6 Dicas de OURO para ter Sucesso nas Vendas Online
Para todos que desejam investir no digital, a hora é agora!
Não foi só agora no início de 2021 que o mercado digital vem observando uma movimentação maior. Desde o início da pandemia, os números são expressivos em relação ao crescimento que as vendas online tiveram, assim como a quantidade de oportunidades que surgiram disso para aqueles que desejam empreender e passar a vender na internet.
Ainda no primeiro trimestre do ano, já se observa um desempenho forte no setor, o leva a uma previsão ainda mais significativa do que em 2020, levando a números maiores que 32% de crescimento, segundo um relatório da XPI. O Brasil ainda possui muito espaço para expansão do e-commerce, possibilitando que novas empresas e marcas ganhem destaque e alavanquem suas vendas no mundo virtual.
Vá do Físico para o Digital
A pandemia e o confinamento também ajudaram as empresas a acelerar a necessidade de passar a vender em um site da internet ou mesmo no mundo digital (Redes sociais ou WhatsApp, por exemplo). Os analistas observam que os consumidores vão continuar valorizando a experiência de compra em lojas físicas em momento específicos, mas ainda assim, o digital continua sendo o melhor para expandir vendas e gerar visibilidade.
Alguns pontos são extremamente fundamentais para estruturar sua marca no digital e alcançar o sucesso nas vendas. Listamos alguns dos principais, para uma visão geral do que você precisa começar a desenvolver hoje em sua empresa ou marca.
Tópicos
1 – Conheça o Perfil do seu Consumidor
Seu público-alvo é quem vai definir o futuro de suas vendas. É importante fazer uma análise para saber exatamente com quem se comunicar, seus hábitos, preferências e assuntos que eles consideram relevantes. Definir bem quem será atingido pela comunicação de sua empresa é o primeiro passo para fazer uma abordagem correta.
2 – Otimize seu Site
Seja para serviços ou produtos físicos, ter somente um site no ar não basta dentro de um mercado digital cada vez mais concorrido. Para poder evoluir nas vendas e ter credibilidade, você precisará de um site profissional e otimizado.
Otimizar seu site significa deixá-lo encontrável e capaz de proporcionar uma experiência positiva para todos que o acessarem, independente do dispositivo que ele use.
Os principais pontos estão relacionados a uma boa navegação independente do dispositivo que o cliente usar, ser intuitivo, com apresentação adequada do produto, gatilhos que induzam o cliente a finalizar a compra, e claro, segurança na criação de uma conta e na hora do pagamento (check-out). Essa otimização será capaz de proporcionar mais alcance, credibilidade e fidelidade à sua marca.
3 – Considere um Sistema de Gestão
É importante considerar que existem inúmeras áreas que precisam de uma gestão assertiva para que a saúde da empresa esteja em dia: estoque, notas fiscais, vendas, cobranças, clientes e entregas.
Um Sistema de Gestão Empresarial pode ser a solução ideal para facilitar a vida de qualquer empresa. Centralizando as informações em um único local, essas plataformas ajudam na organização de trabalhos essenciais para empresas de todos os tamanhos.
4 – Facilite as Vendas
Meios de Pagamento
Para garantir que vendas continuem acontecendo de forma recorrente, é importante que o caminho para concluí-la seja facilitado. Para isso, considere a escolha de diversos meios de pagamento para atender de forma segura a uma gama maior de clientes (ex.: Pix, Paypal, Pagseguro, Mercado Pago, boleto, depósito, etc.).
Canais de Venda
Facilitar as vendas também compreende as formas de interação para comprar em sua empresa. Antes, as pessoas compraram somente por telefone ou em lojas físicas. Hoje, em uma empresa que explora todos canais de venda, o consumidor pode comprar pelo site, pela rede social, por e-mail, em um marketpleace parceiro ou até pelo WhatsApp, e tudo isso com continuidade na comunicação, mesmo que a compra comece por um canal e termine por outro. Além disso, usar cada canal considerando suas próprias características também ajuda diretamente no aumento das vendas. Ex: atualizar a vitrine principal de seu e-commerce, explorar a visibilidade que as redes sociais podem trazer, etc.
5- Explore o Marketing de Conteúdo
Após ter uma visão clara do seu público ideal, a intenção é convertê-lo em clientes. Eles precisam de conteúdos e assuntos que os atraiam, que tenham algum valor para eles e que transmitam uma boa imagem da sua empresa. E talvez seu produto por si só não tenha a força necessária para chamar a atenção das pessoas no volume que você precisa. Por isso é importante investir em conteúdos de valor para que sua marca passe a ganhar lugar na mente da audiência.
Conteúdo de valor representa assuntos que estejam relacionados ao seu nicho e que tenham relevância. O que pode ajudar seus seguidores a solucionar problemas? Quais assuntos despertam a curiosidade e chamam a atenção do seu público?
Faça um levantamento dos principais temas de interesse na sua área e crie materiais exclusivos. Bons conteúdos atraem novas pessoas que estão interessadas com assuntos do seu meio, e que logo podem se tornar consumidores da marca.
Analise entre os canais de comunicação que você usa, qual possui mais engajamento e invista neles para gerar conteúdo de qualidade.
6 – Alinhe seu Marketing Estratégico
A internet hoje oferece inúmeras oportunidades estratégicas de venda. Através das técnicas do Marketing Digital, você pode adequar as ações de divulgação de acordo com suas metas e seu orçamento. Se você precisa de resultados a curto prazo, talvez precise usar as campanhas digitais. Quanto maior o investimento, mais resultados os anúncios trarão. A compra de anúncios em buscadores, nas redes sociais ou em outras redes de publicidade é o formato de divulgação online mais conhecido. No entanto, além de populares, essas estratégias são extremamente eficazes.
Se você possui um orçamento limitado, também pode buscar resultados expressivos através de estratégias orgânicas, com postagens em redes sociais e blogs. Essas ações também podem aumentar expressivamente seu alcance, porém apenas a longo prazo.
O ideal é adequar as estratégias relevantes conforme o momento do seu negócio, equilibrando entre anúncios e publicações orgânicas.
SUA EMPRESA
Para alavancar seu negócio virtual, saiba como atrair os clientes e mantê-los recorrentes. Isso é um trabalho em várias etapas, usando as estratégias de marketing corretamente, gerando visibilidade, reforçando sua marca, ganhando novos clientes e consequentemente aumentando a lucratividade da sua empresa. Estude realizar outras estratégias de marketing:
– entenda a concorrência
– pesquise novos produtos e novidades do seu segmento
– sábio uso de preços e ofertas em sazonalidades
– pesquise layouts de e-commerce mais efetivos
– construa estratégias de abordagem de clientes em redes sociais e outros canais
Para ter mais conhecimento sobre Marketing digital e descobrir as melhores estratégias específicas para SUA EMPRESA, preencha o formulário abaixo e receba o contato da equipe Advice, especialista em marketing digital para empresas!