5 infalíveis estratégias para aumentar o tráfego para seu blog

5 infalíveis estratégias para aumentar o tráfego para seu blog

assinatura angel blogHoje em dia, ter um blog é importantíssimo para qualquer negócio. A geração de conteúdo relevante é o principal pilar do Inbound Marketing.

Com a expansão da internet e a facilidade de acesso pelo mobile, o consumo de informação é cada vez maior. Quanto mais informações são oferecidas, mais informações as pessoas querem. O consumo é rápido e voraz.

E isso é muito bom!

Mas, diante de tanta oferta de informação, consequentemente, a concorrência só aumenta também. O que não faltam hoje são sites e blog querendo fisgar fiéis leitores e disseminadores da sua marca. Sobretudo aqueles que, além de informar, querem vender, como os e-commerces ou Saas, por exemplo.

Você deve estar se perguntando:

Como fazer meu blog se destacar diante de tantos concorrentes?

Como aumentar o tráfego para o meu blog?

A resposta é: um conjunto de estratégias!

Você precisa muito mais do que apenas escrever e ficar esperando o seu blog bombar, é necessário colocar literalmente a mão na massa.

qual a diferenca entre blog e site

Então, para te ajudar, vamos te dar 5 infalíveis estratégias para aumentar o tráfego para seu blog:

1 – Produza conteúdo relevante

Essa é, com certeza, uma das estratégias mais importante se quer garantir autoridade e aumentar o número de pessoas visitando o seu blog.

Criar conteúdos relevantes e diferenciados é fundamental para todo e qualquer tipo de blog. No Google, o que não faltam são informações dos mais diversos tipos, então, você precisa ter algo diferente a oferecer.

Pense no que sua marca ou seu produto tem como diferencial. Porém, se não tiver tantas coisas assim, pense qual é a dor do seu público e que tipo de solução você pode oferecer para ele.

PENSE FORA DA CAIXA!

Tenha em mente que o Google quer que as pessoas encontrem o que elas estão procurando e a opção mais completa. Um conteúdo altamente relevante é capaz de estabelecer um vínculo com a sua persona, informar, educar, além, claro, de dar autoridade e agregar valor à sua marca.

Isso fará com que seu cliente não esqueça de você e sempre volte para seu blog quando quiser ou precisar consumir algum tipo de informação que seu blog oferece.  Uma relação de confiança com a sua persona fará a diferença!

2 – Otimize o SEO

Todo mundo quer aparecer nas primeiras páginas do Google, mas nem sempre é fácil. Aparecer lá no topo e, claro, conseguir tráfego para o seu blog está diretamente associado às técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

As técnicas se SEO são inúmeras, mas vou resumir aqui dicas práticas:

Defina a palavra-chave: esse é o básico para otimização do seu conteúdo para os motores de busca. Isso porque, ela é a responsável por fazer o seu post ou página serem encontrados pelo usuário.

Então, antes de criar conteúdo, faça uma pesquisa de palavras-chave para conhecer quais termos possuem maiores volumes de busca e relevância.

Title Tag (H1, H2, H3): com a quantidade enorme de informação que temos acesso hoje em dia, sabemos que as pessoas leem somente as partes que as interessa em um conteúdo.  Por isso, distribua o texto em uma hierarquia de subtítulos, que são chamados de H1, H2, H3.

Coloque também a palavra-chave do seu artigo no H1 (título do post) e em algum outro subtítulo.

Meta description: ela é tão importante quando a definição da palavra-chave de um conteúdo, além de ser importante para rankeamento nos motores de busca. A meta description é o cartão de visitas do seu conteúdo. Por isso, inclua a palavra-chave, o que o leitor encontrará no conteúdo e seja convincente.

URL amigável: seja sempre direto e não utilize URLs extremamente longas e desnecessárias. Se conseguir, utilize a palavra-chave do artigo no endereço eletrônico do post.

Imagens com alt text: qualquer tipo de imagem que constar do conteúdo deve ter uma nomenclatura. Coloque sempre a palavra-chave específica do post para que elas sejam identificadas como parte daquele assunto.

3 – Utilize mídias sociais

As mídias sociais são importantes ferramentas para melhorar o tráfego e, claro, promover o seu blog. Dependendo do perfil do seu público, divulgue seu conteúdo no Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram ou Pinterest.

Se seu público é B2B ou corporativo, utilize o Linkedin. Para empresas que exploram imagens, Instagram e Pinterest são as melhores opções. O Facebook atinge os mais diversos tipos de público e é um dos melhores canais para essa finalidade.

Enfim! Invista nas redes sociais que, com certeza, vai te ajudar e muito a melhorar as visitas no seu blog.

4 – Invista em anúncios pagos

Se quer melhorar o tráfego para seu blog, esse é um ótimo investimento. Divulgação em mídias sociais e Google Adwords são uma excelente maneira de atrair visitantes e divulgar o seu site.

O Facebook Ads é um canal acessível para quem está iniciando os investimentos em marketing. O Google é uma ótima ferramenta para isso também. Então, verifique seu orçamento e ajuste as suas estratégias pagas para o seu objetivo.

5 – E-mail marketing e automação

O e-mail marketing é outro ótimo canal para fazer a divulgação do seu blog. Com ela, é possível fazer disparos em massa para divulgar, além do blog, newsletters e materiais ricos.

Já com a automação de e-mail marketing, você pode montar um fluxo composto por vários e-mails, focando em uma só persona ou várias diferentes, com o objetivo de nutri-los com conteúdo que podem levá-lo direto para o blog, aumentando, assim, o tráfego para esse canal.

É possível programar envios sequenciais, adicionar tags, acompanhar interações e criar bifurcações para engajar de maneira diferente, dependendo do comportamento desse leads.

Essas são as 5 estratégias básicas para melhorar o tráfego. Então, coloque em prática agora mesmo e faça seu blog bombar!

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