 4. Use um Sistema Antifraudes
  • 5. Use Selos de Segurança
  • 6. Mantenha seu Backup Atualizado
  • 7. Cuide dos Dados de seus Clientes

1. Utilize um Servidor de Confiança

Esse é o primeiro passo ao estabelecer seu e-commerce. Garantir um servidor de alta qualidade garante um alto desempenho para sua loja mas também tem relação com a segurança que ele oferece.

Bons servidores tornam disponíveis os bancos de dados que contém informações relacionadas ao acesso do site, como endereços IP, frequências de acesso à loja e outros dados dos consumidores, como seus hábitos de compra, dados de contato como e-mail e a localização de onde o acesso foi realizado.

Com essas informações disponibilizadas em relatórios, é possível identificar tentativas de fraude ou invasão, assim como dados incorretos usados de forma maliciosa.

2. Use Criptografia em sua Base de Dados

Quando as compras são realizadas, todos os dados do cliente, incluindo informações do cartão de crédito, por exemplo, são processados no servidor de sua loja. Para que hackers ou terceiros não tenham acesso a essas informações, é fundamental utilizar um sistema que projeta essas informações de forma segura.

A criptografia de dados tem exatamente essa função de codificação que torna praticamente impossível que fontes externas acessem quaisquer arquivos do seu servidor. A forma mais utilizada hoje é através do Certificado SSL (Secure Sockets Layers).

O SSL utiliza chaves distintas que codifica os dados, garantindo que as informações façam o percurso necessário sem serem lidas. É um certificado com reconhecimento internacional de segurança e seu uso é essencial em qualquer modelo de e-commerce.

Os clientes podem identificar facilmente se sua loja usa esse certificado, já que o domínio (URL) deve conter a letra S em “https://”, assim como o pequeno símbolo de um cadeado ao lado da barra de endereços do navegador.

3. Contrate um Intermediador de Pagamentos

Ainda que você garanta a segurança de seu servidor e de seu site, a maioria dos consumidores presa pela segurança no método de pagamento quando vão finalizar a compra, já que inserir os dados de seu cartão de crédito pode gerar muitos temores ainda hoje.

Para acabar com esse empecilho que gera muitas desistências de compra, empresas consolidadas no mercado oferecem o serviço de intermediação de pagamento. Eles ficam responsáveis por captar todas as aquisições em sua plataforma e processar os pagamentos em um ambiente seguro.

É importante atentar para empresas que ofereçam um sistema de segurança protegido contra ataques com camadas de autenticação e certificados de segurança ativos. Esse serviço garante compras sem medo por parte de seus clientes e disponibiliza uma gama maior de meios de pagamento, o que também contribui para o aumento das vendas.

4. Use um Sistema Antifraudes

Com esse serviço, os dados inseridos por seus clientes são captados e analisados pela empresa que você contratar. Eles analisam, cruzam informações e comprovam a autenticidade antes de confirmar a compra. Caso identifiquem alguma incoerência, a compra é reprovada automaticamente, ainda podendo ser revertido através do contato telefônico de sua empresa com esse prestador de serviço antifraude.

5. Use Selos de Segurança

Os selos de segurança são os símbolos que geralmente as lojas disponibilizam no rodapé, topo ou outra área do site. Eles mostram ao consumidor os métodos de blindagem instalados em sua loja, garantindo a segurança no processamento de dados contra invasores.

Esses selos representam certificados que testam a vulnerabilidade de seu servidor e podem corrigir possíveis falhas de segurança que aconteçam.

Clicando nesses selos, o cliente é levado ao site oficial da empresa que oferece o certificado, mostrando os serviços de segurança oferecidos naquela loja, o que gera muito mais segurança e pode impactar em até 15% na decisão de compra, segundo pesquisas.

6. Mantenha seu Backup Atualizado

Cuidando de todos os critérios acima, você garante grande parte da segurança de sua loja. Ainda assim, caso aconteça um ataque que roube e apague seus dados do servidor, é importante ter um backup sempre atualizado de seu banco de dados para poder recuperar todas suas informações e de sua base de clientes.

7. Cuide dos Dados de seus Clientes

Esse assunto anda em pauta há alguns anos, ainda mais agora com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que entrou em vigor no final de 2020.

Cabe a empresa que coleta dados de terceiros (nesse caso, seus clientes) fazer a boa gestão, garantir a segurança de que essas informações não serão acessadas ou vendidos a terceiros e deixar claro ao consumidor o que exatamente será feito com os dados.

Assim sendo, gerenciar cuidadosamente os dados dos clientes é fundamental para evitar problemas com a lei e multas milionárias aplicadas que variam conforme o erro cometido. Determine quais informações são necessárias e as armazene com segurança em um local pré-definido em seu servidor. O Certificado SSL citado anteriormente é essencial para garantir a segurança desses dados.

Analise em quais dos 7 pontos descritos acima seu e-commerce ainda não está em conformidade para garantir transações de compra mais seguras e também, aumentar a credibilidade de seu negócio diante dos clientes, o que é fundamental para a imagem de uma loja online hoje em dia.

Se precisar de assessoria ou encontrar a solução para outros problemas ao vender online, preencha o formulário abaixo para receber o contato da equipe da Advice, agência especializada em E-commerce e Marketing Digital!


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