7 Estratégias para Vender MUITO na Páscoa
A Páscoa em 2021 será comemorada no dia 04 de Abril, e junto ao isolamento social pelo COVID-19, promete alavancar – e muito! – as vendas online em todas categorias de produtos, não somente aos relacionados diretamente a esse feriado, como chocolates e artigos religiosos ou decorativos.
Para se ter uma ideia do potencial de vendas que você pode alcançar nesse período independente de que tipo de produto você venda, em 2020 as compras pela internet tiveram um crescimento de 64% durante o mês de abril, vendendo mais de R$ 3 BILHÕES. Em relação a 2019, antes da pandemia, o crescimento foi de 89%. (fonte: Compre&Confie, inteligência de mercado focada em e-commerce).
Se você ainda não montou nenhuma estratégia para aproveitar esse período e vender mais, não perca tempo e confira algumas dicas que farão diferença em suas vendas de Abril ou quaisquer datas comemorativas!
Tópicos
1 – EXPLORE REDES SOCIAIS E MENSAGEIROS AO MÁXIMO
Para quem vende no mundo online parece óbvio falar sobre explorar as redes sociais. Ainda assim, para períodos comemorativos, o uso dessas ferramentas é ainda mais significativo. Em 2020, a quantidade de negócios que ocorreram através dessas redes sociais subiu 59% em maio e 70% no final do ano. Além do social, o WhatsApp por exemplo, vem sendo outra ferramenta incrível onde vendedores conseguem criar um catálogo de compras dentro do próprio aplicativo, facilitando ainda mais a compra. Informações do SEBRAE mostram que o WhatsApp é usado por 84% das pequenas empresas no Brasil, assim como 54% utilizam o Instagram e 51% o Facebook.
Além de estratégias de comunicação (postagens, vídeos com conteúdos, interação direta com clientes potenciais), é altamente recomendado que você considere investir em Social Ads, os famosos anúncios que todos vemos nas redes. Essa modalidade traz uma conversão muito significativa para quem vende pela internet.
2 – FAÇA LIVES PROGRAMADAS
O Live Commerce (modelo de vendas através de Lives em redes sociais ou outras plataformas próprias para tal finalidade) é tendência de mercado em todo o mundo e pode auxiliar muito nas suas vendas online. As conversões podem ser até 10 vezes maiores do que outras estratégias pontuais. O “calor humano”, a proximidade com os clientes potenciais e a demonstração ao vivo dos produtos fazem total diferença na concretização de vendas, ainda mais em períodos comemorativos. Uma apresentação fugindo da formalidade, focando na interatividade e atentando para destacar os diferenciais dos seus produtos, são a chave para converter usando essa estratégia. Destacar que ofertas especiais serão divulgadas nas Lives também é um bom gatilho para chamar a audiência.
3 – FOQUE EM SUAS FORMAS DE ENVIO
Ainda mais agora, considerando a mudança no comportamento de compra dos consumidores nesse possível “novo normal”, as pessoas aderem cada vez mais ao modelo de receber tudo sem precisar sair de casa. Ainda antes da pandemia, esse modelo já vinha ganhando espaço, até mesmo poupando os consumidores de uma ida ao supermercado.
Considerando essa tendência, oferecer modalidades de entrega atraentes pode ser o ponto-chave para fechar uma compra. Por isso, é importante fazer um planejamento logístico considerando prazos de entrega atrativos e preços competitivos de Frete. Artifícios como Frete Grátis e Entrega Expressa são as duas estratégias que geralmente trazer mais resultado.
Outro ponto importante nesse tópico é garantir que você possua produtos em estoque, o que pode influenciar muito na decisão do consumidor; com empresas que entregam em até 24 horas, ter um prazo de 15 dias, por exemplo, pode ser desastroso para seu negócio.
4 – GERE CREDIBILIDADE USANDO O UGC (User Generated Content)
O UGC é qualquer tipo de conteúdo (avaliações, comentários, postagens, fotos, etc.) que seus clientes produzem de forma espontânea para sua empresa. Comentários em posts ou avaliação de seus produtos feitos pelos próprios clientes trazem muita credibilidade e funcionam como outro gatilho para que novos consumidores decidam por realizar a compra. Grande parte das pessoas verifica a sessão de comentários para checar o que outros compradores estão falando do seu produto, do seu atendimento, da sua entrega e até do pós-venda. Dar destaque para avaliações positivas, ou até mesmo fixar comentários relevantes, é uma boa estratégia para facilitar ainda mais a conversão.
5 – USE QR CODES SEMPRE QUE SEJA CONVENIENTE
Ainda que relativamente novo, seu uso já vem ganhando destaque cada vez mais em diversos canais de comunicação com clientes. É uma estratégia que não requer investimento, já que a maioria dos sites cria QRCodes de forma gratuita. Utilizar essa dica é interessante para levar potenciais clientes de uma plataforma para outra, ou do offline para o digital. Ainda assim, existe uma grande versatilidade por trás do símbolo além de levar o consumidor para a página de compra: ele pode ser usado para criar um link de pagamento, iniciar uma conversa em aplicativos mensageiros ou ainda a localização de sua loja física. Utilize essa tecnologia e facilite a forma de seus clientes interagirem com seu negócio.
6 – CAMPANHAS E PROMOÇÕES ATRATIVAS
O consumidor, na maioria das vezes, sempre busca por promoções e descontos. Em datas comemorativas, é ainda mais esperado que as marcas ofereçam preços e condições diferenciadas. Além disso, é claro que a comunicação das campanhas deve ser atrativa, não só visualmente, como no copywriting (redação publicitária atrativa e focada em vendas). Se o preço não for o forte de seu negócio, invista em campanhas chamativas e que foquem no diferencial de seus produtos e serviços, seu atendimento ou outro ponto que valha a pena dar destaque. Kits especiais com preço diferenciado, brindes e cupons de desconto com data limite também costumam funcionar como um ponto extra para convencer um consumidor.
7 – ENTRE PARA OS MARKETPLACES
Marketplace é um modelo de negócio já presente na maioria dos grandes portais de vendas online da internet. De forma resumida, é o modelo de negócio onde você passa a vender seus produtos dentro de grandes sites que possuem um enorme volume de acessos, posicionamento e credibilidade consolidadas no mercado. Existem várias formas de negociar com esses portais para incluir seu catálogo de produtos junto ao deles. Os mais conhecidos no Brasil são as varejistas: Americanas, MagaLu, Amazon, Submarino, dentre dezenas de outras. É vantajoso porque você possui grande visibilidade, pode economizar com gastos em publicidade, tem um aumento nas vendas de forma indireta, trabalha o SEO da sua marca na internet e passa a ter um público muito maior e mais diverso.
Para entender melhor sobre marketplaces ou ainda ter mais dicas e ajuda para aplicar os outros itens desse artigo em seu negócio, preencha o formulário abaixo e receba o contato da equipe Advice, profissionais experts em Marketing Digital e e-commerce! PREENCHA AGORA: